Porque a seguradora recusa a fazer o seguro?

Uma seguradora pode se negar a oferecer seguro auto quando achar que a proteção do veículo não é vantajosa para ela. Isso costuma acontecer quando o veículo está sob grande risco de sofrer colisão, por exemplo.
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Quando a seguradora pode negar o seguro?

1- Quando o segurado mente alguma informação na proposta ou declaração do seguro; 2- Quando o perfil indicado na apólice não corresponde à verdade. Ex: Quando o segurado omite que outras pessoas se utilizam do veículo, no caso de um seguro automotivo; 3- Quando houver mudança de perfil durante a vigência do contrato.
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Por que não consigo fazer o seguro do meu carro?

Conheça os motivos que podem levar uma seguradora a se recusar fazer o seguro do seu carro. Chassi remarcado, documentação irregular, idade do carro, não aprovação na vistoria, segurado com carteira suspensa.
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Quando o seguro é negado?

Ter o seguro negado significa que, por determinado motivo, a seguradora negou o pagamento da indenização ao segurado/beneficiário. Podemos citar a não cobertura do risco, sinistro dentro do prazo de carência, doença pré-existente, atraso das parcelas (inadimplência) como os motivos mais comuns de pagamentos negados.
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O que impede de fazer seguro de carro?

O que impede de fazer seguro de carro?
  1. Não ser aprovado na vistoria;
  2. Veículos com chassi remarcado;
  3. Veículos com emplacamento e documentação irregulares;
  4. Veículos com mais de 15 anos de uso;
  5. Veículos que saíram de linha;
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Por quê a seguradora recusou fazer meu seguro automóvel?

O que a seguradora investiga?

Apuração de dados. Nesta fase inicial, ocorre a coleta e avaliação de informações sobre o sinistro. A seguradora investiga se o evento está coberto pela apólice, examinando documentos e circunstâncias que levaram ao incidente. Em alguns casos, pode ser necessária a realização de perícia especializada.
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O que reprova na vistoria do seguro?

Quebras, rachaduras, trincados, entre outras irregularidades nos vidros do veículo podem comprometer a aprovação na vistoria cautelar. Além disso, as películas de proteção, ou insulfilm, devem ser instaladas seguindo as regras do Código de Trânsito Brasileiro. Elas não podem ser muito escuras, nem do tipo refletivas.
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Em quais situações o seguro não cobre?

Também não são cobertos desenhos, plantas, projetos, itens de informática, nem o reparo de danos a armas ou munições, sejam elas quais forem. O seguro não cobre dinheiro que, por ventura, possa estar guardado em casa, seja ele em moeda, título de crédito ou cheque.
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Porque a seguradora pede croqui?

A solicitação de um croqui pela seguradora geralmente ocorre quando há a necessidade de uma investigação mais detalhada do sinistro. Ele fornece uma representação visual dos eventos que ocorreram, permitindo uma análise mais precisa e completa do incidente.
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Em que caso a seguradora não paga?

Entre os motivos para seguradora não pagar sinistro, está o fato de o sinistro ter ocorrido em uma situação em que você estava descumprindo a lei. Por exemplo, vamos supor que você bateu o seu carro enquanto estava em uma corrida ilegal. Ou que você sofreu um acidente de carro enquanto dirigia bêbado.
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Quem tem nome sujo não pode ter seguro de carro.?

Não é necessário ter o nome limpo para fazer seguro de carro. As seguradoras podem até cobrar um valor maior na apólice de seguro para pessoas com o nome sujo, mas ter o nome negativado não é impedimento para assinar uma apólice de seguro.
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Faz seguro com nome sujo?

Sim. A seguradora não pode recusar o seguro em caso de nome sujo, mas pode optar por fazer com que o valor da apólice aumente. Essa medida ocorre porque a seguradora avalia o seu risco de inadimplência e também busca se resguardar financeiramente.
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O que é sinistro negado?

