Basta você temperá-la com a cerveja! Isso acontece porque a bebida alcoólica possui compostos responsáveis por acelerar a quebra de proteínas e da água da carne. Ou seja, essa absorção influencia diretamente na sua maciez dos cortes bovinos.
Cerveja. Essa dica vai agradar todos que adoram uma cervejinha para acompanhar o churrasco. Marinar a carne na cerveja por algumas horas antes de prepará-la também amacia e de bônus deixa um sabor incrível. É recomendado utilizar uma lata para cada quilo de carne.
Cervejas são frequentemente utilizadas para marinar carnes porque contêm uma enzima que ajuda a quebrar as fibras, deixando a peça mais macia, e a realçar o sabor.
A primeira dica para deixar a carne mais macia é dar um banho de marinada. Para isso, basta misturar uma quantidade adequada de água, vinagre e/ou suco de limão, azeite, temperos, ervas e especiarias de sua preferência. Deixe a carne descansar no sumo por no mínimo 30 minutos.
Inclusive, você já pode preparar a marinada com outros temperos de sua preferência, como azeite, alho, cebola e ervas finas. Dessa maneira, a carne, além de macia, também ficará ainda mais saborosa!
Marinar o frango, a carne suína ou bovina na cerveja irá proporcionar às carnes um sabor diferente e ajuda a deixá-las mais macias. Utilizar uma cerveja do tipo Sour, por exemplo, pode substituir o limão ou o vinagre. As cervejas também ajudam a encorpar os molhos e proporcionar sabor.
É possível amaciar a carne com suco da casca de abacaxi, limão e vinagre, mamão, cerveja, bicarbonato de sódio, leite, entre outras formas. A seguir, conheça as técnicas mais eficientes.
Pode deixar a carne marinando na cerveja de um dia para o outro?
A dica é simples. Escolha a cerveja, combine temperos e deixe a carne escolhida de molho por algumas horas. Quanto maior a peça, mais tempo leva a marinada, podendo variar de algumas horas a dias. Mantenha tudo sempre dentro da geladeira.
Para a carne vermelha opte por cervejas dos tipos Malzbier, Stout, Bock e até mesmo as American IPAs. A dica, independente da cerveja escolhida, é optar por cortes de carne mais firmes e que necessitem de um cozimento lento, assim você cria o molho perfeito a partir desse encontro entre a carne a cerveja.
O ideal é que isso seja feito com a carne já picada, e não com a peça por inteira. Esse truque funciona porque o bicarbonato age nas fibras da carne, deixando a peça mais macia.
Segundo o professor, devemos sempre começar com um líquido ácido, como vinagre, suco de limão ou laranja, iogurte ou vinho, que ajudará a amaciar a carne e adicionar um toque de acidez. “Se não tiver um ácido, tecnicamente, nem pode ser chamado de marinada", explica.
Basta juntar vinagre, sal, azeite, algumas gotas de limão e temperos a gosto —nesse caso o limão e o vinagre, com sua acidez, agem amaciando a peça. Para cada 1 kg de carne de segunda, coloque ½ copo de vinagre. Deixe a carne repousar de 1 a 2 horas antes do preparo.
O que é o Amaciante de Carne? O Amaciante de Carne é um produto que promove a maciez da carne. Os amaciantes são enzimas que atuam diretamente na proteína da carne, rompendo suas ligações resultando assim em uma carne mais macia. Essas enzimas conseguem amaciar carnes mais fibrosas e resistentes.
Para preparar o amaciante de carne caseiro, vamos utilizar o suco de uma fruta muito comum: o abacaxi. Ela ajuda a deixar a carne mais macia porque é rica em bromelina, uma enzima que quebra as proteínas das fibras musculares e do tecido conjuntivo da carne, deixando o alimento mais fácil de mastigar.
O mamão contém uma enzima conhecida como papaína, que atua quebrando o colágeno. Esta enzima também hidrolisa algumas das outras proteínas da carne, como a miosina, quebrando-a em moléculas menores e contribuindo também para o amaciamento.
Cerveja: o fato da bebida conter gás pode acelerar o processo de maciez da carne, sem contar com o sabor único que agrega. Se possível, escolha uma cerveja de boa qualidade para a marinada. Vinho: além da carne vermelha, o vinho se torna ótimo no preparo, também, de frango para o churrasco.
Deixe o churrasco descansar por alguns minutos antes de servir. Assim, evita que perca os líquidos concentrados em sua estrutura e garante a suculência da carne. Eu espero que este artigo ajude você na hora de garantir a carne macia e suculenta no seu churrasco.
Qual a quantidade de bicarbonato para amaciar a carne?
Assim, para amaciar a carne numa vasilha, adicione-a e salpique bicarbonato de sódio dos dois lados. Para cada 500g de carne, utilize 1 colher de sopa desse elemento químico.
Dentre os fatores que influenciam a maciez da carne, podem ser destacados a genética, a raça, a idade ao abate, o sexo, a alimentação, o uso de agentes hormonais (β-adrenérgicos) e os tratamentos post-mortem. A qualida- de final da carne é resultante de tudo o que aconteceu com o animal durante toda a cadeia produtiva.