Mas, a Igreja Católica insiste no batismo às crianças porque “tendo nascido com o pecado original, elas têm necessidade de ser libertadas do poder do Maligno e de ser transferidas para o reino da liberdade dos filhos de Deus” .
Na Igreja Católica, o batismo não é de imersão, como em outras igrejas, mas de "aspersão". Isso significa que se molha apenas a cabeça da criança. A criança, no colo da madrinha, fica posicionada sobre a pia batismal, onde o padre derrama água com uma jarra sobre a testa da criança.
Em segundo lugar, a tradição veterotestamentária indica a aspersão como meio de purificação de pecados. Segundo a tradição Bíblica, o sangue era misturado com água e aspergido sobre o povo e objetos a serem purificados e santificados ao Senhor (Ex 24. 6-8).
Onde está escrito na Bíblia sobre o batismo por imersão?
Quando somos batizados, seguimos o padrão estabelecido pelo Salvador, que foi batizado por imersão no Rio Jordão (ver Mateus 3:13–17). O Pai Celestial deseja que cada um de Seus filhos seja purificado de seus pecados para poder viver com Ele novamente.
Por razões teológicas ou pelo sentido que dão ao sacramento, a Igreja Católica não valida o batismo se for realizado em algumas Igrejas (Pentecostais, Brasileiras, Mórmons, Testemunhas de Jeová e Ciência Cristã).
5 COISAS QUE ACONTECEM DEPOIS DO BATISMO | Iasmim Rizzon
Qual é o batismo verdadeiro?
O batismo deve ser realizado por imersão
Os batismos em A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias são realizados por imersão, ou seja, a pessoa é mergulhada completamente na água e, em seguida, é retirada da água. A Bíblia nos diz que “sendo Jesus batizado, [Ele] saiu logo da água” (Mateus 3:16).
Em suma, a Igreja Católica, com sua solicitude materna, sempre em busca da unidade, considera como válido o Batismo de algumas denominações cristãs, desde que se tenham quatro elementos: a forma que é a fórmula trinitária, a matéria que é a água pura, o ministro e a intenção de fazer o que a Igreja faz.
Deus mandou Moisés que aspergisse água como símbolo de purificação e por toda a era profética os profetas ensinaram e praticaram a aspersão, porque João mudaria isso? Com certeza não mudou! Os que praticam a imersão crêem que o Batismo representa o sepultamento e a ressurreição de Cristo.
Formas de batismo: tanto o batismo por aspersão quanto por imersão são válidos à luz da Palavra! O mais importante não é como o batismo será feito e sim o significado, amém?
Porque os evangélicos não aceitam o batismo católico?
É uma pena que, nas mudanças de uma pessoa da nossa Igreja Católica para uma igreja evangélica, essa Igreja não aceite o Batismo da nossa, com o argumento de que o Batismo católico não é válido. Isso, a meu ver, é um pecado, porque se nega que Deus possa fazer seu filho uma criança. Falta religião nesse procedimento.
A Igreja e os pais impediriam as crianças de receber a graça de serem filhas de Deus, se não administrassem a elas o Batismo pouco depois do nascimento; assim, se entende a necessidade de batizar as crianças o quanto antes.
Nas igrejas calvinistas e na católica, por exemplo, o que se faz é o batismo por aspersão, ou seja, goteja-se um pouco de água na cabeça da pessoa", compara ele.
Os 6 tipos de batismos na Bíblia são: 1) Batismo de arrependimento, 2) Batismo no corpo, 3) Batismo nas águas, 4) Batismo com fogo, 5) Batismo no sofrimento, 6) Batismo no Espírito Santo.
A Bíblia ensina o batismo por imersão. Na carta de Romanos, capítulo 6, Paulo explica de forma muito clara o profundo significado do batismo. Quando a pessoa é “sepultada com Cristo” por ocasião do batismo, é um símbolo de morte para o pecado. Simboliza o sepultamento do pecado e da velha vida de pecados.
Como as criancinhas não são responsáveis ou capazes de cometer atos pecaminosos, elas não precisam do batismo. Em nossos dias, o Senhor revelou que “seus filhos serão batizados para a remissão de seus pecados quando tiverem oito anos de idade” (Doutrina e Convênios 68:27).
Muitos afirmam que o verdadeiro batismo foi aquele em que Jesus Cristo disse no livro de Mateus, capítulo 28; enquanto outros creem que na verdade o batismo correto é aquele proferido por Pedro no livro de Atos dos Apóstolos, capítulo 2.
Sou evangélica, posso ser madrinha na Igreja Católica?
Não! Os padrinhos devem ser católicos: serem batizados, crismados e vivenciarem a fé católica. Indo a Santa Missa e frequentando os outros Sacramentos. Agora, a pessoa batizada de outra denominação religiosa pode ser admitida como testemunha do e no Sacramento do Batismo, ao lado do padrinho católico.
Católicos, anglicanos, metodistas, presbiterianos e ortodoxos passam a aceitar, de forma oficial e a partir deste sábado, pessoas baptizadas por qualquer uma destas igrejas.
Por que o batismo da Igreja Católica não é válido?
Por razões teológicas, ou pelo sentido que dão ao sacramento, a Igreja Católica não valida o batismo se for realizado em algumas Igrejas (Pentecostais, Brasileiras, Mórmons, Testemunhas de Jeová e Ciência Cristã).