A hipótese Gaia foi elaborada pelo cientista inglês James Lovelock no ano de 1979, e fortalecida pelos estudos da bióloga norte-americana Lynn Margulis. Essa hipótese foi batizada com o nome de Gaia porque, na mitologia grega, Gaia era a deusa da Terra e mãe de todos os seres vivos.
A palavra Terra tem origem germânica e significa “o solo”. Terra plana? Não, não. A Terra é redonda, o que já foi comprovado por diversas fotos feitas do espaço por astronautas ou sondas.
Gaia, Geia ou Gé (em grego: Γαία, transl.: Gaía), na mitologia grega, é a Mãe-Terra, como elemento primordial e latente de uma potencialidade geradora imensa.
Ela é uma das divindades primordiais, o que significa que existia antes mesmo dos deuses olímpicos, como Zeus, Hera e Apolo. Gaia é frequentemente retratada como a personificação da Terra, a própria mãe de todos os seres vivos. A mitologia grega descreve Gaia como uma entidade poderosa e criativa.
Mãe gaia Deusa da terra, mãe geradora de todos os deuses e criadora do planeta, gaia é também conhecida por geia, gaea ou gê. Nascida do caos, foi a ordenadora do cosmos, acabando assim com a desordem e a destruição em que aquele se encontrava, criando a harmonia.
O sistema Gaia mantém, de acordo com a teoria, uma série de variáveis ambientais constantes numa escala global (por exemplo, temperatura, composição química atmosférica, pH e salinidade dos oceanos etc.), ou seja, uma homeostase planetária que conservaria as condições do planeta Terra adequadas para a vida.
Porque Gaia foi escolhida para nomear o planeta Terra?
Nosso planeta, o terceiro da fila no Sistema Solar, se chamava Gaia, entidade titânica grega que representa a terra. Aí, os romanos escolheram batizá-lo em homenagem à deusa Terra, geradora de todos os deuses. A inspiração foi a fertilidade do planeta.
Gaia, a segunda divindade primordial segundo a mitologia grega, surgiu apenas depois de Caos, representando a Terra. Com uma enorme potencialidade geradora, Gaia gera pontos, montanhas e seu principal filho e posterior esposo, Urano. Com Urano, que representa os céus, Gaia tem vários filhos.
A hipótese Gaia sugere também que os seres vivos são capazes de modificar o ambiente em que vivem, tornando-o mais adequado para sua sobrevivência. Dessa forma, a Terra seria um planeta cuja vida controlaria a manutenção da própria vida através de mecanismos de feedback e de interações diversas.
Gaia, explica Rodrigo Petronio, é o "conceito que conduz todas as conferências" e tem uma influência direta do pensador James Lovelock. "A ideia básica de Lovelock na teoria Gaia é que Gaia seria um sistema, mas um sistema que tem uma espécie de auto-organização extremamente sofisticada, nuançada e instável.
Na mitologia grega o mundo foi feito pelo Caos. Ele vivia num ambiente de trevas, vazio, sem nada, então resolveu criar Gaia, a Mãe Terra, Eros (o amor), Nyx (a noite), e o Tártaro (profundezas da terra). Gaia, por sua vez, criou Urano, que representava o céu.
Os gregos a nomearam o planeta de Gaia, entidade titânica que representa a terra. Já os romanos escolheram a palavra Telo para representar a Terra. O nome atual tem mais de mil anos, é de origem germânica e significa “solo”.
O Planeta Terra, também conhecido como mundo, planeta azul ou planeta água, tem cerca de 70% da sua superfície coberta por água. A existência dessa substância em seu estado líquido, juntamente à presença do oxigênio e a capacidade de reciclar gás carbônico fazem da Terra um planeta com características únicas.
Ele vem do latim terra, que já continha os diversos significados que a palavra mantém ainda hoje na maioria das línguas: chão, solo, território, região de origem e nação, além de dar nome ao nosso planeta. A fonte está no radical ters (enxuto, seco), termo usado pelos latinos em oposição a mare (mar).
O nome Gaia tem origem grega e está associado à personificação feminina da Terra na mitologia grega. Gaia é considerada a mãe primordial, responsável pela criação e fertilidade da natureza. O nome Gaia carrega consigo um forte vínculo com a natureza e sua essência vital.
Gaia é frequentemente retratada como a personificação da Terra, a própria mãe de todos os seres vivos. A mitologia grega descreve Gaia como uma entidade poderosa e criativa. Ela desempenhou um papel fundamental na criação do mundo e deu origem a muitos dos deuses e criaturas mitológicas.
Surgiu do vazio eterno dançando e girando sobre si como se fosse uma esfera de rotação. “Gaia foi uma das primeiras divindades a habitar o Olimpo, nasceu imediatamente depois do Caos. Tal como Caos, gaia possuía uma natureza forte e sem intervenção masculina gerou sozinha Urano (o Céu), as Montanhas e Mar.
O seu nome tem origem Inglesa e Germânica. Existem, claro, centenas de outros nomes em outras línguas. Na mitologia Romana, a deusa da Terra era Tellus - o solo fértil (Grécia: Gaia, terra mater - Mãe Terra).
Deusa da Terra, Mãe geradora de todos os deuses e criadora do planeta, Gaia é também conhecida por Geia, Gaea ou Gê. Nascida do Caos, foi a ordenadora do Cosmos, acabando assim com a desordem e a destruição em que aquele se encontrava, criando a harmonia.
Legenda da foto, A hipótese entende a Terra como um "organismo vivo". Ela foi considerada por mais de quatro décadas uma das teorias mais belas (e criticadas) da ecologia.
Uma equipe de cientistas liderada por Sasha Hinkley, da Universidade de Exter, identificou o primeiro exoplaneta diretamente observado pela missão Gaia, da Agência Espacial Europeia. Ele orbita a estrela HD 206893, a cerca de 130 anos-luz da Terra — e, curiosamente, parece realizar fusão nuclear em seu interior.
O que é a hipótese de Gaia que defende que a Terra está viva?
As características singulares da Terra levaram Lovelock a desenvolver a hipótese Gaia, na qual se propõe que a biosfera atua como um sistema de controle adaptativo, mantendo a Terra em homeostase. Ele também passou a considerar a Terra análoga aos seres vivos, freqüentemente qualificando-a como um ser vivo.
O que é o Software Gaia? O GAIA é um software do SOGI desenvolvido para realizar toda a gestão dos aspectos e impactos ambientais da organização, correlacionados à legislação aplicável.