O Carnaval foi inserido no calendário católico para indicar a véspera da Quarta-Feira de Cinzas, o início do período de abstinência de carne que dura 40 dias entre os católicos. Dessa forma, a festa marca o período de liberdade que antecede a Quaresma, culminando na Sexta-Feira Santa, dois dias antes da Páscoa.
o jejum de Jesus no deserto ocorreu durante 40 dias; o dilúvio do qual Noé sobreviveu também levou 40 dias e 40 noites; a travessia do deserto por Moisés e os hebreus ocorreu em 40 anos.
Depois da folia, durante 40 dias, cristãos voltam olhares à Páscoa, celebração em memória à ressurreição de Jesus Cristo. Fim do carnaval e início da Quaresma, a Quarta-feira de Cinzas é um dia de transição entre a folia e o período de “preparação” para a Páscoa, na tradição cristã.
O Carnaval, nos países cristãos, é comemorado 47 dias antes do dia da Páscoa, mas está relacionado também com antigos rituais pagãos. O carnaval é comemorada sempre 47 dias antes da Páscoa. Ouça o texto abaixo! A comemoração do Carnaval está subordinada, nos países cristãos, à data da Páscoa.
A Quarta-feira de Cinzas cai no dia 5. A data da comemoração muda a cada ano porque acompanha a Páscoa, que não tem dia fixo. A Igreja Católica determinou que Páscoa acontece no primeiro domingo depois da primeira lua cheia do equinócio de março. No ano que vem, este o Domingo de Páscoa cai no dia 20 de abril.
Por que a data do Carnaval é móvel e o que a Páscoa tem a ver com isso?
Porque o Carnaval é 40 dias antes da Páscoa?
O Carnaval foi inserido no calendário católico para indicar a véspera da Quarta-Feira de Cinzas, o início do período de abstinência de carne que dura 40 dias entre os católicos. Dessa forma, a festa marca o período de liberdade que antecede a Quaresma, culminando na Sexta-Feira Santa, dois dias antes da Páscoa.
O critério estabelecido para definir a data de celebração da Páscoa foi o seguinte: a Páscoa seria celebrada no primeiro domingo depois da primeira Lua cheia que acontece após o equinócio da primavera (Hemisfério Norte) e equinócio de outono (Hemisfério Sul).
Basicamente o carnaval significa isso. Tendo lido o texto bíblico acima, de Romanos 8, entendemos que o cristão não deve participar do Carnaval, pois este tem valores contrários aos ensinamentos da Palavra de Deus. Carnaval é festa da carnalidade. A sensualidade é exaltada nas ruas e a imoralidade sexual é praticada.
O Carnaval acontece 47 dias antes da Páscoa. Logo o Carnaval pode acontecer de 4 de fevereiro a 9 de março. Corpus Christi acontece 60 dias depois da Páscoa. Logo Corpus Christi pode acontecer de 21 de maio até 24 de junho.
Como as fases da Lua não mudam sempre nos mesmos dias todos os anos, a data da Páscoa também muda. Ela é comemorada sempre no primeiro domingo depois da primeira Lua cheia após o equinócio da primavera — ela pode ocorrer entre os dias 22 de março e 25 de abril.
Na Quarta-feira de Cinzas (e também na Sexta-feira Santa) a tradição católica diz que se deve fazer jejum e não comer carne. Isso já existe há muitos anos e tem como intuito fazer com que os fiéis se identifiquem com o sacrifício de Jesus, se privando de uma coisa de que gostam, neste caso, a carne.
A Páscoa é uma comemoração que surgiu na tradição judaica em memória da libertação do povo hebreu da escravidão no Egito. Na tradição hebraica, a festa aconteceu porque Javé enviou uma ordem para que Moisés repassasse aos hebreus.
Para manter a fidelidade ao simbolismo do número 40. Esse número que indica um tempo necessário de preparação para algo novo que vai chegar: 40 dias e quarenta noites do dilúvio (Gn 7,4.12);
Chegou o ano 41 e Deus o chamou para ajudar a resgatar Israel. Moisés escalou a montanha por 40 dias. No 41º dia, ele recebeu os Dez Mandamentos. Os israelenses vagaram pelo deserto por 40 anos.
Sua aparição final ocorreu quarenta dias após a ressurreição, quando Jesus ascendeu ao céu, onde ele está com o Pai e o Espírito Santo até o dia do seu retorno.
O medo da quaresma é uma delas, e encontra seu ápice na Sexta-Feira Santa, o dia da crucificação. O temor é tanto que se espalha ao longo de todos os 40 dias, criando um período de interditos – que já foram seguidos com mais rigor. Não se poderia dançar, namorar ou até rir, pois seria tripudiar do sofrimento de Jesus.
Em 325 d.C, a Igreja Católica realizou o Concílio de Niceia, que determinava 40 dias de preparação para a Páscoa. Assim, Quaresma passou a seguir, portanto, o “modelo” da “A Tentação de Cristo”, período em que Jesus Cristo passou 40 dias em jejum no deserto.
Isso porque a data tem a ver com o calendário católico, que tem como base as fases da lua. Em 2024, por exemplo, a Semana Santa terá início no dia 23 de março com o Domingo de Ramos, data da entrada de Jesus em Jerusalém, e fim no domingo de Páscoa, no dia 31 de março.
Algumas lideranças religiosas alertam seus fiéis para evitarem essas comemorações para não acabarem sendo tentados a usar o evento para se entregar ao excesso de bebidas e luxúria, o que por consequência acaba em pecado.
A relação dos evangélicos com o Carnaval, historicamente, nunca foi das mais próximas, de um modo geral. Algumas igrejas entendem o Carnaval como símbolo de pecado e, por isso, acreditam que a festa não deveria ser frequentada, explica o pastor e doutor em ciências da religião Kenner Terra.
Hoje pagão, o festejo já foi considerado dia religioso pela Igreja Católica. O carnaval teria tido suas primeiras raízes na Antiguidade, entre o Egito e a Grécia, em uma comemoração popular que vibrava com a chegada da primavera. A festa marcava o fim do longo inverno e suas vegetações mortas.
Assim, durante o Concílio de Niceia, ficou decidido que a data da Páscoa seria determinada pela seguinte estrutura: A data da Páscoa é celebrada no primeiro domingo após a primeira Lua cheia que ocorre depois do equinócio de primavera/outono.
Para celebrar o milagre, a procissão anual foi marcada para 60 dias após a Páscoa, já que, na quinta-feira que antecede a data, Jesus Cristo teria instituído a Santíssima Eucaristia durante a última ceia.
Por que o domingo foi escolhido para comemorar a Páscoa?
Por isso, o dia da páscoa é o mais importante. O dia que celebramos a vitória do Senhor, o dia que nós celebramos a ressurreição. O domingo é o dia do Senhor, porque foi quando Jesus ressuscitou.