A obra de Villa-Lobos era considerada ousada e exótica para os padrões musicais mais conservadores dos paulistanos, e ele subiu ao palco para reger os músicos de casaca e chinelas. “Não se tratava de um visual de protesto, mas a impossibilidade de vestir um sapato por causa da gota que lhe acometia”, conta Flávia Toni.
Por que Heitor Villa-lobos foi muito vaiado durante a sua apresentação?
Na Semana de Arte Moderna de 1922, o artista foi vaiado por estudantes no Theatro Municipal, centro de São Paulo. Villa-Lobos foi vaiado porque ele apareceu no palco de sandálias. Ele não conseguiu executar sua obra porque a vaia foi grande e o pano abaixou.
O poema foi declamado durante a Semana de Arte Moderna de 1922, onde os modernistas buscavam romper com as tradições literárias antigas, incluindo o Parnasianismo, e isso resultou em vaias e críticas por parte do público parnasiano presente.
Considerado, ainda em vida, o maior compositor das Américas, Heitor Villa-Lobos compôs cerca de mil obras. Sua importância reside, entre outros aspectos, no fato de ter reformulado o conceito brasileiro de nacionalismo musical, tornando-se seu maior expoente.
Dentre os principais participantes, estiveram presentes: Anita Malfatti e Di Cavalcanti, na pintura; Victor Brecheret, na escultura; Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Plínio Salgado e Graça Aranha, na literatura; e Villa-Lobos, na música.
As novas tendências que floresciam com as vanguardas, grande período de experimentação do início do século XX, deram aos artistas brasileiros a possibilidade de trabalhar com novas linguagens, novos materiais e novas propostas, a fim de renovar a arte nacional.
Como muitos outros artistas presentes na Semana de 1922 Heitor Villa-lobos foi muito vaiado durante a sua apresentação?
Durante essa semana, Villa-Lobos apresentou suas composições, mas não foi bem recebido por todos os presentes. A reação negativa do público pode ser atribuída a vários fatores: Inovação e Ruptura: A Semana de Arte Moderna foi marcada por propostas artísticas inovadoras que rompiam com as tradições estabelecidas.
Qual a principal homenagem que Villa-Lobos recebeu?
Homenageado no Dia Nacional da Música, Heitor Villa-Lobos nasceu em 5 de março de 1887, no Rio de Janeiro. Ele compôs, durante a vida, quase duas mil obras, dentre Bachianas Brasileiras, choros, concertos e obras para violão. Villa-Lobos morreu em 17 de novembro de 1959, também no Rio de Janeiro.
Villa-Lobos nunca foi um compositor organizado. Não conseguia se dedicar a um trabalho só. Estava sempre com novas idéias na cabeça e costumava compor nos mais diversos lugares; durante o banho, dentro de um ônibus, ou num parque barulhento. Não tinha regras e sempre recusou fazer revisões em suas peças.
Porque a Semana de Arte Moderna durou apenas 3 dias?
5. Era para ser uma semana, mas só durou três dias. Talvez porque a intenção fosse, de fato, experimentar e provocar mudanças, a Semana de Arte Moderna, na verdade, durou apenas três dias, alternados.
A própria Semana de Arte Moderna de 1922 foi financiada pela aristocracia cafeeira de São Paulo. Durante boa parte da Primeira República, o interior do país foi deixado de lado e as principais cidades estavam no litoral.
Na decisão do Campeonato Carioca de 1995, Dado Villa-Lobos, um dos compositores da canção ao lado do também tricolor Renato Russo e de Marcelo Bonfá, estava no Maracanã torcendo pelo Fluminense, que sonhava conquistar o título e frustrar os planos do rival Flamengo no ano de seu centenário.
Qual a relação de Villa-Lobos com o folclore brasileiro?
Considerado ainda em vida o maior compositor das Américas, Heitor Villa-Lobos escreveu cerca de 1.000 obras e sua importância reside, entre outros aspectos, no fato de ter utilizado o folclore brasileiro em suas obras, tornando-se o maior expoente do nacionalismo musical brasileiro.
Destaca-se por ter sido o principal responsável pela descoberta de uma linguagem peculiarmente brasileira em música, sendo considerado o maior expoente da música do modernismo no Brasil, compondo obras que contêm nuances das culturas regionais brasileiras, com os elementos das canções populares e indígenas.
Depois de operar-se de câncer em 1948, casa-se com Arminda Neves d'Almeida a Mindinha, uma ex-aluna. O impacto internacional de sua obra fez-se sentir especialmente na França e Estados Unidos, comprovado pelo extenso necrológio que o jornal The New York Times lhe dedicou. Villa-Lobos não teve filhos.
Como chamamos o que Heitor Villa-Lobos fez em sua música quando imitou o apito do trem com instrumentos musicais?
Nascido em 5 de março de 1887, no Rio de Janeiro, Heitor morava com seus pais e seus sete irmãos em Laranjeiras. Desde pequeno, o garoto recebera de sua família o apelido de "Tuhu", pois ele gostava muito de imitar os sons que ouvia, e com essas letras Heitor imitava o barulho do trem.
Heitor Villa-Lobos, o músico educador, desenvolveu na década de 1930 um projeto educacional que pretendia estabelecer o ensino do canto nas escolas, cujo objetivo era despertar o gosto pela música, o civismo e a cidadania, que, naquele momento, apresentava linhas bem diferentes dos tempos atuais.
Villa-Lobos acreditava na necessidade do ensino da música como parte integrante da educação. E não ficou apenas na teoria. Em 1930, apresentou e implantou um projeto de educação musical na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.
Qual é uma das características mais marcantes da obra de Villa-Lobos?
O caráter nacionalista é uma das características mais marcantes da obra de Villa-Lobos. Assim como ocorrera com Carlos Gomes, o pai de Villa-Lobos também foi um de seus primeiros incentivadores e, no caso deste, foi também seu primeiro professor de música.
Com apenas seis anos de idade, Heitor Villa-Lobos começou a tocar instrumentos musicais. Primeiro clarinete e violoncelo (na verdade, uma viola adaptada pelo pai para ele), depois violão e piano.
O que caracteriza a brasilidade de Heitor Villa-Lobos?
Entre todas as influências de elementos brasileiros que a música de Villa-Lobos recebeu, a indígena é, talvez, a mais recorrente. Diversas obras do compositor possuem temas que remetem a essa cultura, como Dança do Índio Branco, O canto do Pajé e Duas Lendas Ameríndias em Nheengatu.
Assim, a Semana de Arte Moderna foi em grande parte financiada pela elite cafeeira paulista - que assumiu a liderança na organização do evento - e desfrutou de uma projeção nacional. Conheça nosso livro de atividades infantis sobre a Semana de Arte Moderna - Colorindo a Semana de 22.