Aumentando a concentração de creatina nas células musculares, é criado um gradiente osmótico (diferença de concentração) que provoca a entrada de água nas células musculares. Isto é a chamada retenção hídrica, que de fato ocorre.
Outra dica é dividir a dose total de creatina em pequenas doses ao longo do dia, o que também evita alguns efeitos colaterais como náuseas, que podem ocorrer em algumas pessoas.
O uso da creatina não está associado a efeitos colaterais significativos. No entanto, algumas pessoas podem experimentar retenção de líquidos e inchaço, como já dito.
Outra forma de evitar o inchaço é ingerir bastante água e, em alguns casos, fazer uso de chás com potencial diurético como chá de cavalinha, hibisco, dente de leão, etc. Mesmo assim, algumas pessoas podem sentir que a creatina incha a barriga no início do uso, mas esse efeito é geralmente passageiro.
A creatina influencia positivamente o metabolismo, estimulando a queima de calorias em repouso. Isso significa que, mesmo quando você não está se exercitando, o corpo continua a queimar calorias, auxiliando no processo de emagrecimento.
CREATINA IMPEDE EMAGRECER E CAUSA RETENÇÃO DE LÍQUIDO? ENTENDA | Muzy Explica
A creatina retém líquido na barriga?
A creatina não causa inchaço na barriga. Apesar da creatina causar retenção de líquidos em alguns casos, geralmente não causa qualquer tipo de inchaço visível na barriga. Isso vale para quem usa doses recomendadas de creatina (0,1 g de creatina / kg de peso corpóreo / dia).
Manter-se hidratado é fundamental ao tomar creatina, e reduzir a quantidade de café pode ajudar a ver se o desconforto diminui. Se os sintomas persistirem, pode ser interessante consultar um médico ou nutricionista para uma avaliação mais detalhada.
Quais são os efeitos colaterais da creatina? Os efeitos colaterais da creatina são náuseas, diarreia, cãibras e desidratação. Contudo, isso varia de acordo com cada organismo. Além disso, existe a possibilidade de uma possível sobrecarga dos rins e no fígado, quando essa substância é consumida de forma exagerada.
Quem toma creatina tem que tomar quantos litros de água? A creatina não demanda que a pessoa faça ingestão de uma quantidade anormal de água. Ela deve continuar consumindo o normal recomendado, que é mínimo de 35ml de água por cada quilo. Por exemplo, uma pessoa de 70 kg deve tomar cerca de 2,45 litros de água por dia.
O efeito colateral mais comum com o uso do suplemento de creatina é o ganho de peso corporal, devido ao aumento da massa muscular. Além disso, a creatina também pode causar diarreia, desconforto gástrico, dor na barriga, náuseas e cãibras em algumas pessoas.
A creatina pode causar retenção de água, especialmente nos músculos. Isso pode ser percebido como um aumento de peso, mas não significa ganho de gordura. Para quem está focando em emagrecimento e estética, essa retenção pode ser um fator a considerar.
De acordo com o médico especialista em endocrinologia e metabolismo pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), Flavio Cadegiani, isso é totalmente falso! A creatina não pode causar pedra nos rins, nem doença de insuficiência renal crônica e tão pouco doença hepática.
É verdade que a creatina interfere no sono? “As evidências científicas mostram que a creatina é utilizada para exercícios de alta intensidade e curta duração com efeitos positivos na função cognitiva, ou seja, não há comprovação que ela interfira no sono.
A sugestão é que a cafeína pode atenuar o efeito da creatina, quando suplementadas simultaneamente. Outro estudo levantou a hipótese de que o consumo de creatina, combinada com um estimulante adrenérgico, como a cafeína, pode facilitar o acúmulo muscular de creatina.
Quanto tempo a creatina causa retenção de líquidos?
Algumas pessoas relatam uma retenção de líquidos perceptível após 1-2 semanas de uso de creatina que pode ser comprovada através do aumento do peso corporal, mas isso não é um efeito esperado para todas as pessoas.
A substância em si não é um suplemento calórico e, portanto, não tende a gerar acúmulo de gordura corporal. “O que ela pode fazer é uma retenção líquida, mas é intracelular. Por isso confere essa aparência de inchaço, mas é por levar mais nutrientes para dentro das células”, explica o especialista Rafael Castro.
O consumo de creatina por pessoas saudáveis nas doses recomendadas não faz mal para a saúde nem afeta os rins. Até o momento, não há evidências científicas que sustentem que o uso do suplemento possa causar alguma lesão renal em pacientes saudáveis.
Qual o melhor horário para tomar creatina para emagrecer?
Dá pra tomar creatina em qualquer horário do dia. Mas o nutriente chega mais rápido no cérebro e nos músculos quando vem acompanhado de algum carboidrato, como batata-doce ou arroz, ou de uma proteína, como carne ou queijo vegetal. Por isso, vale a pena fazer uma refeição leve antes ou junto do nutriente.
A creatina isolada, sem realização de exercícios não trará o efeito desejado. Não terá benefício nem malefício. Sabemos que com a idade ocorre perda de massa muscular, portanto é de extrema importância a realização de atividade física e fortalecimento muscular nesta faixa etária.
Por que a creatina incha a barriga? A creatina pode causar inchaço na barriga devido à retenção de água nas células musculares. Esse efeito é temporário, e geralmente acontece quando se faz uso excessivo do suplemento. Por isso, é importante seguir a dose recomendada pelo seu médico ou nutricionista de confiança.
Além de seus benefícios para o corpo, estudos recentes mostraram que a creatina pode ter efeitos positivos na saúde da pele. Ela atua como um poderoso antioxidante, combatendo os radicais livres que podem causar danos às células da pele.
Enquanto a creatina aumenta os níveis de energia para que haja um melhor rendimento durante os treinos, a glutamina ajuda na recuperação dos músculos no pós-treino e no fortalecimento do sistema imunológico.
Isso tudo porque a creatina tem a função de levar água para dentro da célula e é justamente por conta disso que a resposta do organismo é o aumento de força e de tônus por conta do aumento de água. Então o ideal para evitar o inchaço é beber água, ter uma dieta anti-inflamatória e praticar exercícios físicos.
A creatina é uma substância osmoticamente ativa. E o aumento de sua absorção pela célula muscular resulta na maior retenção de água dentro do músculo (intramuscular) a curto prazo. Além disso, o mecanismo de absorção da creatina depende da ação de um transportador que depende do sódio (sódio dependente).
A creatina é um suplemento que aumenta a força muscular e a resistência, permitindo treinos mais intensos e eficazes. Embora isso possa indiretamente contribuir para a perda de gordura, a creatina em si não tem o poder de "enrijecer" a gordura.