A principal delas é que o material que sobe do manto terrestre e acaba saindo pela boca do vulcão é uma rocha fluida de natureza basáltica que está a uma temperatura inferior à necessária para derreter a rocha por onde passa.
Logo, a lava nada mais é do que rochas em um estado semiderretido e em temperaturas altíssimas (que podem variar de 700 a 1.200 ºC). Devido à sua composição, a lava tem uma densidade cerca de três vezes maior do que a da água.
Antigamente pensava-se que a lava, ou fogo líquido, expelida pelos vulcões, viesse diretamente do núcleo terrestre. Mas hoje em dia sabe-se que não é bem assim. Através da cratera do vulcão a lava (mistura de rochas fundidas) é expelida para fora.
Uma vez na superfície, a lava esfria e se solidifica, formando diversos tipos de rochas ígneas, também conhecidas como rochas magmáticas. Ela possui diferentes tipos de acordo com sua composição química e temperaturas de erupção, que mudam sua viscosidade.
Se a lava de um vulcão é nada mais do que rocha derretida, isso significa que ela é recheada de minerais e metais que ultrapassaram seu ponto de fusão — passando do estado sólido ao líquido — nas altas temperaturas abaixo da crosta terrestre.
Lava (do italiano lava, derivado do latim labes: queda, declive ou penetrante) é a designação dada ao material geológico em fusão, com temperatura em geral entre os 600 °C e os 1250 °C, que um vulcão expele durante uma erupção.
São quase dois litros de lava. A medida que ele derrama, a água começa a ferver e de baixo para cima. já podemos vê la borbulhar. Para aumentar o aquecimento, ele resolve mergulhar o recipiente e, conforme afunda, libera se uma cortina de vapor, a água absorveu todo o calor da lava, levando ao resfriado.
O que acontece se a água entrar em contato com a lava?
A queda da lava a altas temperaturas na água pode também provocar explosões. Situação que se agrava se acontecer a abertura de uma fissura por onde a água entre em contacto com uma maior quantidade de lava. O resultado serão mais explosões e maior emissão de gases.
Na verdade, tipicamente, a lava tem alta densidade, e isso impediria que o corpo de uma pessoa mergulhasse imediatamente nela, como acontece quando alguém cai em uma piscina cheia de água. O indivíduo atingiria a superfície e provavelmente permaneceria ali, mas não por muito tempo!
Não. O Brasil, segundo os pesquisadores, tem vários sistemas vulcânicos no seu passado, mas todos estão extintos. "Na placa sul-americana não. Existem áreas do planeta que sim, mas não na placa sul-americana, mas isso em uma escala de milhões de anos", enfatiza o professor Machado.
O que acontece quando a lava de um vulcão cai no mar?
"Quando você se aproxima da área do mar onde a lava líquida está caindo, seu nariz e garganta começam a coçar, porque você está respirando os gases que evaporaram da água do mar que contém cloro, sulfatos…", diz. São gases que deixam temporariamente um cheiro desagradável nas áreas mais próximas.
Os países que possuem maior número de vulcões ativos são Chile, Japão, Indonésia, Estados Unidos (incluindo o Havaí) e Rússia. Esses países estão no Círculo de Fogo do Pacífico, área em que ocorrem mais atividades sísmicas e de vulcanismo.
O vulcão, geralmente com o formato de cone ou montanha, funciona como uma eficiente válvula de escape do magma que nada mais é que rocha fundida, e de gases que estão abaixo da crosta terrestre.
A distinção entre magma e lava resume-se à sua localização. Quando geólogos falam sobre magma, eles estão se referindo à rocha fundida ainda presa no subterrâneo. Se esta rocha fundida chegar à superfície e continuar fluindo como um líquido, ela será chamada de lava.
No Havaí, está localizado o maior vulcão ativo do mundo, o Mauna Loa. Com encostas largas e arredondadas, esta colossal estrutura geológica abrange uma área de mais de 5 mil quilômetros quadrados no arquipélago dos Estados Unidos.
Obviamente, o contato com o líquido quente provocaria queimaduras que fariam o corpo derreter e, consequentemente, levariam qualquer ser humano à morte. Entretanto, se levarmos a ciência ao pé da letra, as chances de que um corpo afundasse em meio à lava seriam quase nulas.
A mistura dos gases vulcânicos com os que são liberados pelo lixo poderia afetar a vida local e causar problemas de saúde na população. O enxofre, por exemplo, causa a névoa ácida, ou névoa vulcânica. Essa névoa pode causar problemas respiratórios e também afeta a biodiversidade terrestre, matando plantas.
Em princípio, todos os elementos que apresentam ponto de fusão inferior à temperatura da própria lava, estimada entre 800 °C e 1200 °C, são engolidos pelas correntes de lava e integrados em sua massa: casas, estradas, mobiliário urbano, instalações industriais e agrícolas, etc.
Como explica o Serviço Geológico do Brasil, a lava basáltica (um dos tipos de lava existentes e que é formado por 47 e 63% de sílica) atinge entre 1.000 a 1.200ºC de temperatura, e se desloca a uma velocidade que já chegou a ser medida em 100 km/h.
Sim, são os materiais termorresistentes, atualmente a fibra usada é o kevilar, uma fibra sintética muito resistente ao calor e ainda é muito leve, porém, é muito cara e por isso é usada apenas por cientistas em pesquisas cientificas controladas.
Só para se ter ideia do calor, a lava não é nada mais do que rochas derretidas. A parte externa da lava, ao entrar em contato com o ar mais frio, se torna mais densa e quase sólida, criando uma película. Entretanto, essa proteção pode ser facilmente destruída com a mais simples pressão, como a pisada de um pé.
Quando expelido por um vulcão, o magma perde alguns gases e compostos alcalinos e recebe o nome de lava. Para os geólogos, determinar os elementos presentes na rocha fundida é fundamental para compreender os aspectos físicos da substância.
Atualmente, a não existência de vulcões no Brasil deve-se ao fato de o nosso território encontrar-se em uma área continental das placas tectônicas, isto é, ele está mais afastado da zona de encontro entre uma placa e outra.
De forma simples, a lava é o magma que foi expelido das camadas mais profundas do planeta, como o interior da crosta terrestre ou o manto, e chegou à superfície através da erupção de um vulcão. Em alguns casos, a lava também pode ser liberada em zonas de distanciamento e encontro entre as placas tectônicas.