Porque se toma vinho em taça?
Além de valorizar os aromas, o formato da taça permite o contato adequado do líquido com o ar sem interferir na temperatura e nas outras características sensoriais da nossa bebida favorita. E esta atenção à escolha do melhor recipiente para consumir vinho é recente.Porque coloca pouco vinho na taça?
Para o cliente, essa pequena prova tem o mesmo motivo: constatar que o vinho está bom para beber. Não é para a pessoa dizer que não gostou do sabor, da uva etc. O vinho só é trocado se apresenta defeito realmente.Para que balancar o vinho na taça?
Girar a taça permite que o vinho entre em contato com o ar e libere aromas e sabores mais intensos. Isso ocorre porque, ao circular pela taça, o vinho é exposto a uma maior superfície de contato com o oxigênio, o que acelera o processo de oxidação e evaporação dos compostos voláteis presentes na bebida.Por que tomar vinho em taça de cristal?
As taças de cristal permitem que o aroma dos vinhos se acumule por mais tempo do que as taças de vidro.Tipos de TAÇAS de Vinho (saiba tudo aqui e aprenda a BEBER VINHOS!) 🍷
Por que rodar o vinho na taça?
Especialistas dizem que o movimento de girar a taça ajuda a realçar a coloração da bebida e, dessa forma, é possível perceber diferentes nuances em sua cor. Outra coisa que esse movimento circular provoca é que o líquido acaba escorrendo pelas paredes da taça, formando o que se conhece como as lágrimas do vinho.Qual a diferença entre taça de cristal e taça de vidro?
Uma taça de vidro é fabricada apenas com areia, sódio, cálcio e alumínio. Já a taça de cristal possui chumbo na sua fabricação, o que proporciona brilho, sonoridade, rigidez e delicadeza a taça. As taças de vidro, por serem feitas com matérias mais simples, não proporcionam uma degustação tão boa.Porque o garçom mostra a rolha do vinho?
Pois bem, pra quê o garçom tradicionalmente entrega a rolha ao cliente? Para que ele possa conferir se a rolha vazou, como a da foto abaixo. O vinho percorreu toda a altura da rolha, como é possível visualizar na foto acima, e um pouco do que vazou, secou e formou essa coroa tinta ao redor da parte de cima dela.Porque não encher a taça de vinho?
Por que não encher a taça de vinho? É recomendável nunca encher a taça de vinho até a borda. Além de ser esteticamente feio, a taça cheia impossibilita uma das etapas mais queridas da degustação: girar o vinho na taça. Esse é um momento fundamental, pois permite que, ao aerar o líquido, liberar seus melhores aromas.Porque cheirar o vinho antes de beber?
Girar a taça e cheirar o vinho pode parecer apenas uma “frescurinha”. Mas, na verdade, essa prática é muito útil, pois ajuda a identificar as suas características antes mesmo de colocá-lo na boca.Faz mal beber vinho todo dia?
“Os riscos [do consumo exagerado de vinho] são muitos: diminuição da capacidade de discernimento, aumento na probabilidade de desenvolver câncer, aumento de acidente vascular cerebral, aumento de doenças hepáticas, sobrepeso e obesidade, entre outros”, alerta Ribas Filho.Qual a taça certa para tomar vinho?
Recomenda-se que a taça seja de cristal mais fino possível para não incomodar os lábios e estimular a sensação da temperatura do vinho no paladar. Importante observar que o copo de cristal é fabricado com até 24% de chumbo em sua composição, enquanto que o cristal de vidro tem aproximadamente 10% de chumbo.Como se bebe vinho na taça?
Segure a taça pela haste ou baseO erro mais comum na hora de degustar o vinho é segurar a taça pelo haste ou base e não pelo bojo. Ao segurar pela haste ou base, você evita a troca de calor entre a mão, a taça e o vinho e mantém a bebida na temperatura ideal para o consumo por mais tempo.
Porque mexer o vinho antes de tomar?
Ao movimentar a taça, o vinho que está dentro dela começa a ser oxigenado. Com isso, também aumenta o exalar do aroma. É possível até, fazendo esse movimento, sentir todas as escalas de aromas (primário, secundário e terciário), que, talvez, sem serem volatizados não apareceriam.Como tomar vinho corretamente?
Pegue um gole e deixe o vinho se espalhar na boca antes de engolir. Preste atenção aos sabores que você está sentindo, como frutas, especiarias, taninos e acidez. Os sabores do vinho podem mudar à medida que você o bebe, então experimente alguns goles antes de decidir se gosta ou não do vinho.Porque provar o vinho antes de servir?
O sommelier deve provar o vinho antes de servir, pois cabe-lhe o dever de advertir desde logo o cliente se o vinho estiver defeituoso (bouchonée, acético, etc). Não pode é ficar bebendo nem encher o copo, é evidente.Porque cheirar a rolha?
O ato de cheirar a rolha se faz para identificar se o vinho está comprometido devido a contaminação por uma substância química chamada tricloroanisol, ou TCA. Explico melhor: a rolha tradicional é feita de cortiça natural, ou seja, madeira, mais especificamente a casca de uma árvore chamada sobreiro.Como se chama o garçom que serve vinho?
Sommelier – ou sommelière, caso o cargo seja ocupado por alguém do gênero feminino – são termos muito comuns no universo do vinho, assim como terroir ou barricas de carvalho, por exemplo.Quem servir primeiro o vinho?
Servir o vinho sem errosApós a aprovação do cliente, sirva nessa ordem: primeiro as mulheres, depois os homens e por último quem provou o vinho (mesmo sendo uma mulher).