Como a Terra realiza o movimento de rotação – gira em torno do seu próprio eixo –, fica sempre com metade de sua superfície voltada para a Lua. Nessas regiões, o poder de atração gravitacional é maior, e as marés são altas.
Quando a Lua e a Terra estão alinhadas, a Lua exerce atração, no ponto mais próximo, sobre a água do mar. Em um determinado momento, quando se estiver "embaixo" da Lua, haverá maré alta. Cerca de seis horas mais tarde, a rotação da Terra terá levado esse ponto a 90° da Lua, e ele terá maré baixa.
O ciclo completo das marés, do momento de maré alta ao momento de maré alta seguinte, tem uma duração média de cerca de 12 horas e 25 minutos. Isso significa que ocorrem, em média, duas marés altas e duas marés baixas a cada 24 horas e 50 minutos.
A maré se enche por aproximadamente seis horas, até atingir seu ponto mais alto. Após chegar ao ápice, ela começa a descer e, por volta de seis horas depois, atinge o seu ponto mais baixo. Vale destacar que esse ciclo de sobe e desce da maré acontece o tempo inteiro, e quase sempre a cada seis horas.
À noite, os peixes maiores saem à caça e a maioria das espécies executa seus rituais de acasalamento, da cópula à desova. Algumas delas, inclusive, só podem ser vistas em um mergulho noturno, pois se escondem durante o dia: polvos e lagostas, por exemplo.
Esse “poder” da Lua é a força gravitacional que ela exerce sobre todos os objetos na Terra, mas, com a água, isso é muito mais visível. Quando a Lua gira em torno de nosso planeta, atrai a Terra para si – como se estivesse “puxando” – e essa atração provoca mudanças nos níveis das águas.
O aumento do nível do mar provocado pelo aquecimento global poderia chegar aos 2 metros de altura no final do século XXI. Esta subida dos oceanos deixaria milhares de quilômetros de costas sujeitas à mercê das inundações, comprometendo a segurança de 745 milhões de pessoas em todo o mundo.
Como o satélite tem uma órbita elíptica (circunferência plana e alongada, em vez de um círculo), a força gravitacional exercida comporta-se de acordo com a distância entre eles: Quando a Lua está no perigeu (ponto mais próximo da Terra), "a força da maré é 20% maior do que a média", explica a ESA.
Mares fechados, que não tem nenhum contato com os oceanos. Ex: Mar Morto e Cáspio. Mares abertos: que estão ligados aos oceanos, exemplo mar do Caribe. Mares interiores: tem uma conexão com o oceano através dos estreitos, ex: Mar Vermelho e Mar Mediterrâneo.
Lua nova. É quando apenas a face que não é voltada para a terra recebe incidência solar, sendo impossível de ser avistada. Além disso, é nessa fase que os 3 astros, sol, lua e terra se alinham e a atração gravitacional deles se somam, provocando a elevação das correntes marítimas e as tão conhecidas marés altas.
O recomendável é não entrar no mar de noite, já que de madrugada os salva-vidas não estão de plantão. Se for pular as sete ondas da sorte na entrada do ano novo, só entre no mar até a altura do joelho. Mais do que isso, você pode estar correndo risco.
Esse fenômeno se dá por meio de forças gravitacionais que o Sol e a Lua exercem sobre a Terra. Existem dois tipos de marés: alta ou preamar e baixa ou baixa-mar. Quando as águas oceânicas avançam, dizemos que a maré é alta e quando recuam, é a maré baixa. Esse fenômeno ocorre em períodos de cerca de 6 horas.
Recomendamos não banhar-se no mar no período noturno. Você fica invisivel ao guarda-vidas e a todas as pessoas e se precisar de ajuda não haverá ninguém.
Porque pela manhã a brisa sopra do mar para a praia?
Durante o dia, o ar sobre a superfície da terra fica mais quente do que sobre a superfície do mar, portanto a brisa sopra do mar para a terra e é chamada de brisa marítima.
O contraste térmico se acentua. Assim, o ar frio do mar que é mais denso avança em direção aos locais em que a temperatura está mais alta com o ar menos denso. Isso explica o vento do fim de tarde e do começo de noite. Há também a questão da pressão atmosférica que, assim como a temperatura, também tem um gradiente.
Essa é a chamada maré alta ou preamar – que é o nível máximo das marés. Depois de aproximadamente 12 horas da maré mais alta, quando a Lua direciona-se para o lado oposto da Terra, o mar parece recuar, fazendo a faixa de areia ficar mais larga.
As marés negras são acidentes ambientais causados pelo derramamento de grandes quantidades de petróleo no oceano. Esse petróleo forma uma camada espessa na superfície da água, prejudicando a vida marinha, ecossistemas costeiros e a pesca.
Não tem segredo para saber que horas a maré está alta. É fundamental saber quando foi a última maré baixa e contar 6 horas depois. O ciclo da maré é equivalente a 6 horas, sendo assim, tudo que você precisa fazer é observar esses momentos cíclicos ou consultar uma tábua de maré da região em que você estiver navegando.