As artes permitem que as crianças cresçam em confiança e aprendam a pensar positivamente sobre si mesmas e sobre o aprendizado. As disciplinas de artes ou que a incluem, estimulam a auto expressão, a criatividade e podem construir confiança, bem como um senso de identidade individual.
Na educação a arte contribui para o desenvolvimento cognitivo, favorecendo o aprendizado através do lúdico-pedagógico, onde são trabalhados valores morais, éticos e estéticos, que visam despertar e expandir a criatividade do educando, focando a formação cidadã.
A disciplina Arte deve garantir que os alunos vivenciem e compreendam aspectos técnicos, criativos e simbólicos em música, artes visuais, teatro, dança e suas interconexões.
Qual a importância da arte no processo de ensino-aprendizagem?
Arte é fundamental na educação, pois os alunos irão desenvolver a coordenação motora por meio das atividades inseridas no ambiente escolar e aprenderão a trabalhar em grupos para que eles aprendam a compartilhar, a perceber que não estão sós no momento de criação.
A arte amplia uma série de habilidades no indivíduo, trabalhando não apenas a percepção e os sentidos, mas também desenvolvendo a criatividade e o raciocínio lógico dos jovens.
A importância do ensino da arte nas escolas - Ana Mae Barbosa
Qual é a contribuição da arte na educação?
A arte é fundamental na formação das crianças, pois representa experiências individuais e para que a arte seja utilizada como uma ferramenta no desenvolvimento cognitivo, intelectual e emocional do aluno, o professor precisa ter sensibilidade e conhecimento de que a arte é extremamente necessária no cotidiano escolar, ...
A arte pode ser experienciada como um canal eficaz para apurar os sentidos da cultura e a construção de identidades, como estímulo à expressão das perceções e dos sentimentos, bem como à construção/criação de conhecimentos.
Qual é o papel da arte na educação. O estudo artístico auxilia o aluno a desenvolver e a trabalhar várias características, como o foco e a concentração, a disciplina, a imaginação, o senso crítico, a criatividade, a resiliência, além de aumentar o repertório cultural e histórico do estudante.
As artes buscam mostrar algum tipo de beleza, porém, o que é considerado bonito para um artista pode não ser para outro. O que o faz imaginar sua obra é o jeito como percebe aquilo que o cerca, aquilo que o aflige, aquilo que gosta: é o que chamam “a percepção do artista”.
“A arte desenvolve a inteligência e a percepção da imagem para todas as áreas. Retirar esse aprendizado como disciplina é prejudicial para o desenvolvimento e formação cultural e humana dos adolescentes. Também o aprendizado da arte é essencial para o desenvolvimento das crianças, desde pequeninas.
Por meio da arte a humanidade expressa suas necessidades, crenças, desejos, sonhos. Todos têm uma história, que pode ser individual ou coletiva. As representações artísticas nos oferecem elementos que facilitam a compreensão da história dos povos em cada período.
Qual a importância do ensino de artes no ensino fundamental?
Ampliamos nossos horizontes e imaginação; e a partir dela o homem cria um universo significativo de acordo com a sua época e cultura. Portanto o ensino das artes visuais é fundamental no processo de ensino aprendizagem e no desenvolvimento cognitivo da criança.
Em geral, o ensino de arte na escola é focado apenas na sua manifestação visual, ou seja, pinturas, quadros, esculturas, retratos. As educadoras destacam que essa é uma visão limitada de todas as possibilidades de expressão artística. Música, dança, teatro também devem ser exploradas como formas de arte.
Atividade oferecida aos alunos desenvolve habilidades como criatividade e sendo crítico. Música, teatro, escultura, dança, poesia, pintura e outras expressões artísticas ajudam os jovens a lidar com as próprias emoções e ampliam o conhecimento sobre as diferentes práticas culturais no mundo.
A arte serve para o ser humano expressar seus sentimentos, pensamentos e convicções. A intenção do homem perante a arte, naturalmente, varia de acordo com o contexto em que seu autor está inserido.
Qual a importância do professor de arte para os alunos na escola?
Rosa Iavelberg: O papel do professor de Arte é o de promover as aprendizagens nas seis dimensões do conhecimento propostas na BNCC, sabendo que elas estão articuladas entre si nas ações do aluno. Entretanto, pode ocorrer que uma das dimensões, a depender da atividade, tenha uma tônica mais acentuada que as demais.
A disciplina de Arte é uma área de conhecimento que contribui para formação humana do aluno, para ajudá-lo a entender de forma crítica a sociedade que o rodeia e a cultura.
A arte é um meio criativo de expressão de sentimentos e emoções. Este poder simbólico e comunicativo faz dela um importante instrumento de aprendizagem, podendo ser usado em todas as etapas da vida.
As disciplinas de artes ou que a incluem, estimulam a auto expressão, a criatividade e podem construir confiança, bem como um senso de identidade individual. Mas não para por aí, conectam as crianças e jovens com sua própria cultura e com o mundo em geral.
A arte pode contribuir imensamente para o desenvolvimento da criança, pois é na interação da criança com seu meio que se inicia a aprendizagem. Essa arte tem início quando os sentidos da criança estabelecem o primeiro contato com o ambiente, e ela reage a essas experiências sensoriais.
É através das produções artísticas, do brincar, do imaginar, do faz de conta, que o estudante cria sua identidade, conhece a si e aos outros. A Arte é a área que permite a expressão infantil, a criação do novo, que proporciona o conhecimento da cultura, sendo inserido nela e podendo modificá-la.
As razões pelas quais o ensino da arte é essencial são muitas. Primeiramente, porque conhecer e entender do assunto está diretamente relacionado à compreensão da trajetória da humanidade como um todo. As manifestações artísticas nunca são deslocadas de um contexto social e da época em que estão inseridas.
Conclusão: Educar vai além da transmissão de informações. É uma arte que envolve o coração e a mente, buscando nutrir não apenas o intelecto, mas também o caráter e o crescimento pessoal dos alunos. A capacidade de um educador de inspirar, motivar e guiar os alunos é uma verdadeira expressão da arte de educar.
O ensino de arte vem buscando caminhos que possam contribuir de maneira significativa para o desenvolvimento integral do aluno, com propostas de resgate do sensível, desenvolvimento de um pensamento crítico e capacidade de fazer escolhas, contribuindo para a construção de sua autonomia.