A minhoca é um verme anelado, pois o seu corpo é constituído por cento e cinquenta anéis separados internamente por septos. A minhoca é revestida por uma cutícula de brilho iridiscente, com pequeno número de sedas por segmento.
A minhoca-da-terra é um animal invertebrado, sem patas, e pertencente ao Filo dos Anelídeos. Caracterizam-se pelo seu corpo cilíndrico, alongado e dividido em anéis. Podem medir até 30 cm de comprimento e têm a capacidade de regenerar partes do seu corpo.
As minhocas são animais pertencentes ao filo do Anelídeos, na verdade são espécies de vermes evoluídos, ou seja, o seu corpo é segmentado e apresenta anéis externamente. Desse forma não há uma diferença entre vermes e minhocas, porque ambos representam a mesma coisa.
Muitas pessoas têm a ideia de que as minhocas possam ser bichos peçonhentos, mas é o contrário: são limpas e não transmitem doenças, e ainda podem ser usadas em sua casa sem causar problemas.
Ja viu isso no SEU BANHEIRO? Verme Tubifex | Pidobiologia
Quantos anos vive uma minhoca?
O tempo de vida de uma minhoca varia entre dez e 12 anos. Entretanto, no ambiente selvagem, as minhocas costumam viver no máximo até uma ou duas estações do ano devido à sua suscetibilidade a uma ampla gama de predadores.
Esse verme, sim, é capaz de se dividir por fissão – e cada metade se regenera até formar um novo ser. A tradicional minhoca de jardim, porém, não chega a tanto. Ela também tem uma incrível capacidade de regeneração. Mas, se cortada ao meio, apenas a metade que ficar com a boca vai se transformar em uma nova minhoca.
O esterco bovino é o alimento preferido pelas minhocas, mas já existem muitas pesquisas onde foi estudada a estabilização de diferentes materiais orgânicos, como aparas de jardim, restos industriais o ROD e até mesmo o lodo de esgoto.
Na maioria das vezes, a verminose é contraída através da ingestão de água ou alimentos contaminados. Normalmente, os ovos desses vermes são ingeridos, e eles se desenvolvem no hospedeiro. No entanto, é possível que vermes entrem no organismo por algum corte. Estes já são mais desenvolvidos que os ovos.
Por que a minhoca não consegue viver acima do solo?
As minhocas possuem uma pele fina e delgada, são animais frágeis, eles precisam absorver líquidos pela pele e se manter sempre hidratado. Caso a minhoca fique em solo seco ou na superfície por muito tempo, ela irá desidratar, além de poder ser predada mais facilmente.
Adentra o organismo na forma de microscópicos ovos, junto com alimentos ou água contaminados. Quando ainda é uma larva, viaja pelo corpo até chegar ao intestino delgado, onde cresce, se reproduz e libera os filhotes junto com as fezes. Pés descalços são as portas de entrada do bicho.
Carne, laticínios e alimentos processados: Minhocas não digerem bem produtos de origem animal, como carne e laticínios, além de alimentos altamente processados. Alimentos oleosos ou gordurosos: Evite alimentos muito gordurosos, pois eles podem causar problemas de decomposição e atrair pragas.
As minhocas realizam o que chamamos de fecundação cruzada, com cada indivíduo se colocando na posição inversa à do outro. Na fecundação cruzada, ambos os indivíduos recebem espermatozoides. Nesse tipo de reprodução, há a troca de espermatozoides, os quais são colocados na espermateca do outro indivíduo.
À noite, as minhocas saem da galeria para se alimentar e reproduzir; por isso, diz-se que têm hábito noturno. O hábito noturno, bem como a presença de uma camada de muco na pele, são adaptações que evitam o ressecamento visto que seu tegumento precisa estar úmido para que se processe a respiração.
As minhocas consomem os resíduos orgânicos, que passam no seu trato digestivo e então se transformam em húmus. O húmus é muito rico em nutrientes para as plantas, e também em bactérias e microrganismos.
Pelo que se sabe, é impossível manter aberto um grande buraco de minhoca por tempo suficiente para passar por ele, pois a quantidade de energia necessária para isso seria absurdamente grande. É possível que buracos de minhoca microscópicos não desapareçam tão rapidamente.
Aí vem a pergunta: por que isto acontece? A resposta é simples! Porque as condições de criação não estão satisfatórias às minhocas, conforme deveriam. O substrato para alimentação das minhocas deve passar pelo processo de compostagem.