Como saber se a lagartixa está se fingindo de morta?
Normalmente o animal exibe o ventre (ou outras partes do corpo, como a região inguinal), mostrando uma coloração chamativa (aposemática) permanecendo estático por alguns minutos. Isto faz com que o predador (principalmente aqueles orientados por movimento) pense que o animal está morto, perdendo o interesse na presa.
Os bichos realmente fazem isso? Curiosamente, a resposta é sim! As imagens do esquilo que circularam nos últimos meses representam um caso de tanatose, comportamento que os animais usam para se defender de predadores. A palavra vem do grego “thánatos”, que significa morte, e “ose”, que se refere a estado ou condição.
Quando o animal se finge de morto para se defender?
TANATOSE. O fenômeno viral é chamado de tanatose, acontece no reino animal, onde alguns bichinhos têm a habilidade de fingir a própria morte para se proteger de possíveis ameaças. Esse mecanismo de proteção permite que os animais escapem de seus predadores na vida selvagem.
De todas as maneiras pelas quais os animais evoluíram para escapar de predadores, fingir-se de morto pode ser uma das mais criativas — e arriscadas. Cientificamente conhecido como tanatose, ou imobilidade tônica, o comportamento ocorre em todo o reino animal, de aves a mamíferos e peixes.
A consciência pode diminuir. Os membros começam a esfriar e ganham uma coloração azulada ou com manchas. A respiração pode ficar irregular. Confusão e sonolência podem ocorrer nas últimas horas.
A forma mais simples de determinar a hora do óbito é a temperatura do cadáver. O nosso corpo é mantido por mecanismos bioquímicos a uma temperatura constante de cerca de 37 graus Celsius.
No estudo, os autores sugerem que essa estratégia defensiva foi desenvolvida para evitar predadores visualmente orientados, como aves que geralmente se alimentam de presas em movimento, incluindo espécies de lagartos.
No caso da rã que se move ainda morta, aconteceu um processo em que as células demoraram para "perceber" que o animal estava morto e continuaram produzindo a energia ATP, que acabou se acumulando — isso significa que as funções químicas do animal continuaram ativas.
Além dos elefantes, os primatas também são frequentemente mencionados em estudos sobre luto animal. Macacos e chimpanzés, por exemplo, já foram observados cuidando do corpo de um membro falecido do grupo, carregando-o e limpando-o, comportamento que pode durar dias ou até semanas.
Entre os animais que são conscientes podemos incluir com um alto grau de certeza os vertebrados, incluindo os seres humanos, e invertebrados tais como os cefalópodes (como polvos e lulas), já que eles satisfazem os critérios para a senciência.
No entanto, é importante usar com moderação, já que o uso excessivo desses óleos pode ser prejudicial para animais de estimação e seres humanos, gerando irritação e alergia. Além da citronela, você pode variar o aroma como uso de limão, eucalipto e hortelã-pimenta, que também são eficientes contra lagartixas.
Não se deve matar lagartixas! Elas não tem veneno e controlam insetos e aranhas dos ambientes. A lagartixa pode ser uma das suas principais aliadas na hora de cuidar da sua casa. Sim, lagartixas cuidam da nossa casa!
No entanto, como todo réptil, a lagartixa pode ser portadora da bactéria Salmonela sp. e transmiti-la sem querer para as pessoas. A salmonela é uma bactéria presente na pele e na boca desses animais, por isso, ao tocá-las, a recomendação é lavar bem as mãos.
Então quando você joga sal, a pele do sapo perde parte da sua umidade e da sua capacidade respiratória. Isso significa que o sapo fica desidratado, o que causa asfixia. Além disso sua pele fina deixa os vasos sanguíneos bem mais expostos ao composto, aumentando a sua pressão sanguínea. E sim, ele sente dor com isso.
Apesar do mito que as acompanha, as lagartixas não são sugadoras de sangue e nem representam risco aos seres humanos. Pelo contrário, se alimentam de frutas, aranhas, escorpiões e insetos, como os mosquitos (até mesmo o da dengue), moscas e baratas, controlando essas populações.
As telas também são eficientes para evitar a entrada de insetos indesejados. Existem diversos repelentes que podem ser utilizados para espantar lagartixas sem causar danos a elas. Por exemplo, o uso de óleos essenciais como o de hortelã-pimenta, citronela e lavanda pode ser eficaz para afastar esses répteis.
A circulação do sangue pelo nosso corpo é responsável por nos manter aquecidos. Quando morremos o sangue para de circular e consequentemente de nos aquecer, fazendo com que o corpo se resfrie e adquira a temperatura do ambiente em que se encontra.
Em média, a rigidez cadavérica se inicia de 2 a 3 horas após a morte, se espalhando para outros músculos entre 6 a 12 horas, se completando em 18 a 36 horas e decaindo entre as 24 e 50 horas seguintes.
Muitas doenças fatais produzem sintomas semelhantes, como dor, falta de ar, problemas digestivos, incontinência, lesões da pele e fadiga. Também podem manifestar-se depressão e ansiedade, confusão e perda da consciência, bem como invalidez.