Clareamento das manchas A pele manchada é aquela que sofreu processos inflamatórios que estimulam os melanócitos a produzirem pigmentação excessiva. De forma isolada, a babosa não tem o poder de clarear manchas. Porém, em combinação com outros ingredientes é possível a redução de hiperpigmentação.
Para usar o Aloe vera para clarear manchas na pele, basta retirar o gel das folhas de babosa e aplicar na região da pele em que há a mancha e deixar por cerca de 15 minutos. Em seguida, deve-se lavar o local com água fria e repetir o processo pelo menos 2 vezes por dia.
A babosa é uma planta medicinal da espécie Aloe vera, que possui substâncias, como a aloína e aloesina, com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes, que reduzem ou impedem a pigmentação da pele, ajudando a clarear a pele naturalmente, sendo uma boa opção de remédio caseiro para manchas escuras ou melasma.
A babosa ajuda a hidratar a pele, estimular a produção de colágeno, promovendo mais firmeza e tem propriedades cicatrizantes: os componentes da babosa ajudam a acalmar irritações, aliviar queimaduras e feridas, auxiliando na recuperação.
Uma dúvida muito comum é “posso passar babosa no rosto e sair no sol?”. Porém, isso não é recomendado. A planta tem princípios ativos que funcionam como filtro para raios ultravioletas. No entanto, quando muito exposto ao sol, o gel se torna absorvente desses raios.
O tratamento de manchas brancas na pele varia de acordo com a causa. Para condições como eczema, vitiligo ou leucodermia, cremes tópicos contendo corticosteroides podem ser prescritos para reduzir a inflamação e a coceira. Esses produtos reduzem a inflamação, melhorando a aparência das manchas.
Para tratar manchas escuras na pele é possível realizar tratamentos estéticos, sempre direcionados por um dermatologista, utilizar cremes clareadores e protetor solar, além de evitar a exposição excessiva ao sol, como esclarece a Dra. Marcele Trindade.
Os principais benefícios da babosa no rosto são promover a hidratação da pele, prevenir o aparecimento de rugas e diminuir a inflamação na pele, podendo ser usada para combater a acne.
Aposte em ativos clareadores para reduzir manchas na pele
O ácido tranexâmico também é eficaz no clareamento de manchas, e o ácido glicólico promove renovação celular, deixando a pele mais iluminada. A vitamina C também é um poderoso ativo clareador, e ainda potencializa o efeito protetor solar.
Segundo a Mestre em Ciências Farmacêuticas pela USP e consultora em desenvolvimento de dermocosméticos, Karina Soeiro, o arroz possui antioxidantes que têm ação antienvelhecimento e o ácido kójico, um potente despigmentante natural, que atua no clareamento de manchas.
Pode passar babosa nas partes íntimas para clarear?
A babosa é uma planta com propriedades incríveis e, entre elas, está o clareamento de manchinhas. Essa substância é capaz de acelerar o processo de cicatrização da pele, tratando as inflamações e estimulando a renovação celular. Você pode usar a próprio gel da babosa ou cosméticos corporais que contenham aloe vera.
O suco de babosa contém uma pequena quantidade de aloína, a substância presente na casca da planta e que possui propriedades laxantes, que aumenta a quantidade de líquido no intestino, estimulando os movimentos intestinais e facilitando a eliminação das fezes.
Algumas opções naturais para clarear axilas, como o esfoliantes de bicarbonato de sódio o gel de babosa, ajudam na renovação das células presentes na camada mais superficial da pele, eliminando as manchas escuras e prevenindo o aparecimento de novas, além de melhorar o aspecto e a textura da pele.
O uso de corticóides tópicos é o tratamento para mancha branca na pele mais indicado. Além deste, procedimentos como a fototerapia e o uso de cremes e pomadas com remédios imunossupressores também podem ser recomendados.
Qual falta de vitamina causa mancha branca na pele?
Deficiência nutricional: a falta de vitaminas e minerais no organismo, como cálcio e vitamina D, pode levar ao surgimento de mancha branca na pele; Exposição ao sol: a exposição em excesso ao sol pode causar descamação e, consequentemente, o aparecimento de manchas brancas na pele.
A hidroquinona é um fármaco que age na tirosina para inibir a formação da melanina. É indicada em casos em que as manchas são causadas pela hiperpigmentação, como lentigos senis, que causa manchas brancas, mas também em outras condições como melasma, sardas, entre outros tipos de manchas.
Eles são eficazes no alívio da dor e desconforto durante a relação sexual, reduzindo o atrito durante a relação no tecido genital fino, atrófico e ressecado. Devido às propriedades umidificantes e lubrificantes do extrato de Aloe vera, o mesmo tem sido utilizado nas formulações dos lubrificantes vaginais comerciais.
A babosa é utilizada na medicina popular no tratamento caseiro de cicatrização de feridas, queimaduras, hemorroidas, contusões, dores reumáticas, laxante, câncer e tratos dos cabelos.
Babosa é o termo mais comum no Brasil, enquanto aloe vera é uma palavra escolhida internacionalmente. Isso ocorre por conta do nome científico da planta.
O que acontece se eu passar babosa no rosto todos os dias?
Além disso, a aloe vera hidrata profundamente a cútis, tem efeito cicatrizante e anti-inflamatório, ajuda na recuperação de acne, espinhas e queimaduras solares, previne rugas e manchas, auxilia na firmeza e elasticidade da pele e melhora o aspecto de dermatites. Essas são só as vantagens de usá-la no rosto.
A aloe vera tem propriedades capazes de inibir a proliferação dos fungos. Ela também é anti-inflamatória e antifúngica, o que pode ajudar a controlar a candidíase vaginal.
Se mantida em temperatura ambiente, a folha da babosa estraga rapidamente (mesmo que em um local escuro e arejado). Portanto, para aumentar a vida útil da planta, o ideal é colocá-la na geladeira (por até cinco dias) dentro de um saquinho plástico.