A resposta é que sim! Pesquisas já comprovaram que se você ingerir o suco de maracujá realmente ficará mais relaxado. Isso graças a compostos presentes na fruta, alcaloides e flavonoides, que atuam como tranquilizantes no nosso sistema nervoso central. Esses compostos estão mais presentes nas folhas do pé de maracujá.
Mas será que o suco de maracujá realmente dá sono? A resposta é não, apesar de estar associado ao relaxamento e ao sono por causa de suas propriedades calmantes. Esse efeito do maracujá está relacionado à presença de alcaloides da passiflora em suas folhas e flores, que são mais concentradas do que na polpa da fruta.
Mas muitas pessoas acreditam que tomar um suco de maracujá no meio de um dia de trabalho pode dar sono. Será verdade isso? A resposta é: não! Suco de maracujá não dá sono.
O maracujá possui um alcaloide natural que funciona como sedativo. Por isso, o consumo dessa fruta está associado a redução da agitação, insônia e ansiedade. A ingestão do maracujá relaxa o sistema nervoso central e por isso, induz a uma noite de sono tranquila e reparadora.
Benefícios do Maracujá - Acalma? Dá Sono? Abaixa Pressão? [DICAS e RECEITAS]
Qual parte do maracujá faz dormir?
Folhas e caules: têm substâncias que atuam no sistema nervoso central, causando o relaxamento tão característico do maracujá. Os elementos possuem ação semelhante aos potentes tranquilizantes, com exceção do maracujá-pérola, que fica no Cerrado e tem na polpa elementos calmantes.
O maracujá conta com baixo teor de sódio e um alto teor de potássio. Dessa maneira, a fruta e, consequentemente, seu suco funcionam muito bem no auxílio contra pressão alta.
Raramente podem ocorrer reações adversas como náuseas, vômitos, dor de cabeça e taquicardia. Doses excessivas poderão provocar sedação prolongada e estados de sonolência.
Álvaro Amaral explica: — Não existe um consenso, mas é seguro consumir até duas colheres de sopa por dia. O maracujá também pode ser consumido na forma de suco. Por exemplo, a ingestão de 100 ml de suco de maracujá por dia oferece todos esses benefícios.
Além de ser um calmante natural, a polpa da fruta é rica em vitaminas do complexo B e C, responsáveis entre outras coisas pela manutenção de nossa saúde mental e emocional. Veja a seguir como as propriedades do maracujá proporcionam benefícios para saúde e boa forma.
A casca do maracujá é rica em pectina, um tipo de fibra que aumenta a saciedade e ajuda a emagrecer, além de auxiliar no controle de doenças como diabetes e colesterol alto.
1. Suco ou chá de maracujá Um excelente remédio caseiro para acalmar – e até mesmo para dormir – é o famoso suco de maracujá. Por mais que seja uma receita bastante conhecida, muitos não percebem o quão benéfico o maracujá pode ser para uma boa noite de sono.
A camomila é conhecida por suas propriedades relaxantes e calmantes, o que pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade. A cidreira também tem propriedades calmantes e pode ajudar a melhorar a qualidade do sono. O maracujá é um excelente sedativo natural que pode ajudar a acalmar a mente e o corpo.
A resposta é que sim! Pesquisas já comprovaram que se você ingerir o suco de maracujá realmente ficará mais relaxado. Isso graças a compostos presentes na fruta, alcaloides e flavonoides, que atuam como tranquilizantes no nosso sistema nervoso central. Esses compostos estão mais presentes nas folhas do pé de maracujá.
Bananas. A fruta é rica em potássio, um mineral que é essencial para ter uma noite profunda de sono. Bananas também contêm triptofano e magnésio, fazendo com que essa fruta funcione como um sedativo natural.
Maracujá Outro alimento muito conhecido por suas propriedades propícias para uma boa noite de sono é o maracujá, uma rica fonte de antioxidantes flavonoides. A fruta conta com um antioxidante específico chamado apigenina, responsável efeitos redutores da ansiedade do maracujá e pela produção de um efeito calmante.
Por ser um alimento rico em vitamina C, ele possui grande ação antioxidante e deixa a pele jovem. Também possui vitaminas do complexo B, além de diversos minerais.
Reações alérgicas: Pessoas com alergias alimentares, especialmente a frutas cítricas, devem ter cautela ao consumir maracujá, pois há risco de reações alérgicas.
O suchá de maracujá é um excelente remédio caseiro para quem sofre de pressão alta, pois além de ser uma fruta deliciosa, o maracujá contém bastante cálcio e potássio que ajudam a regular a pressão arterial e a melhorar a circulação sanguínea.
Tanto as folhas, quanto as flores e a polpa do maracujá têm propriedades sedativas leves do sistema nervoso central, ajudando a combater a insônia e promovendo um sono mais tranquilo e revigorante. Veja como usar o maracujá para dormir.
Entre os seus possíveis benefícios no diabetes, destacam-se as suas ações hipoglicemiante e na resistência à insulina, além de efeitos anti-inflamatório e antioxidante, discutidos na presente revisão. Diante disso, os estudos demonstram uma ação interessante do maracujá em indivíduos com diabetes.
Quem sofre do coração pode tomar suco de maracujá?
Assim como a polpa de morango, a polpa de maracujá também conta com boa quantidade de potássio, mineral que auxilia a regular a pressão arterial. Ao mesmo tempo, aliado ao ferro e cobre, também presentes de forma significativa na composição, auxilia na melhora da circulação.