O que aconteceu com a Starbucks no Brasil? Pandemia, inflação e juros elevados foram as razões manifestadas pela operadora da Starbucks no Brasil para a crise que abateu a SouthRock Capital.
O que está acontecendo com a Starbucks no Brasil? A Starbucks no Brasil faz parte do grupo SouthRock, que é dono também do empório Eataly, do restaurante TGI Friday's e de lojas em aeroportos. No final de outubro, a empresa entrou com um pedido de recuperação judicial alegando dívidas de R$ 1,8 bilhão.
Juros altos, inflação persistente, cardápio com preços elevados e uma concorrência cada vez maior fizeram o grupo pedir proteção após somar dívidas de R$ 1,8 bilhão. O pedido de recuperação judicial negado pela Justiça no início da noite desta quarta-feira.
A companhia apontou que a crise econômica e a pandemia da Covid-19 foram os fatores que derrubaram seus lucros. Em 2020, a SouthRock teve queda de 95% nas vendas. Em 2021, a queda foi de 70%.
O motivo são as dívidas estimadas em cerca de R$ 1,8 milhão. Além disso, a própria Starbucks Coffee International pediu rescisão da licença da South Rock, em função da inadimplência da empresa brasileira com suas obrigações, como, por exemplo, o pagamento de royalities pelo uso da marca.
STARBUCKS FALIU NO BRASIL? TÁ GERAL SAINDO DO PAÍS, E AGORA?
Por que os Starbucks estão fechando?
A Starbucks Coffee Internacional Inc. comunicou no dia 13 de outubro o rompimento do contrato de licenciamento com a SouthRock por falta de pagamento, o que levou ao fechamento de algumas unidades da cafeteria no país. Apesar disso, o grupo diz que segue operando a marca no Brasil.
O que aconteceu com a Starbucks no Brasil? Pandemia, inflação e juros elevados foram as razões manifestadas pela operadora da Starbucks no Brasil para a crise que abateu a SouthRock Capital.
Dona do Burger King avança para operar a Starbucks no Brasil. Em comunicado ao mercado, a Zamp afirma que acertou os contratos com a Starbucks Corporation para assumir o desenvolvimento da rede de cafés no Brasil. Operação está sujeita à conclusão da aquisição da "NewCo".
O nome da empresa foi inspirado pela personagem Starbuck do livro Moby Dick, assim como um campo de mineração no Monte Rainier, Starbo ou Storbo. Seu logotipo apresenta uma sereia com duas caudas.
O SouthRock é um grupo empresarial que atua no desenvolvimento de marcas de alimentos e bebidas no Brasil. Fundada em 2015, a busca expandir marcas globais e locais alinhadas à sua missão e valores. O grupo é dono de marcas importantes como Starbucks, Subway e Brazil Airport Restaurants.
Basicamente, do dia para a noite a Coca Cola se torna uma forte concorrente de Starbucks, McCafe e JDE. Apesar de pouco conhecida no Brasil, a Costa é a segunda maior rede de cafeterias do mundo.
A Starbucks fechou o ponto no Minas Shopping em 30 de outubro. A dívida acumulada, conforme consta na ação, é de R$ 109.804,49. O contrato de aluguel da empresa com o centro de compras tinha prazo de dez anos, de 19 de outubro de 2021 a 18 de outubro de 2031.
A operadora de redes de fast food Zamp anunciou nesta quinta-feira (6) a compra da operação brasileira de lojas da rede de cafeterias norte-americana Starbucuks por R$ 120 milhões, segundo ata do conselho de administração da empresa divulgada ao mercado.
Os clientes vêm boicotando as empresas ocidentais no Oriente Médio pelo que consideram como empresas que apoiam ou têm vínculos com a guerra de Israel em Gaza. O relatório de lucros mais recente da Starbucks não atendeu às expectativas, em parte devido às vendas mais fracas na região.
A SouthRock, que opera a Starbucks no Brasil desde 2018 e está em recuperação judicial, aceitou a oferta não vinculante para os ativos da cafetaria no país.
Atualmente, o investimento para abrir uma franquia do Starbucks gira em torno de R$ 500 mil, com prazo de retorno do investimento estimado entre 24 e 36 meses. É importante destacar que esse valor pode variar a depender de diversos fatores, como a localização da loja, o tamanho e os custos específicos da região.
A imagem na logo da Starbucks é uma sereia de duas caudas. Uma figura mítica que sempre esteve associada à sedução de marinheiros que se arriscavam singrando as águas do Pacífico. Mais uma referência ao famoso livro. A ideia era que a imagem transmitisse a sedução que o café representa para quem adora seu sabor.
As cafeterias da Starbucks tornaram-se numa referência para os apreciadores de café de todo o mundo. Por que insistem eles na Starbucks? Porque podem contar sempre com um serviço genuíno, uma atmosfera acolhedora e uma incrível xícara de café, torrado por especialistas e preparado de forma enriquecedora.
Hoje a marca Starbucks no Brasil é operada pela SouthRock, que entrou em recuperação judicial em 12 de dezembro do ano passado, com dívidas de R$ 1,8 bilhão. Na recuperação judicial estão outras marcas da empresa: T.G.I.
A Zamp, empresa proprietária das marcas Burger King e Popeyes no Brasil, está prestes a concluir o acordo para ser a nova gestora da rede de cafeterias Starbucks no Brasil. De acordo com notícia do Brazil Journal, a Starbucks internacional escolheu a Zamp para operar sua marca no território brasileiro.
Segundo os advogados, as dívidas crescentes e os prejuízos gerados desde a pandemia resultaram em restrição no acesso ao crédito, o que impede a operação normal da empresa.
Na última terça-feira, 31, a empresa entrou com um pedido de recuperação judicial alegando dívidas de R$ 1,8 bilhão. Segundo a companhia, a crise econômica no Brasil resultante da pandemia, a inflação e a permanência de taxas de juro elevadas agravaram os desafios do negócio.