A anemia é uma das causas mais comuns de palidez e muitas enfermidades expressam palidez através dela. Outras causas de palidez incluem falta de exposição ao sol, pele naturalmente pálida, exposição ao frio, choque (pressão arterial perigosamente baixa) e bloqueio na artéria de um membro, por exemplo.
A palidez pode ser um sinal de anemia. O tom amarelo aponta para uma doença hepática. A tonalidade azulada nos lábios ou unhas é um sintoma de problemas cardíacos ou pulmonar”.
O que seus LÁBIOS REVELAM sobre sua SAÚDE? Repare nestes SINAIS!
Qual falta de vitamina causa palidez?
Pessoas com palidez no rosto podem apresentar, por exemplo, uma falta de exposição ao Sol. Isso não necessariamente é uma condição médica, mas pode ser um indicador, por exemplo, de deficiência em vitamina D, um quadro médico que é capaz de causar uma série de sintomas, como a fadiga excessiva e a sonolência.
A candidíase oral é uma das causas mais comuns da língua branca, pois existe um crescimento excessivo de fungos na região da boca. O problema é mais recorrente em bebês ou em idosos acamados, mas também pode acometer adultos que não realizam a profilaxia bucal corretamente.
Lábios desbotados ou sem cor: Esse sintoma pode chamar a atenção para o risco de anemia e doenças sanguíneas, principalmente se a cor se aproximar do amarelado.
Hábitos de vida, como fumar, comer muitos alimentos ricos em açúcar ou até mesmo não beber muita água podem causar boca seca e mal hálito, além de doenças graves, como o enfisema pulmonar, no caso do cigarro, e da diabetes, no caso do consumo excessivo de alimentos com muito açúcar.
Diferença entre pele corada e pele pálida provocada por anemia. Portanto, na anemia, a pele e as mucosas recebem menos sangue, e o sangue que chega está diluído por haver falta de hemácias. Além da palidez, a pele também pode ficar mais fria.
Como fica a língua de quem tem problema no fígado?
Lesões no fígado têm inúmeras causas, como o álcool, a gordura e alguns tipos de vírus. Se não tratadas a tempo, elas podem se tornar crônicas e comprometer de vez a saúde. Nesses indivíduos, as partes moles da boca mudam de cor e chegam a ficar até amarelas ou esverdeadas.
No caso das leucemias agudas, os pacientes apresentam um quadro bastante aflorado de anemia, com palidez e cansaço; redução na quantidade de glóbulos brancos funcionantes, gerando febres e infecções; e baixa nas plaquetas, com ocorrência de hemorragias e manchas pelo corpo.
Quais doenças podem ser identificadas por sinais na boca?
Algumas doenças podem apresentar sinais que se manifestam na cavidade oral como, por exemplo, a sífilis, a leucemia, a bulimia, a anemia, doenças autoimunes como o lúpus eritematoso e pênfigo vulgar, a diabetes, cirrose hepática, aids e câncer oral.
De todas as alterações identificadas, a palidez de mucosa, a doença periodontal, a atresia papilar lingual e a pigmentação dentária foram as mais frequentes.
A anemia (baixo número de células sanguíneas) pode fazer com que o revestimento da boca tenha uma cor pálida em vez da cor avermelhada clara normal. O sarampo, uma doença viral, pode causar a formação de manchas na parte interna das bochechas.
Toda a nossa derme possui glândulas sebáceas, que são responsáveis pela lubrificação e umidificação da pele. Porém, os lábios são uma área que tem menos glândulas desse tipo, o que, consequentemente, deixa o local menos lubrificado. Além dessa condição natural, a exposição ao ambiente é outra razão determinante.
Conhecido como saburra lingual, esse revestimento é geralmente composto por bactérias, fungos, células mortas e outros componentes. A partir dessa placa branca, outros problemas que afetam a saúde bucal podem se manifestar, como irritação nas papilas, mau hálito, pele áspera etc.
Chamada de saburra lingual ou ainda de língua branca, essa camada, segundo a cirurgiã-dentista Luana Ravanini, é resultado do acúmulo de placa bacteriana e tem aspecto viscoso de coloração branco-amarelada. Ou seja, é uma camada composta de células velhas, restos de comida e bactérias.
A queilite esfoliativa pode ser decorrente de disfunções da tiróide e de doenças auto-imunes, mas muitas vezes não é possível identificar sua origem. Pode estar ainda associada ao hábito de morder e lamber repetidamente os lábios.
Quando a língua apresenta palidez, pode ser que o paciente esteja com quadro anêmico por carência de ferro, má alimentação ou, ainda, pode ser resultado de cirurgias bariátricas. Pessoas com doenças crônicas — como insuficiência renal, lúpus ou anemia falciforme — também apresentam palidez na língua.
Todo sintoma que não passa precisa ser investigado e, no caso da palidez, o sinal de alerta é a presença de outras manifestações como febre, dor abdominal, falta de ar, desmaios, queda de pressão, batimento cardíaco acelerado, sangue nas fezes ou fezes escurecidas.
A leucemia, popularmente conhecida como “câncer no sangue”, geralmente não apresenta sintomas em seus estágios iniciais. Conforme avança, a doença pode apresentar sangramentos e manchas roxas pelo corpo, por exemplo, que também podem ser consequência do tempo seco ou de uma pancada.
O tratamento da palidez depende da sua causa. As opções podem incluir desde uma dieta balanceada, suplementos de ferro, vitamina B12, ácido fólico ou outros medicamentos para problemas médicos específicos, até cirurgia para estancar sangramentos, quando for o caso, ou para tratar eventuais bloqueios arteriais.