O medicamento seria a Atensina® comprimidos, nas apresentações 0,100 mg e 0,200 mg. Isso aconteceu devido a necessidade de investigação de resultados fora de especificação durante análises de liberação realizadas em lotes do medicamento. O anti-hipertensivo ficou em falta no mercado.
Devido a razões institucionais, a Boehringer Ingelheim do Brasil apresentou junto à ANVISA em 17/12/2021 o pedido de descontinuação definitiva de fabricação do medicamento Atensina® (cloridrato de clonidina) na apresentação 0,200 mg, indicada para o tratamento da pressão alta, podendo ser usada isoladamente ou ...
A Boehringer Ingelheim do Brasil comunica a descontinuação temporária de fabricação do medicamento Atensina® comprimidos, nas apresentações 0,100mg e 0,200mg, indicado para o tratamento da hipertensão arterial (pressão alta), devido a necessidade de investigação de resultados fora de especificação durante análises de ...
A Boehringer Ingelheim do Brasil informa que desde Julho de 2022, o medicamento indicado para o tratamento de pressão alta Atensina (cloridrato de clonidina) nas concentrações de 0,100 mg e 0,150 mg teve sua Titularidade transferida para a empresa Mawdsleys Pharmaceuticals do Brasil (MBB).
ATENSINA / CLONIDINA! ATENÇÃO QUEM FAZ O USO DESSE MEDICAMENTO ⚠️
Porque pararam de fabricar Atensina?
A produção de Atensina® foi paralisada temporariamente. Isso ocorreu devido a uma mudança na metodologia analítica do produto como parte do processo de melhoria contínua da Boehringer Ingelheim.
No entanto, a empresa enviou Ofício, em 01 de julho, para o ICTQ, indicando que: "O cancelamento do registro das apresentações de ceftriaxona sódica foi em decorrência da ausência de interesse comercial da empresa.
Motivo da descontinuação do Atensina ® comprimidos
A descontinuação temporária é devido a necessidade de investigação de resultados fora de especificação (OOS/FDE) durante análises de liberação realizadas em lotes do medicamento.
O medicamento Cloridrato de Clonidina (Atensina®) 0,150 mg, padronizado pela rede municipal, está atualmente em FALTA! A falta do medicamento é geral, portanto, inclusive as farmácias e drogarias estão com problemas no abastecimento de TODAS AS DOSAGENS.
Comunicado: Transferência de titularidade de Atensina®
Desta forma, desde 3 de julho de 2022, a empresa Mawdsleys Pharmaceuticals do Brasil (MBB) passou a ser a nova detentora do registro do produto e, consequentemente, responsável pelas vendas das concentrações mencionadas acima no país.
Se você parar bruscamente o tratamento prolongado e com doses elevadas de Atensina, poderá ter inquietação, palpitação, aumento da pressão arterial, nervosismo, tremores, dor de cabeça e enjoo. A interrupção deve ser feita de forma gradual, conforme orientação do médico.
A clonidina, princípio ativo de ATENSINA, e os seus metabólitos são eliminados principalmente pela urina. Na insuficiência renal, é necessário ajuste particularmente cuidadoso da dose.
O medicamento anti hipertensivo Atensina é o único q pode ser usado por um enorme número de pacientes hipertensos. Não existe similar, nem genérico e não pode ser manipulado.
Esse remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias, na forma de comprimidos contendo 0,10 mg, 0,15 mg ou 0,2 mg de cloridrato de clonidina, com o nome comercial Atensina, e pode ser usado sozinho ou em combinação com outros remédios para pressão alta, de acordo com a indicação médica.
Essas medicações são utilizadas no tratamento do Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e na narcolepsia (alteração no padrão do sono, ocasionando, entre outras coisas, sonolência excessiva) primordialmente.
O doxazosin, medicamento de ação central, é o principal representante da classe dos bloqueadores dos receptores alfa-1, tendo como principal indicação de uso, situações que cursam com hipertrofia prostática benigna.
autista, em crianças e adolescentes, incluindo sintomas de agressão a outros, autoagressão deliberada, crises de raiva e angústia e mudança rápida de humor2. 2. O Cloridrato de Clonidina (Atensina®) é um agente hipotensor potente que age predominantemente através da estimulação de receptores adrenérgicos alfa.
O produto está em falta no mercado. As Drograrias dizem que deve-se a mudança de embalagem da indústria. Acontece que não tem nenhum genérico no mercado disponível nem substituto.
Quais os medicamentos que foram suspensos pela Anvisa?
Medicamentos contra acne, ácido acetilsalicílico, antidepressivo, medicamento para controle de crises convulsivas e paracetamol foram suspensos ou interditados de forma cautelar.
– Reações comuns: depressão, alteração do sono, cefaleia (dor de cabeça), constipação (prisão de ventre), náusea (enjoo), dor nas glândulas salivares, vômito, dificuldades para obter ereção, fadiga (cansaço).
É indicado como: Analgésico potente de curta duração (4 a 6 horas) por via intratecal ou epidural; Adjuvante em analgesia intratecal ou epidural; Adjuvante em analgesia pós-operatória; É indicado para: Promover estabilização hemodinâmica; Reduzir níveis plasmáticos de catecolaminas; Reduzir a demanda por anestésicos ...