Porque minha laranjeira não está produzindo frutos? Falta de frutificação pode ocorrer por utilização de mudas não enxertadas, disponibilidade insuficiente de água, ausência ou uso inadequado de adubos.
Várias são as causas que podem provocar a queda dos frutos da laranjeira, como desequilíbrio nutricional, falta ou excesso de água, estresse por alguma condição climática, doenças e/ou pragas, entre outras.
Vários são os motivos que podem ocasionar a perda de frutos ainda imaturos como má adubação, seca intensa ou mesmo irrigação exagerada, pragas no pedúnculo dos frutos, doenças, entre outros.
Potássio. Já o potássio atua no fortalecimento dos tecidos vegetais e na qualidade dos frutos, na resistência das plantas às pragas e evita o baixo rendimento, contribuindo diretamente no tamanho, na forma e na coloração do plantio.
O que faço? Trata-se, provavelmente, de um problema conhecido como fumagina, que é causada por um fungo que reveste os frutos ou até mesmo o cacho. A queda dos frutos ocorre, em geral, no início da produção da planta, ou quando há ocorrência de pragas, principalmente ácaros.
Entre os motivos estão má adubação, estresse hídrico ou irrigação excessiva, pragas e doenças. Em média, 7% da produção total caem por motivos naturais do desenvolvimento vegetal, enquanto 10% são “derrubados” por patologias.
O pH ideal do solo para o cultivo de laranja é entre 5 e 6 – use calcário para regular a acidez e garantir o bom desenvolvimento dos pés de laranja. Evite regar demais ou de menos o solo – não deve nem ser argiloso demais, nem arenoso. Durante a primavera, pode ser necessário realizar a nutrição do solo com adubos.
Em solos com baixa fertilidade orgânica, adubos que contenham uma proporção equilibrada de macronutrientes como nitrogênio (N), fósforo (P) e potássio (K) são recomendados. A presença adequada desses elementos é fundamental para estimular o crescimento vegetativo, o enraizamento e o desenvolvimento de frutos saudáveis.
Para estimular a frutificação de uma espécie, ofereça bastante água e adubação rica em fósforo. Se optar por um produto granulado, aplique NPK 4-14-8 uma vez a cada seis meses em volta das raízes da àrvore, seguindo a proporção indicada pelo fabricante no rótulo da embalagem.
Qual fertilizante NPK é indicado para floração de frutíferas?
O NPK 10x10x10 é um fertilizante padrão e, por isso, uma excelente opção para equilibrar os nutrientes de uma plantação durante sua manutenção. Além disso, ele é indicado para plantas já desenvolvidas, inclusive para flores frutíferas.
Por que meu pé de laranja não está produzindo frutos?
Porque minha laranjeira não está produzindo frutos? Falta de frutificação pode ocorrer por utilização de mudas não enxertadas, disponibilidade insuficiente de água, ausência ou uso inadequado de adubos.
A adubação também é importante para o desenvolvimento da árvore e deve ser feita a cada dois meses. Não se esqueça da poda para as partes mais saudáveis da planta se desenvolverem melhor. Se for bem cuidada, a muda de laranjeira cresce e começa a dar frutas após cerca de três anos de cultivo.
A solução feita de detergente e óleo para eliminar pulgão em laranjeira tem uma receita simples. Em volume igual para cada produto, misture um detergente neutro com óleo vegetal. No momento de utilizar o inseticida caseiro, é importante diluir em água a 2%.
As baixas temperaturas do inverno foram suficientes para induzir o florescimento nas plantas irrigadas. Porém, o florescimento foi mais intenso quando, no período de indução, também ocorreu deficiência hídrica, nas plantas não irrigadas.
O calcário foi aplicado manualmente, em ambos os lados da planta, numa faixa de 2,5 m da base do tronco da árvore, perfazendo 5 m de largura na direção da entrelinha e linha da cultura.
Eles recomendam dividir a dose total de adubo em três aplicações: segunda quinzena de setembro, segunda quinzena de novembro e primeira quinzena de fevereiro.
Para estimular a frutificação de uma árvore, a principal recomendação é um reforço na adubação, rico em fósforo, no período de crescimento vegetativo, florescimento e frutificação, geralmente entre a primavera e o verão, evitando sempre a adubação durante o inverno.
O fungicida Vitene, da Sipcam Nichino, foi lançado no mercado brasileiro há cerca de dois anos e tem sido amplamente adotado na cultura dos citros, especialmente na laranja. Ele é eficaz no controle preventivo de três doenças comuns nos pomares: podridão floral dos citros, pinta-preta e verrugose.
Nutriente responsável para deixar o seu pé de fruta. Mais doce é o potássio! Se você gostou desse vídeo, comente aqui embaixo. qual a próxima curiosidade sobre plantio.
O calcário, por meio da alta quantidade de Cálcio (Ca), também atua como estimulante para o desenvolvimento e crescimento radicular. Isso significa que, com o aumento do desenvolvimento radicular, o Ca contribui aumentar a eficiência da absorção de água e de outros nutrientes essenciais.
Laranjeiras que não dão frutos, limoeiros que não crescem, tangerinas que morrem. Você também enfrenta essas dificuldades? Há diversos fatores envolvidos: época de floração, qualidade do solo, pragas, doenças, irrigação, idade da planta, variedade da planta, deficiência nutricional, falta de podas e ainda outros.
Como a laranjeira leva um tempo considerável para dar os frutos. A média é de 24 meses após o plantio. Daniel explica que no momento faz uso da técnica de cultivo consorciado para já ter uma renda de dentro do pomar. "Em outubro o pomar completa os dois anos.
Regue suas laranjeiras regularmente, especialmente nos primeiros meses após o plantio. Monitore o solo para garantir que ele esteja sempre úmido, mas não encharcado. A adubação regular é fundamental para fornecer os nutrientes necessários ao crescimento saudável das árvores.