E carregam em suas patas os mais diferentes tipos de micro-organismos nocivos, principalmente bactérias, fungos e vírus. - Por isso, formigas são consideradas um vetor de quase todas as doenças infecciosas - reforça Figueiredo. Consumir alimentos que tiveram contato com formigas é muito arriscado.
As formigas são insetos que parecem inofensivos aos olhos humanos. Porém, saiba que é um dos insetos que possui mais força, carregando cerca de 10 vezes seu peso. São pequenas, mas podem disseminar uma série de doenças como diarreia, disenteria, cólera, entre outras.
Um dos principais problemas que os alimentos contaminados através de formigas podem causar é a gastroenterite, uma infecção intestinal marcada por diarreia, cólicas, náuseas, vômitos e febre. Além disso, dependendo da quantidade de bactérias e do tipo, também pode deflagrar febre e dor no corpo.
Como elas andam nesses locais, carregam micro-organismos patogênicos, como vírus, bactérias e fungos. Uma formiguinha pode causar doenças, como gripe, tuberculose, verminoses e até lepra, além de intoxicações alimentares, vômito e diarréia.
Lula sofre acidente doméstico e cancela viagem para a Rússia
Por que a formiga é considerada nociva?
Ou seja, elas andam por lugares ainda mais sujos do que as baratas. E carregam em suas patas os mais diferentes tipos de micro-organismos nocivos, principalmente bactérias, fungos e vírus. - Por isso, formigas são consideradas um vetor de quase todas as doenças infecciosas - reforça Figueiredo.
É verdade que comer formiga faz bem para os olhos?
Assim como os que têm corante, conservante e realçador de sabor (glutamato monossódico). Já as formigas da vovó, pode esquecer. É crendice. Elas não fazem bem para os olhos.
"Já que a maioria das formigas não é tóxica para os seres humanos. No entanto, é aconselhável retirar a formiga antes de consumir o alimento por razões de higiene", explica.
Por mais que as formigas pareçam um ser inofensivo devido ao seu tamanho e, na maioria dos casos, em sua incapacidade de ferir e atacar, a verdade é você JAMAIS deveria comer um alimento com formigas ou um pedaço de qualquer coisa por onde elas tenham passado.
Apesar de o mel ser um alimento bastante apreciado por boa parte das formigas, principalmente pelas formigas-doceiras, elas não vão às colméias para não serem atacadas pelas abelhas, que com suas mandíbulas e ferrões podem matar as invasoras.
“Se não tivéssemos os insetos, não teríamos alimentos suficientes por conta da falta de polinização que alguns deles fazem. Muitos animais também sofreriam ou seriam extintos porque os insetos servem de alimento para eles.
Sendo assim, esses insetos ajudam na reprodução de diversas espécies vegetais – seja na natureza, seja nas cidades. Além disso, elas fazem um bem danado para a terra, pois a escavação de seus ninhos aumenta a concentração de nutrientes e água no solo. Por fim, as formigas são um petisco saboroso para muitos animais.
Você sabe como as formigas enxergam? Formigas são míopes, como nos lembra Latour (2012). Porém, mais do que isso, elas apresentam um sistema complexo de percepção do ambiente e, visualmente, enxergam por olhos compostos (CHAPMAN, 1998).
A duração do ciclo desde ovo até adulto varia de 35 a 45 dias. O tempo de vida também varia conforme a casta a que o inseto pertence e também à sua espécie, sendo que as operárias vivem de 2 meses a 1 ano, as rainhas podem viver de 2 a 20 anos conforme a espécie, e os machos morrem logo após a cópula.
O cheiro cítrico do limão é desagradável para esses insetos e pode ajudar a dissuadi-los de entrar. Basta aplicar o suco de limão nas áreas externas das janelas e portas, especialmente onde as formigas costumam aparecer, mas cuidado se for uma superfície sensível ou pedra natural, pois ele é corrosivo.
Certamente os animais mais imundos devem ser besouros-do-esterco. Eles passam a vida adulta em busca de fezes frescas. Quando a encontram, absorvem o efluente líquido, que contém microrganismos nutritivos que os besouros conseguem digerir.
O suco de limão funciona de forma parecida. Basta borrifar nas beiradas de portas e janelas que o forte cheiro cítrico vai mantê-las afastadas. Além desses, as folhas de hortelã funcionam como um inseticida natural contra as formigas, visto que o cheiro da hortelã espanta os insetos.
Por que a formiga não morre dentro do micro-ondas ligado?
Esse é um dos motivos pelos quais as formigas não morrem dentro do eletrodoméstico: são insetos com pouca água no corpo e podem sair ilesos. O mesmo vale, por exemplo, para a barata. Já um ser humano não se sairia tão bem num micro-ondas superdimensionado: a água que compõe 70% do seu corpo aqueceria.
Para evitar que o agente infeccioso se alastre por toda a colônia, as formigas carregam suas mortas para fora do formigueiro até uma distância segura. Geralmente, elas depositam todos os cadáveres no mesmo lugar, como se fosse um cemitério.
Elas são consumidas na época em que estão com a barriga cheia de ovos e, portanto, mais ricas em proteína. “Ainda assim, o valor nutritivo é mínimo. O hábito de comer o inseto advém mais de sua abundância do que do teor proteico”, diz Nélson Papávaro, entomólogo aposentado da USP, especialista em formigas.
De acordo com a nutricionista Gabriela Junqueira, o inseto contém proteínas e um bom valor nutritivo. “Na verdade o içá se alimenta das flores, então ele tem bastante proteína vegetal. Ele tem minerais como cálcio, ferro e tem vitaminas do complexo B”, disse.
Com 47% de proteína em sua composição biológica, as formigas, segundo a Fundação Nacional do Índio (Funai), são combinadas com peixes, caldos e farofas.