Conforme já dito, quando a quantidade de glóbulos vermelhos está reduzida, a oferta de oxigênio para os tecidos fica comprometida. Como o oxigênio é um combustível essencial para as células, a sua redução provoca sintomas de falta de energia, tais como cansaço, fraqueza, falta de ânimo e comportamento lentificado.
O cansaço excessivo é o principal sintoma da anemia e ocorre justamente porque as hemácias não estão conseguindo transportar oxigênio para nutrir todas as células do organismo.
As pessoas com anemia podem se sentir mais cansadas do que o normal, pois o seu coração deve trabalhar mais para suprir o oxigênio ao seu corpo. A fadiga, a falta de ar, a pele pálida, a perda de peso, podem ser os sintomas da anemia, mas não são muito específicos.
“Vale consumir frutas ricas em vitamina C, juntamente com alimentos de origem vegetal que sejam ótimas fontes de ferro, como leguminosas, frutas secas, sementes, vegetais verde-escuros, cereais integrais, entre outros”, exemplifica.
Sintomas de Anemia [SINAIS PERIGOSOS PARA PRESTAR ATENÇÃO]
Qual órgão a anemia afeta?
Isso encurta o tempo de vida dos glóbulos vermelhos e dificulta a circulação sanguínea. Sem o tratamento adequado acontecem complicações graves, como AVC (Acidente Vascular Cerebral), problemas nos ossos, rins, pulmões e coração.
A incidência de anemia por deficiência de ferro aumenta em populações com carências nutricionais; com ingestão ou absorção inadequada de ferro; hábitos vegetarianos; dietas com muito chá ou café, que inibem a absorção de ferro, ou sem vitamina C (frutas cítricas), que favorece a sua absorção; baixo nível sócio- ...
“O cansaço constante pode ser sintoma de várias doenças. As mais comuns são distúrbios do sono; estresse; depressão; hipotireoidismo; anemia; falta de vitaminas; doenças cardiovasculares e pulmonares; infecções e tumores", explica o dr. Gutemberg Santos, neurologista do Centro Médico do Hospital São Lucas Copacabana.
As causas mais comuns são a privação crónica de sono, a síndrome da apneia e da hipopneia obstrutiva do sono, a narcolepsia, a síndrome das pernas inquietas, os distúrbios do ritmo circadiano, o uso de algumas drogas e/ou fármacos e o abuso de álcool. A interrupção súbita de uma medicação pode ser outra causa possível.
Os sinais e sintomas de uma pessoa com anemia são, principalmente, a palidez cutânea e cansaço, além de insônia, alteração do apetite e, nas crianças, retardo do crescimento.
Além disso, deve-se evitar também a ingestão de bebidas alcoólicas, refrigerantes, café, chá preto, chá-verde, chá mate e chocolate, pois esses alimentos também diminuem a absorção de ferro.
Frutas com vitamina C, como laranja, limão, tangerina, toranja, morango, abacaxi, acerola, caju, maracujá, romã ou mamão, são ricos em vitamina C, que é muito importante para potencializar a absorção do ferro presente nos alimentos, por isso, recomenda-se ingerir junto destes algum alimento fonte de vitamina C.
A anemia de Fanconi é uma doença genética rara e grave que causa falência da medula óssea e pode levar a outras múltiplas complicações de saúde. Isso ocorre devido a diminuição da produção das células sanguíneas pela medula óssea.
A primeira fruta para combater a anemia é o limão. Além de ser uma ótima fonte de vitamina C, também conta com excelentes níveis de ferro. No entanto, outra vantagem deste alimento é o fato de auxiliar na absorção de minerais os provenientes de outras comidas.
Laboratorialmente, definimos anemia como hemoglobina menor que 12 g/dl em mulheres ou 13 g/dl em homens. Na gravidez existe anemia relativa, por hemodiluição, além daquela por carência nutricional, principalmente, por deficiência de ferro e ácido fólico.
O que é narcolepsia? A narcolepsia é uma condição neurológica crônica em que a pessoa acaba sentindo uma sonolência bastante excessiva, chegando a adormecer em vários momentos do dia, mesmo após uma boa noite de sono.
Entre as principais estão a Vitamina D, B6 e B12. Os problemas ocasionados pela deficiência delas afetam o sono de diversas formas, mas principalmente na duração e na dificuldade de adormecer.
A causa do excesso de sono pode estar relacionada a problemas nutricionais, deficiências vitamínicas e uso de certos medicamentos. Fatores como a falta de vitaminas do complexo B, D e ferro são conhecidos por contribuir para a sensação de cansaço e sonolência.
Porque sonolência durante o dia é sinal de alerta?
Em muitos casos, a sonolência diurna é uma consequência da privação do sono, efeito de medicações como anti-histamínicos ou relaxantes musculares, apneia do sono ou depressão, entre outros fatores. Neste caso, ela é classificada como secundária.
A deficiência de vitamina D causa cansaço, sono exagerado, enxaqueca e resfriados e gripes frequentes, as quais interferem na qualidade de vida. Da fadiga crônica surge a preguiça, frustração, desânimo e sensação de estar no piloto automático.
O paciente com anemia pode se queixar de fraqueza, indisposição, falta de ar, tontura, palpitação, cefaleia, palidez de pele e mucosas, enfraquecimento dos cabelos e unhas. Caso a anemia seja discreta, os sintomas terão intensidade correspondente, sendo mais frequentes e intensos nos casos das anemias mais graves.
Os sintomas da anemia costumam estar associados com a sensação de cansaço, tontura, palidez, entre outros. A condição ocorre quando a hemoglobina, um tipo de proteína presente no sangue, está abaixo do normal, impedindo que o oxigênio seja corretamente transportado aos órgãos do corpo.
No caso das anemias carenciais, a deficiência de ferro e de ácido fólico deve ter na sua reposição uma dieta mais rica em carnes vermelhas, vegetais – folhas verdes, beterraba, alimentos de milho, feijão, cereais e frutas ricas em vitamina C, que ajudam na absorção do ferro.