A venda da The Body Shop pela Natura foi impulsionada pela necessidade da empresa brasileira de reduzir custos após a pandemia. O conglomerado vendeu a marca de beleza australiana Aesop para a L'Oréal em abril por US$ 2,5 bilhões como parte dos esforços para reduzir a alavancagem.
A venda da TBS foi feita como parte de um esforço da Natura para melhorar sua estrutura de capital e responder às cobranças do mercado por mais rentabilidade.
Vendida pela primeira vez em 2006 por pouco mais de US$ 800 milhões para a empresa de cosméticos e cuidados pessoais L'Oréal, a marca foi abandonada por muitos clientes devido à percepção de traição aos seus valores fundamentais.
Em meados de novembro, a firma de private equity Aurelius anunciou que havia adquirido da Natura a marca britânica de beleza The Body Shop, em um acordo de R$ 1,25 bilhão dos quais R$ 563 milhões seriam pagos em cinco anos.
A Natura vendeu a operação da The Body Shop por 207 milhões de libras (cerca de R$ 1,2 bilhão) para a Aurelius. O acordo envolveu ainda um possível earn out de 90 milhões de libras (cerca de R$ 521 milhões). Para comparação: em 2017, a Natura pagou R$ 5,5 bilhões para adquirir a marca que até então pertencia à L'Oréal.
Natura vende The Body Shop por R$ 1,2 bilhão; Bruno Meyer analisa
É verdade que a Natura comprou a Avon?
Para recapitular o vaivém de estratégias: a Natura comprou a Avon, que era listada na bolsa de Nova York, em 2019; absorveu essa operação, transformando os papéis em ADS do grupo consolidado na Nyse em janeiro de 2020, mantendo sua listagem na B3.
Fundada em 1969 por Antônio Luiz Seabra, Guilherme Leal e Pedro Passos, hoje está presente no Brasil, Argentina, Chile, Colômbia, México, Peru, França, Estados Unidos e Malásia, além de outros 63 países indiretamente. Natura Cosméticos S.A.
A Natura comprou a Avon em 2020 e se tornou o quarto maior grupo de beleza do mundo, com as marcas The Body Shop e Aseop. Desde então, vem se desfazendo de marcas e busca recuperar o valor da Avon.
O termo “Body Shop” no contexto de Tecnologia da Informação refere-se a uma prática de terceirização em que uma empresa contrata profissionais especializados em TI por meio de uma empresa intermediária ou consultoria.
O QUE ACONTECEU COM A NATURA? Segundo a empresa, a queda se deu devido aos “desafios" na The Body Shop, que teve problemas na cadeia de abastecimento; e na Avon International, afetada pelo aumento de despesas. As empresas caíram, respectivamente, 8,4% e 9,9% na receita.
Qual a comunidade que está no Brasil e faz parte da The Body Shop?
Pioneira na prática do comércio justo, desde 1987 negocia com pequenos agricultores, artesãos tradicionais e cooperativas rurais dos quatro cantos do mundo as melhores matérias-primas para os seus produtos. Duas dessas comunidades, inclusive, encontram-se no Brasil (Soja e Babaçu).
Primeiro passo fora do País na estratégia de construção de uma plataforma global de marcas de cosméticos, a Aesop entrou no radar do Natura em 2012, com a compra de uma fatia minoritária, por US$ 71,6 milhões.
1970. essa rede começou a ser tecida numa pequena loja na Rua Oscar Freire, tendo como matéria prima duas paixões: a de criar produtos cosméticos comprometidos com a verdade e a de valorizar as relações, ponte poderosa de empatia.
A Natura realiza pesquisas de mercado para analisar a aceitação de seus produtos por parte dos clientes, além disso, busca sempre aprimorar o que já existe e trabalhar conforme as tendências, tendo todo o cuidado de atender da melhor forma o seu consumidor.
A Natura ocupa o 6º lugar do mundo entre as maiores companhias, com um faturamento anual de US$ 3,67 bilhões. A novidade foi a presença de O Boticário, estreante na lista, que apareceu na 17ª colocação, com US$ 1,23 bilhões em faturamento anual.
Em janeiro de 2020, a Natura concluiu a compra da Avon, em um acordo de cerca de US$ 2 bilhões, que criou, na época, o quarto maior grupo de cosméticos e beleza do mundo.
O fundador da Natura também é proprietário da Bresco, empreendimento voltado para locação de escritórios, hotéis e armazéns. Antônio Luiz Seabra e religião são dois assuntos que também ganham o noticiário. Sua crença espírita também é um dos fatores pelos direcionamentos da empresa.
A venda da The Body Shop pela Natura foi impulsionada pela necessidade da empresa brasileira de reduzir custos após a pandemia. O conglomerado vendeu a marca de beleza australiana Aesop para a L'Oréal em abril por US$ 2,5 bilhões como parte dos esforços para reduzir a alavancagem.
O “inferno astral” da empresa brasileira se dá por uma combinação de endividamento elevado, em razão da captação que a Natura fez para comprar a Avon, em 2020, e pelo ciclo de baixa no mercado de consumo de cosméticos do Brasil e dos Estados Unidos.
Desde então a The Body Shop tornou-se uma empresa retalhista global que serve mais de 30 milhões de clientes em todo o mundo, emprega 22.000 pessoas e opera em mais de 3 000 lojas em mais de 60 países.
A Natura &Co vendeu para a Goodman Brasil, gestora de ativos imobiliários, a antiga fábrica da Avon, na sequência do plano de integração das operações da marca com as estruturas da Natura. Por isso, a partir de 2024, a produção migrará de “forma gradual” para as plantas da Natura em Cajamar.
Principal acordo na direção de fincar definitivamente os pés da Natura no mercado global, a compra da Avon foi anunciada em maio de 2019 e concluída dois anos depois, em uma transação de aproximadamente US$ 2 bilhões.