O que acontece quando a prata entra em contato com o gelo?
Um teste comum envolve o uso de um ímã: a prata não é magnética e não será atraída por ele. Além disso, você pode realizar o teste do gelo: se um cubo de gelo derreter rapidamente ao ser colocado sobre a peça, é provável que ela seja prata genuína.
Teste do gelo: A prata gera mais calor do que todos os outros metais. Então pegue dois cubos de gelo, coloque um cubo de gelo em cima da joia que quer testar e outro ao lado, em cima de qualquer superfície neutra, se o cubo de gelo que está sob a prata derreter mais rápido que o outro a prata é verdadeira.
Verifique o selo de autenticidade: se for prata legitima, terá o selo garantindo o seu valor. Se for aço, não terá esse selo. Use um ímã: a maioria dos tipos de aço são magnéticos, o que significa que o ímã será atraído pelo objeto. Ao contrário da prata, que não é magnética.
prata tem a marcação novecentos e vinte e cinco, que geralmente fica aí no fecho da sua joia. O teste da lixa, esse é um método infalível pra você descobrir se é. prata original ou falsa. Busca lixar em uma parte um pouco visível, pois se caso o produto for banhado, não vai ficar com aspecto danificado.
O que é a PRATA? Como a PRATA é encontrada? Conheça as PROPRIEDADES da PRATA.
Como fazer teste de prata em casa?
A prata gera mais calor do que todos os outros metais. Então pegue dois cubos de gelo, coloque um cubo de gelo em cima da joia que quer testar e outro ao lado, em cima de qualquer superfície neutra, se o cubo de gelo que está sob a prata derreter mais rápido que o outro a prata é verdadeira.
Tem como saber se a prata é verdadeira? A resposta é sim, e existem vários testes para saber se a prata é verdadeira. Mas antes de realizar qualquer procedimento, recomendamos procurar, em suas joias, uma marcação (como “925” ou 950”), pois esta é uma forma de os fabricantes garantirem a legitimidade da sua joia.
O gelo pode ajudar a identificar ouro autêntico devido à sua densidade. O ouro é um metal denso, então, quando uma joia é colocada em gelo, ela deve esfriar rapidamente e permanecer fria por mais tempo do que uma joia de metal menos denso. Isso pode ajudar a indicar se a joia é de ouro autêntico.
A prata pura, ou prata 1000, é pouco utilizada por sua fragilidade. Dessa forma, a prata 950, por ser mais pura, pode sofrer um pouco mais com o desgaste.
Deixe seus acessórios de prata de molho em um recipiente de vidro com vinagre branco – a quantidade suficiente para cobrir a peça por 15 minutos. Depois disso, tire a peça e escove com uma escovinha de dentes de cerdas macias para retirar a sujeira.
Como acontece com qualquer metal precioso, a prata pode sofrer oxidação (que é quando a jóia fica escurecida) por conta de elementos químicos presentes no suor, ingestão de medicamentos, maresia, ou por ficar muito tempo guardada mesmo. É um processo natural.
Em antigas civilizações, o uso de joias em prata indicava posição social elevada e status, além da crença de que a prata poderia afastar energias ruins e ainda promover a cura. Ou seja, acreditava-se que as joias em prata tinham um poder maior.
A prata é considerada um amuleto poderoso, nos protegendo de energias negativas. A prata tem sido reverenciada há séculos como um poderoso condutor de energia.
A prata 950 é mais pura e mais maleável, sendo assim, torna-se mais difícil fabricar certos tipos de peças com ela. Por possuir mais metal precioso, tem valor mais alto. Já a prata 925, apesar de possuir um pouco menos de prata em sua composição, possui um custo mais acessível e é mais dura.
A prata genuína não é magnética, portanto, um teste simples que você pode fazer é usar um ímã. Se a joia for atraída pelo ímã, é um sinal de que pode não ser de prata pura. A prata autêntica não será atraída pelo ímã devido à sua falta de propriedades magnéticas.
Teste a oxidação. A prata autêntica é suscetível à oxidação, o que resulta na formação de uma pátina escura. Realize um teste de oxidação esfregando suavemente uma parte da peça com um pano macio. Se houver alguma mudança de cor para um tom escuro, é provável que a prata seja genuína.
O ouro branco tem um tom branco prateado, por vezes um leve tom amarelo, enquanto a prata tem um tom mais acinzentado. Lembre-se, porém, que a prata pode oxidar com o tempo e escurecer se não for devidamente cuidada e limpa. Marca de pureza: Procure marcas ou carimbos nas suas joias.
Um teste simples de fazer é utilizando imã. Como a prata não é um metal magnético, ela não pode reagir na presença do imã. Para facilitar, utilize um imã forte que permita identificar algum possível movimento do metal suspeito.
Coloque 200 ml de água, 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio e a peça de prata dentro de uma panela. Assim que começar a ferver, desligue o fogão e deixe a mistura agir por alguns minutos na peça. Quando a água estiver morna, retire a prataria, enxágue e seque-a bem.
Embora seja um metal nobre, a prata é submetida à oxidação natural quando entra em contato com certos elementos como o suor e o enxofre. Isso acontece porque a prata sofre reação, principalmente ao enxofre e acaba formando uma camada de sulfeto que possui coloração escura, escurecendo consequentemente a prata.
A prata, é um metal com alta condutividade térmica, em contato com gelo, faz com que ele derreta muito mais rápido. Quanto maior a joia, mais rápido gelo vai derreter.
Então, o padrão geralmente utilizado é o 925 (925 partes de prata para 75 partes de outros metais), o que torna o material mais adequado para o manuseio e resistente.
É essa gradação de pureza que define o que é a prata 925. Ela recebe o implemento de outros metais porque a prata 100% pura costuma ser um material muito maleável e sensível, inadequado para o uso ornamental em joias, por ser facilmente riscada, manchada e entortada.