A menstruação marrom ou escura, também chamada de menstruação borra de café, quando em pouca quantidade, é normal e geralmente não indica problemas de saúde. Durante o ciclo menstrual, a coloração e o volume do sangue podem sofrer alterações.
Quando a menstruação está saindo preta, o que significa?
O sangue em contato com o oxigênio entra em oxidação e escurece. Esse processo pode ser notado tanto em um ferimento na pele quanto durante a menstruação, principalmente nos últimos dias. Na maioria das vezes, isso não indica um problema de saúde.
Sangue preto: apesar de ser comum dentro do ciclo menstrual, o sangue enegrecido também pode indicar a presença de um corpo estranho no canal vaginal, como um absorvente interno ou um preservativo que foi esquecido ali dentro. Nesses casos, vem acompanhado de coceira, ardência e dor.
Quando devo me preocupar com a cor do sangue da menstruação?
Secreção cinza ou esbranquiçada é sinal de que algo deve ser verificado pelo seu ginecologista! Sangramento acinzentado pode indicar infecção bacteriana. Outros sinais de infecção podem incluir febre, dor, coceira, e forte odor.
quais são os motivos de o sangue ficar preto? Amores, os motivos para ter sangue preto na menstruação podem ser vários, para falar a verdade. O mais comum é que seja um sangue que oxidou por ter ficado mais tempo dentro do útero até ser expulso — seja nos dias iniciais ou finais do período menstrual.
Você sabe qual a causa do seu escape? Sangramento vaginal tipo borra de café?
Porque o sangue da menstruação sai preto?
Geralmente, esse sangramento amarronzado acontece pela fisiologia do corpo de algumas mulheres. Isso porque, nos primeiros e nos últimos dias do ciclo menstrual, o fluxo sanguíneo é menor, por isso a cor escura, podendo durar entre 1 a 3 dias.
O que significa quando o sangue está muito escuro?
Em sangue retirado da veia (sangue venoso) o nível de oxigênio cai para próximo de 60%, e os 40% da parte desoxigenada o deixa com a cor vermelho cornalina ou vermelho escuro. Porém, se a pessoa não bebe água adequadamente, ou está desidratada, o sangue se torna mais escuro ainda.
A menstruação marrom ou escura, também chamada de menstruação borra de café, quando em pouca quantidade, é normal e geralmente não indica problemas de saúde. Durante o ciclo menstrual, a coloração e o volume do sangue podem sofrer alterações.
No final da menstruação, o sangue pode ser marrom escuro ou preto e ter uma consistência mais espessa. Esse é o sangue que demorou mais tempo para sair do endométrio e foi oxigenado, por isso tem uma cor mais escura do que o sangue mais fresco e vermelho vivo (1,8).
No entanto, quando a "menstruação" escura acontece nas fases finais da gravidez ou é acompanhada por outros sintomas como dor abdominal, do no ombro, tontura ou cansaço excessivo, pode ser indicativo de gravidez ectópica ou aborto.
Nestes casos, a menstruação além de escura também é mais prolongada, podendo demorar mais de 7 dias para acabar. Em caso de suspeita deve-se ir ao ginecologista para que ele possa observar, pedir exames e indicar os antibióticos que poderá tomar, ou outra forma de tratamento, como a cirurgia, por exemplo.
O sangue é um fluido viscoso, levemente alcalino (pH, 7,4), cuja cor varia de vermelho brilhante a vermelho-escuro e que corresponde a aproximadamente 7% do peso do corpo. O volume total do sangue de um adulto médio é de cerca de 5 L, e ele circula por todo o corpo, dentro dos limites do sistema circulatório.
Nos primeiros dias a menstruação normalmente possui um tom de vermelho vivo. Em seguida, o sangramento se torna mais intenso e pode ser mais escuro e mais grosso.
O sangue grosso é um desequilíbrio do fluxo sanguíneo do sangue, que pode surgir devido a deficiência ou excesso de proteínas que participam da coagulação sanguínea, ou aumento de proteínas ou células, como imunoglobulinas ou glóbulos vermelhos, por exemplo, fazendo com que o sangue fique mais espesso do que o normal.
Na maioria dos casos, o sangramento de escape apresenta uma cor diferente do vermelho vivo período menstrual, podendo ser mais puxado para o marrom ou ainda num tom cor de rosa. Além disso, trata-se de um sangramento bem leve, podendo ser só uma manchinha que você percebe na roupa íntima ou no papel higiênico.
Pode aparecer em sua roupa íntima ou, se você usar uma, em seu absorvente íntimo. A cor do sangramento durante a menopausa pode variar de claro (cinza-rosado) a marrom ou até mesmo se assemelhar a um período regular.
Este tipo de sangramento vaginal fora do período menstrual, também chamado de spotting, é considerado normal quando acontece após exames ginecológicos ou mudança de contraceptivo, não sendo necessário tratamento e não indicando qualquer problema de saúde.
Corrimento rosa – Esse é um indício característico do começo da gravidez. O corrimento cor-de-rosa é um vestígio de sangue causado pela entrada do espermatozoide no óvulo e pelo seu deslocamento até o útero.
É muito normal que a menstruação sofra alterações em sua coloração e em seu volume durante a vida reprodutiva e no ciclo menstrual. Pode iniciar com um fluxo que aparenta uma borra de café, depois um sangramento mais intenso e viscoso, e, por fim, uma quantidade bem pequena de sangue.
O que pode ser um sangramento escuro fora do período menstrual?
Sangramento vaginal fora do período menstrual podem ocorrer por vários motivos: desde uma simples troca de anticoncepcional, passando por lesões no colo do útero, até razões mais sérias, como um câncer.
O ginecologista do HCor explicou que os pedacinhos de pele presentes em alguns ciclos menstruais são apenas resquícios endométrios. A menstruação nada mais é do que o resultado de um processo de “descarte” de endométrio que não serviu de “alimento” para um ou mais óvulos fecundados durante o período de ovulação.