A placa para bruxismo é um dispositivo oral, feita exclusivamente pelo dentista, que impede o contato deletério entre os dentes. Ela também é conhecida como placa miorrelaxante porque relaxa os músculos mastigatórios, que estão por trás dos ciclos noturnos ou diurnos de ranger e apertar os dentes.
Devido a fricção que ocorre, as placas de silicones podem rasgar mais facilmente e por ser macia, a placa de silicone pode estimular o apertamento dos dentes e aumentar o bruxismo. Além disso, o uso prolongado da placa de silicone para bruxismo pode causar mau hálito.
Alívio: como a placa de bruxismo reduz os sintomas
Uma maneira de avaliar se a placa está funcionando é observar se ela está contribuindo para a redução dos sintomas do bruxismo. Isso inclui a diminuição da dor facial, das dores de cabeça, do desgaste nos dentes e da tensão na mandíbula.
Segundo o profissional, a placa de bruxismo quando iniciada e confeccionada da maneira correta tende a causar incômodos mínimos. Por esse motivo, ele reforça: “é importante procurar um especialista em DTM para um diagnóstico correto e condução do tratamento”.
Qual a durabilidade da placa para bruxismo confeccionada em acrílico? Em indivíduos que a utilizam diariamente, o tempo médio de vida das placas para bruxismo é de 2 anos.
O mais recomendável é que ela seja utilizada durante o sono. Entretanto, nos períodos de surto do distúrbio ou quando este é do tipo severo, a placa também pode ser utilizada durante o dia, concomitante ao seu uso noturno.
Para limpá-la, utilize uma escova dentária macia – com uso exclusivo para seu dispositivo – embebecida apenas em água corrente. Após, é só secá-la cuidadosamente com uma toalha para que ela esteja pronta novamente para uso.
A moldeira de clareamento é feita a partir de um molde da arcada, para que a colocação seja perfeita e não machuque. O material usado é o silicone. A recomendação é utilizar diariamente, por um tempo determinado, de acordo com o produto indicado, para bons resultados.
Quanto tempo a placa dura? A duração da placa de bruxismo pode variar dependendo do tipo de placa, da frequência de uso e da gravidade do caso de bruxismo. As placas de mordida de uso noturno, feitas sob medida pelo dentista ou cirurgião dentista, geralmente duram de 1 a 3 anos.
Dicas para limpeza da placa anti bruxismo. A água não limpa a placa anti bruxismo, mas beber bastante água durante o dia pode prevenir o crescimento excessivo de bactérias.
Também conhecida como placa de mordida ou miorrelaxante, a placa de bruxismo é um dispositivo móvel que se ajusta perfeitamente sobre a superfície do seu sorriso tanto na região superior ou inferior.
O acessório deve ser escovado com sabonete ou detergente neutro, que limpa sem causar arranhões ou atrito no objeto. Além do produto, também podem ser usados limpadores para próteses antibacterianos - nesse caso, a placa deve ficar imersa por alguns minutos na solução.
A placa rígida, confeccionada em acrílico ou policarbonato, é uma estrutura resistente que não apresenta deformações durante o uso. Com um ajuste mais preciso, que não se altera com o tempo de uso, é a mais utilizada e também a mais indicada no tratamento a longo prazo do bruxismo.
Esta, por sua vez, poderá ser tanto de acrílico quanto de silicone. O preço médio da placa de acrílico é de R$ 500,00 enquanto a de silicone custa em média R$ 250,00.
Nos primeiros dias é normal sentir desconforto que tende a diminuir à medida que o paciente se acostuma com a placa de bruxismo. Caso não diminua, é aconselhável retornar ao dentista para testar e verificar a placa e, se necessário, ajustá-la. Para limpá-la, basta escovar com escova e pasta de dente após o uso.
Estudos também afirmam que o consumo excessivo de cafeína, álcool, fumo ou o uso frequente de drogas também pode aumentar a frequência do bruxismo, tanto durante o dia quanto durante a noite. Além disso, o refluxo também pode favorecer o bruxismo.
O benefício imediato do uso da placa de bruxismo é a proteção dos dentes. Ela envolve a arcada dentária evitando o contato entre os dentes superiores e os inferiores. Assim, ainda que aconteçam os movimentos e a sobrecarga de força, a dentição não sente essas agressões e sua estrutura é preservada.
Qual a diferença entre placa de bruxismo e placa miorrelaxante?
A placa de bruxismo, também chamada de placa de mordida ou placa miorrelaxante, é uma peça que ajuda as pessoas que sofrem com bruxismo a controlar os efeitos da doença, já que essa condição se manifesta de maneira involuntária.
O apertamento dos dentes é considerado um tipo de bruxismo. Em geral as pessoas com bruxismo podem apresentar fraturas dentais, aumento das doenças de gengiva, sensibilidade e problemas articulares.
Prevenção de estresse: Uma das principais causas de bruxismo é ansiedade, portanto, o seu dentista pode aconselhá-lo a utilizar um ou mais métodos de relaxamento em casa, como meditação ou, em alguns casos, aconselhamento de um profissional, para você relaxe e pare de apertar sua mandíbula.
Praticar técnicas de relaxamento, como meditação, yoga e exercícios de respiração, pode reduzir o estresse e aliviar a pressão na mandíbula. Pratique atividade física regularmente: fazer exercícios regularmente diminui o estresse e a tensão muscular, prevenindo o bruxismo.