Porque a tribo de Levi foi escolhida para ser sacerdote?
Em Êxodo 32, após o pecado do bezerro de ouro, os levitas se juntaram a Moisés na punição dos idólatras, demonstrando uma lealdade inabalável a Deus. Deus, então, os escolhe para o serviço do santuário como um sinal de sua dedicação e pureza espiritual (Êxodo 32:26-29).
Porque os levitas foram escolhidos como sacerdotes?
Resposta: Originalmente, os filhos primogênitos eram para ter sido os sacerdotes da nação judaica, que serviriam no Tabernáculo e no Templo, e atuariam como líderes espirituais. Quando D'us poupou o primogênito judeu durante a Praga dos Primogênitos no Egito, Ele os “adquiriu” e os designou para este papel especial.
Porque a tribo de Levi foi separada para o sacerdote?
A tribo de Levi foi separada por Deus para executar responsabilidades específicas com relação ao serviço do templo. A. A tribo de levi tornaram-se os representantes dos Senhor e receberam a responsabilidade de cuidar da Casa do Senhor.
Porque apenas os homens da tribo de Levi poderiam ser ordenados como sacerdotes?
Apesar de todos os homens da tribo de Levi terem sido dedicados ao serviço de Deus, somente os descendentes de Arão poderiam ser sacerdotes. Somente eles tinha a honra e responsabilidade de executar os sacrifícios.
Quem são OS LEVITAS e Os Sacerdotes? - Curiosidades Bíblicas na Árvore Genealógica da Tribo de Levi
Porque Deus separou os levitas para o serviço no Santuário?
Veremos que Deus escolheu e separou uma única tribo, a de Levi, para a adoração e o serviço no Tabernáculo. Ser escolhido para tal função era um privilégio, uma honra, mas também uma grande responsabilidade e abnegação já que os descendentes de Levi não teriam herança como às demais tribos.
Porque a tribo de Levi não adorou o bezerro de ouro?
Os israelitas não fizeram o bezerro de ouro por ignorância, mas por serem 'inclinados ao mal' (ver Êxodo 32:22), pois sabiam os Dez Mandamentos e haviam prometido que fariam 'todas as palavras, que o Senhor tem falado' (Êxodo 20; 24:3–4)” (Ellis T.
Quando Josué conduziu os israelitas na terra de Canaã, os levitas foram a única tribo israelita que recebeu cidades, mas não foram autorizados a ser proprietários de terra "porque o Senhor Deus de Israel é sua herança" (Deuteronômio 18:2).
Em primeiro lugar vemos que a tribo de Levi não tinha nada de especial em relação às outras tribos de Israel. Tanto os membros dessa tribo como os membros das demais tribos eram homens de dura cerviz e coração endurecido.
O nome Levi tem origens bíblicas e hebraicas. Na Bíblia, Levi é um dos filhos de Jacó e Lia, sendo, portanto, um dos doze filhos que formam as tribos de Israel. O nome Levi é frequentemente associado ao verbo hebraico "lavah", que significa "unir" ou "associar".
Atualmente, entre os judeus ainda há descendentes de Levi. Mas os levitas já não podem realizar todas as funções descritas no Antigo Testamento porque o templo foi destruído em 70 d.C. No Novo Testamento, Jesus instituiu uma nova ordem. Agora, todo cristão é dedicado a Deus e chamado para O servir (1 Pedro 2:9).
“Os sacerdotes levitas e todos os outros membros da tribo de Levi não receberão propriedades como as demais tribos de Israel. Por isso, eles terão como alimento parte das ofertas queimadas para o SENHOR. Eles não terão herança entre os seus irmãos, porque o SENHOR é a herança deles, como lhes prometeu.
Os levitas, ao servirem no templo, facilitavam essa conexão, guiando o povo na adoração e no cumprimento das leis divinas. Eles desempenhavam um papel crucial na manutenção da santidade e da ordem prescritas por Deus para o seu povo.
Então disse: — Somente levitas podem carregar a arca da aliança porque foram eles que o SENHOR Deus escolheu a fim de carregá-la e para servi-lo para sempre. Então Davi chamou todo o povo de Israel a Jerusalém a fim de trazer a arca da aliança para o lugar que ele havia preparado para ela.
O sumo sacerdote era o líder máximo espiritual, os sacerdotes intermediavam entre Deus e o povo, enquanto os levitas auxiliavam nas tarefas para o culto.
Eles obedecem às tuas leis e cumprem a tua aliança. Eles ensinarão todas as tuas leis ao povo, queimarão incenso na tua presença e no teu altar oferecerão sacrifícios. Ó Deus, abençoa a tribo de Levi e faze com que ela seja cada vez mais forte. Que tudo o que eles fazem seja agradável a ti!
À tribo de Levi, porém, Moisés não deu porção alguma de terra como herança, pois o SENHOR, o Deus de Israel, havia prometido que ele próprio seria sua herança.
“O propósito de minha aliança com os levitas era dar vida e paz, e foi o que lhes dei. Para isso, era necessário que me temessem, e eles demonstraram grande temor por mim e reverência por meu nome. Transmitiram ao povo a verdade das leis que receberam de mim.
Apesar de não terem direito à herança, pois a sua herança é o Senhor, a tribo de Levi tinha o direito devido aos sacerdotes, da parte do povo, que oferecem sacrifícios, seja de gado ou rebanho, de cereais, do vinho e do azeite.
As famílias da tribo de Levi, porém, não foram contadas com as outras, pois o SENHOR tinha dito a Moisés: “Não inclua a tribo de Levi no recenseamento nem os conte com os demais israelitas.
Porque os levitas foram escolhidos para ministrar ao Senhor?
Para os cristãos, ser levita é exercer um dom de Deus, é uma vocação exercida muito além do ato de cantar. O canto do levita é um ato de louvor e adoração, que chega ao trono do Pai. Dessa forma, quando um levita louva, ele o faz de coração, e por isso sente a presença de Deus.
— O sacerdote não deverá tocar num morto porque, se fizer isso, ficará impuro. Mas poderá tocar no cadáver do pai ou da mãe, ou de um filho, ou de um irmão, ou de uma irmã solteira.
Ao escolher a tribo de Judá como veículo da Promessa Messiânica, Deus cumpriu suas promessas feitas aos patriarcas, desde Abraão até Davi. Essa escolha não é apenas uma questão de linhagem, mas um detalhe importante do plano divino para a redenção da humanidade.
Moisés era filho de Amram e Jocabed, da tribo de Levi, uma das 12 tribos que diziam ser descendentes de Abraão. Temeroso de que a população de hebreus estivesse crescendo demais, o faraó egípcio ordenou que todos os bebês hebreus do sexo masculino fossem mortos.