Os ovos de casca fina, porosos ou moles podem ser causados por inúmeros fatores, como: genética, idade, temperatura ambiental, água com salinidade excessiva, horário de produção, problemas nutricionais, doenças infecciosas, micotoxinas e outros. Aves stressadas aumentam o número de ovos trincados no útero.
A casca de ovo é rica em cálcio tanto quanto sua gema e clara. Por causa disso, vale a pena usá-la como suplemento alimentar se estiver precisando de um reforço neste mineral. A dica é fazer farinha de casca de ovo, lavando na água, assando e depois triturando até virar um pó.
O que é bom para endurecer a casca do ovo da galinha?
A utilização de uma fonte de cálcio (carbonato de cálcio) com maior granulometria (maior tamanho da partícula) tem mostrado melhorar a estabilidade da casca.
Os ovos com casca mole, ou mesmo sem casca, ocorrem, em geral, em galinhas que ainda são jovens, cujos órgãos reprodutores não estão totalmente formados. Aves com deficiência de cálcio também podem apresentar a mesma característica. Daí a necessidade de a alimentação da ave ser reforçada com adição de cálcio.
Quando ovo se agita dentro da água fervendo, a casca esconde a reação que ocorre por baixo dela: as proteínas do ovo se coagulam, isto é, suas moléculas ficam muito mais próximas umas das outras. Com essa união, o ovo endurece.
Onde armazenar os ovos? A refrigeração é sempre uma das principais aliadas para a conservação de alimentos. Por isso, o ideal é guardá-los na geladeira.
Duas fontes riquíssimas em cálcio são a farinha de casca de ostra e o calcário. Acrescente-os à ração, conforme orientação técnica habilitada. Segunda alternativa é fornecer leite fresco durante vários dias. Se desejar utilizar cascas de ovos como fonte de cálcio, triture-as bem até que vire farinha.
A portaria paulista explica que ovos podem estar contaminados com as bactérias do gênero Salmonella, tanto na casca, quanto clara e gema. Ao consumir ovos crus ou com gema mole, as pessoas têm maior chance de contrair salmonelose, que causa entre os sintomas, cólicas abdominais, diarréia, vômitos e febre.
Os critérios comumente utilizados para se avaliar a qualidade da casca baseiam-se nas medições do peso específico, espessura, resistência e relação entre o peso da casca e o peso do ovo (Orband e Roland Sr., 1990).
O que dar para galinha para engrossar a casca do ovo?
Uma ração comercial de boa qualidade é a opção de alimentação mais simples , pois contém uma mistura de vitaminas e minerais mais farinha de calcário (carbonato de cálcio) na quantidade certa para apoiar a produção de casca de ovo.
O principal sintoma de deficiência de cálcio nas aves de postura é, além de um menor desempenho das aves, o aparecimento de ossos e bicos frágeis. O excesso de cálcio também pode ter efeito indesejado, agindo como antagonista e dificultando a absorção de alguns minerais.
O que fazer quando a galinha bota ovo da casca mole?
Os ovos com casca mole, ou mesmo sem casca, ocorrem, em geral, em galinhas que ainda são jovens, cujos órgãos reprodutores não estão totalmente formados. Aves com deficiência de cálcio também podem apresentar a mesma característica. Daí a necessidade de a alimentação da ave ser reforçada com adição de cálcio.
Vitaminas ou eletrólitos podem ser adicionados para aumentar a imunidade e a produção de ovos. É uma boa ideia adicionar proteína extra à dieta de suas galinhas poedeiras com alimentos complementares, como girassóis. A proteína extra fornecerá a energia de que precisam para se manterem aquecidas e botarem ovos.
Na prática, para aves de reposição até as 10 semanas de idade é recomendável a ingestão do calcário com granulometria mais fina e, a partir da 10ª, a recomendação é uma dieta com 50% das partículas entre 2 a 4mm para um melhor desenvolvimento do sistema digestório, em particular, a moela.
O processo aqui é simples: basta colocar meio limão na água do cozimento dos ovos e, depois de cozidos, colocá-los em um banho de água fria. O ácido do limão junto com o choque térmico irá facilitar na hora de descascar o ovo, permitindo que isso seja feito de maneira muito mais rápida e prática.
Os ovos de casca fina, porosos ou moles podem ser causados por inúmeros fatores, como: genética, idade, temperatura ambiental, água com salinidade excessiva, horário de produção, problemas nutricionais, doenças infecciosas, micotoxinas e outros. Aves stressadas aumentam o número de ovos trincados no útero.
Escorra bem a água de dentro de cada casca e transfira para uma assadeira. Leve ao forno e deixe assar por 10 minutos para secar - isso também elimina o cheiro de ovo e qualquer risco de contaminação.
Para melhorar a qualidade da casca e prevenir problemas de calcificação é de suma importância que as aves iniciem a postura com uma reserva de cálcio adequada, o que exige uma medula óssea bem formada. O cálcio da medula óssea está sempre disponível para a formação da casca.
Coloque a casca do ovo dentro de um recipiente, adicione as três medidas de vinagre, o contato do ácido acético do vinagre. com a casca do ovo. ocorre essa reação, o aço acético. em contato com a casca do ovo vai extrair o cálcio. Deixe de repouso no local fresco.
Calci-Lux é também ideal para tratar aves com deficiência de cálcio. No entanto, se a sua ave for muito afetada pela carência: então é melhor mandar examiná-la e tratá-la por um veterinário especializado. O veterinário injetará a ave com gluconato de cálcio , o que é uma solução de efeito rápido.
Para uma formação adequada da casca, a galinha precisa receber aproximadamente 4,1g/dia desse elemento, para que, além disso, ela consiga depositar na gema, repor perdas teciduais e manter a homeostasia iônica, que é regulada pela concentração do cálcio, na forma ionizada.
“Quando você lava o ovo, pode retirar essa película natural da casca. Além disso, a água pode empurrar as bactérias que estão na casca para o interior do ovo”, alerta. “Se quiser lavar, pode fazê-lo imediatamente antes do consumo, e logo em seguida prepará-lo.
Os ovos são essenciais na cozinha, mas para garantir sua segurança e frescor, é crucial armazená-los corretamente. A temperatura é fundamental: mantenha-os na geladeira entre 1°C e 4°C para desacelerar o crescimento de bactérias e manter sua qualidade por mais tempo.