O sinistro negado é uma situação que ocorre quando a seguradora se recusa a fazer o pagamento da indenização ao segurado após um evento coberto pela apólice.
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Porque meu carro não foi aceito no seguro?

Condições do veículo

Veículos reprovados pela vistoria, geralmente, não são aceitos, principalmente os que sofreram batidas graves, que causaram danos estruturais. Isso porque, a chance deles apresentarem problemas mecânicos é muito maior.
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Qual o prazo em que uma seguradora pode recusar uma proposta de seguro?

A aceitação da proposta de seguro está sujeita à análise de risco pela seguradora, a qual poderá recusá-la dentro do prazo de 15 quinze dias a contar do seu recebimento, mediante comunicação formal e expressa ao proponente, seu representante legal ou corretor de seguros, sob pena de se caracterizar a anuência tácita à ...
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O que acontece se eu não aceitar a proposta da seguradora?

5. A seguradora possui discricionariedade para recusar ou não a contratação, desde que informe o futuro segurado, em caso de recusa, no prazo de 15 quinze dias após o recebimento da proposta, sob pena de aceitação tácita. 6.
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O que a seguradora analisa?

Avaliação de Risco

Eles consideram fatores como: – Para seguros de vida ou saúde: idade, histórico médico, estilo de vida, ocupação, etc. – Para seguros de propriedade: localização, condição do imóvel, histórico de sinistros, medidas de segurança implementadas, entre outros.
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O que fazer quando a seguradora nega?

Se a seguradora alegar que o sinistro não está coberto pelo seguro contratado, o segurado pode pedir uma revisão da decisão e, caso a recusa persista, pode ingressar com uma ação judicial para requerer o pagamento do sinistro.
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O que a seguradora avalia?

Isso pode envolver a avaliação de danos materiais, custos médicos, perda de renda e outros fatores, dependendo do tipo de sinistro. O objetivo é garantir que o seguro seja compensado de forma justa e adequada.
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Pode acionar o seguro com o IPVA atrasado?

Posso fazer seguro com IPVA atrasado? Sim, você pode fazer seguro com IPVA do carro atrasado. Esse é um imposto sobre propriedade e o não pagamento dele não serve como impedimento para a contratação de um seguro veicular.
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Quanto tempo a seguradora tem para analisar o sinistro?

Uma norma de 2004 da Superintendência de Seguros Privados (Susep) já prevê o prazo máximo de 30 dias para pagamento da indenização. Esse texto permite às seguradoras, no caso de dúvida fundada, pedirem documentação complementar e, assim, o prazo é suspenso.
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O que o sinistro cobre?

A maioria dos seguros só cobre sinistros no país de origem. Vale dizer que as apólices incluem uma variedade de serviços adicionais: guincho, descontos em estacionamento, táxi emergencial, troca de pneus, chaveiro, carro reserva e até reparos na residência e help desk para computadores, entre outros itens.
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O que o seguro olha na vistoria?

Nesse serviço, é realizada uma avaliação sobre o estado de conservação do veículo e a sua situação legal. Alguns itens de identificação são analisados, como etiquetas adesivas, numeração de vidros, eixos, motor e câmbio — esse último sendo capaz de comprovar a originalidade do veículo.
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O que é analisado na vistoria do seguro?

A vistoria é realizada pela seguradora antes da assinatura do contrato do seguro e do início do período de vigência. Ao longo desse processo de investigação pela seguradora, é feita a análise dos documentos do veículo, estado de conservação e presença de acessórios e equipamentos.
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Qual o valor do laudo cautelar?

Em geral, o custo de um laudo cautelar no Brasil varia entre R$150,00 e R$400,00. Vale ressaltar que esse documento não é obrigatório e, se solicitada a sua realização, o custo deve ser arcado pelo vendedor, que é quem tem interesse em mostrar a qualidade do que está vendendo.
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