Isso acontece porque a serpentina e a evaporadora podem congelar. Se esse for o problema detectado, basta colocar seu aparelho para ventilar, fazendo com que o ar circule para o ambiente, sem refrigerar e pronto, o problema do ar-condicionado congelando a evaporadora está resolvido.
Saiba que o excesso de sujeira pode obstruir a passagem de ar entre os trocadores de calor e, com isso, resultar em congelamento, vazamento de água, como também apresentar gotículas de água na parte externa do produto e ainda, no teto da sua casa.
O acúmulo de resíduos na unidade interna do ar, mais especificamente entre o filtro e a serpentina, pode fazer com que o fluxo de ar, não circule de maneira adequada. Assim, o ar gelado pode ficar acumulado no aparelho e causar o congelamento do ar-condicionado e dos dutos.
O que causa o problema? Como dito no início do texto, uma das causas mais comuns de serpentinas de evaporação congeladas é a falta de fluxo de ar. Se não for soprado ar suficiente sobre a bobina da evaporadora, a serpentina não terá calor suficiente para absorvê-la. Isso fará com que a água condensada congele.
Ar condicionado congelando ? Duas dicas do que pode ser
O que fazer quando a central de ar congela?
Fique de olho na temperatura
Isso acontece porque a serpentina e a evaporadora podem congelar. Se esse for o problema detectado, basta colocar seu aparelho para ventilar, fazendo com que o ar circule para o ambiente, sem refrigerar e pronto, o problema do ar-condicionado congelando a evaporadora está resolvido.
Por que a condensadora congela? Em dias frios o condensador retira do gás mais calor do que foi absolvido dentro do datacenter, assim “sobra” capacidade de resfriamento e essa “sobra” faz com que a unidade resfrie muito rápido causando o congelamento da unidade interna.
Ligar o aparelho sempre em temperaturas muito baixas pode fazê-lo não resfriar apropriadamente enquanto funciona. Essa alta pressão aliada ao ar frio provoca uma condensação no dispositivo, fazendo-o congelar.
Temperatura externa muito baixa, aquele super frio; Ar quente, que deve ser colocado para fora do aparelho, está mais frio comparado ao ar exterior; Tudo isso provoca o congelamento das serpentinas e das hélices do ventilador.
Saiba que esse hábito, tão comum, pode fazer com o evaporador congelar. Para resolver isso é simples, basta desligar o modo de refrigeração e ativar a ventilação por um tempo, até o gelo criado no evaporador descongelar.
Sobretudo, isso pode ser ocasionado por falhas na tubulação, conexões ou selos do sistema. Filtros sujos: Filtros entupidos impedem a passagem adequada do ar, reduzindo a eficiência da refrigeração e causando sobrecarga no compressor, o que pode gerar ruídos.
Quando o ar-condicionado está congelando na frente?
Para corrigir o congelamento, o primeiro passo é desligar o aparelho. Depois, remova o painel frontal, verifique os filtros e a serpentina e faça uma limpeza nessas peças com pano úmido e detergente neutro. Recoloque as peças após a higienização, religue o equipamento e veja se o condensador está congelado.
A função de descongelamento é utilizada para remover a geada que se forma na unidade externa do ar-condicionado durante o modo de aquecimento. Esse processo é essencial para manter o funcionamento eficiente do aparelho em climas frios.
Nestes congeladores, o ar é recirculado pelos alimentos a uma temperatura entre –30 ºC e –40 ºC e a uma velocidade de 1,5-6,0 m/s. A alta velocidade do ar reduz a espessura da camada ou filme limite ao redor do alimento, aumentando, assim, o coeficiente de transferência de calor na superfície.
O que fazer quando o ar-condicionado inverter não está gelando?
A solução para esse problema é simples: desligue o modo de refrigeração e ative a ventilação por um tempo, até que o gelo derreta. Após isso, ligue novamente o modo de refrigeração. Seu ar condicionado deverá voltar a funcionar normalmente.
O modo Fan (Ventilador) pode ser selecionado para operar o ar condicionado como um ventilador comum. O ar condicionado produz uma brisa natural. Porém, ele apenas ventila, não alterando a temperatura como em outros modos. Mas, é possível ajustar a velocidade de ventilação.
Um dos principais motivos que causam um ar condicionado pingando é a falta de limpeza e manutenção do aparelho. Não só a sujeira do filtro, mas também a que fica no interior e na bandeja, podem bloquear a passagem de água para o sistema de drenagem.
A carga de fluído refrigerante precisa estar adequada para que o ar condicionado funcione perfeitamente. Por isso, quando ela está muito baixa ou muito alta, a ar condicionado precisa trabalhar mais para circular o ar e, por causa disso pode causar o congelamento do ar condicionado.
Ou seja, seu tempo de duração é indeterminado, então você não precisa se preocupar com o fim do estoque. Teoricamente, a quantidade de gás que vem com o ar-condicionado deve ser suficiente para atender à demanda de refrigeração durante toda a vida útil do aparelho.
Por quê? Em alguns casos, seu freezer pode apresentar formação de gelo, isso acontece quando há infiltração de umidade pela porta. Se essa for a causa, basta verificar se há objetos atrapalhando o fechamento completo da porta e reorganizar os alimentos.
O fator que frequentemente causa o congelamento do ar-condicionado é a temperatura externa do ambiente, já que esses aparelhos não foram feitos para funcionar abaixo dos 15°C. Isso ocorre pois as baixas temperaturas podem congelar o condensador do equipamento muito facilmente.