Ao contrário das outras tribos de Israel, os levitas não receberam herança territorial na terra prometida. Sua porção era o próprio Deus (Nm 18.20), que ordenou que 48 cidades fossem separadas para eles, juntamente com pasto suficiente para o seu gado.
Quando da conquista de Canaã, a tribo de Levi foi a única a não receber parte da terra, mas receberam cidades isoladas, situadas nas regiões de todas as outras tribos. A tribo de Levi foi separada por Deus para executar responsabilidades específicas com relação ao serviço do templo.
Porque Deus separou os levitas para o serviço no Santuário?
Veremos que Deus escolheu e separou uma única tribo, a de Levi, para a adoração e o serviço no Tabernáculo. Ser escolhido para tal função era um privilégio, uma honra, mas também uma grande responsabilidade e abnegação já que os descendentes de Levi não teriam herança como às demais tribos.
As famílias da tribo de Levi, porém, não foram contadas com as outras, pois o SENHOR tinha dito a Moisés: “Não inclua a tribo de Levi no recenseamento nem os conte com os demais israelitas.
QUEM FOI LEVI NA BÍBLIA: A HISTÓRIA DE LEVI, FILHO DE JACÓ
Porque a tribo de Levi foi amaldiçoada?
Quando Josué conduziu os israelitas na terra de Canaã, os levitas foram a única tribo israelita que recebeu cidades, mas não foram autorizados a ser proprietários de terra "porque o Senhor Deus de Israel é sua herança" (Deuteronômio 18:2).
Atualmente, entre os judeus ainda há descendentes de Levi. Mas os levitas já não podem realizar todas as funções descritas no Antigo Testamento porque o templo foi destruído em 70 d.C. No Novo Testamento, Jesus instituiu uma nova ordem. Agora, todo cristão é dedicado a Deus e chamado para O servir (1 Pedro 2:9).
— O sacerdote não deverá tocar num morto porque, se fizer isso, ficará impuro. Mas poderá tocar no cadáver do pai ou da mãe, ou de um filho, ou de um irmão, ou de uma irmã solteira.
Qual foi a única tribo que não adorou o bezerro de ouro?
Os israelitas não fizeram o bezerro de ouro por ignorância, mas por serem 'inclinados ao mal' (ver Êxodo 32:22), pois sabiam os Dez Mandamentos e haviam prometido que fariam 'todas as palavras, que o Senhor tem falado' (Êxodo 20; 24:3–4)” (Ellis T.
Levi teve 3 filhos, dos quais nasceram as famílias da tribo de Levi: Gérson, Coate e Merari. Da linhagem de Coate nasceram Moisés e Arão. Os descendentes de Levi formam a Tribo de Levi.
"Circuncidado ao oitavo dia, da linhagem de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; segundo a lei, fui fariseu; segundo o zelo, perseguidor da igreja; segundo a justiça que há na lei, irrepreensível. Mas o que para mim era ganho reputei-o perda por Cristo.
À tribo de Levi, porém, Moisés não deu porção alguma de terra como herança, pois o SENHOR, o Deus de Israel, havia prometido que ele próprio seria sua herança.
O SENHOR Deus disse a Moisés: — Separe os levitas dos outros israelitas e purifique-os. Para purificá-los, faça o seguinte: borrife sobre eles a água da purificação. Eles devem rapar todo o corpo e lavar as suas roupas. Assim, ficarão purificados.
“O propósito de minha aliança com os levitas era dar vida e paz, e foi o que lhes dei. Para isso, era necessário que me temessem, e eles demonstraram grande temor por mim e reverência por meu nome. Transmitiram ao povo a verdade das leis que receberam de mim.
— Os levitas me abandonaram juntamente com o resto do povo de Israel, e adoraram ídolos, e por isso estão sendo castigados. Eles podem me servir tomando conta dos portões e fazendo os serviços do Templo; podem matar os animais que o povo traz como ofertas para serem completamente queimadas e como sacrifícios.
O pecado do bezerro de ouro ocasionou, portanto, a transferência das responsabilidades sacerdotais, inicialmente desempenhadas pelos primogênitos[1], por causa da semelhança de função, para os levitas. E depois para os descendentes de Aarão, os sacerdotes, "Cohen", que permaneceram fiéis ao monoteísmo.
Entre os descendentes mais célebres da tribo de Levi estão Moisés, Arão e seus filhos. Arão, irmão de Moisés, foi o primeiro sumo sacerdote, e seus filhos continuaram seu legado sacerdotal (Êxodo 28:1).
Mas estas são as que vocês não poderão comer: a águia, o urubu, a águia-marinha, o açor, o falcão de qualquer espécie, o corvo, segundo a sua espécie, o avestruz, a coruja, a gaivota, o gavião de qualquer espécie, o mocho, o íbis, a gralha, os pelicanos, o abutre, o corvomarinho, a cegonha, a garça de qualquer espécie, ...
O Samaritano usou de misericórdia, não porque o abandonado fosse um amigo, um superior ou um poderoso, mas porque se encontrou com um homem, na circunstância, um “fragilizado”. O sacerdote e o levita recusam o encontro com o “ferido” e, ao contrário, do Samaritano que o aceita e o busca.
“Os sacerdotes levitas e todos os outros membros da tribo de Levi não receberão propriedades como as demais tribos de Israel. Por isso, eles terão como alimento parte das ofertas queimadas para o SENHOR. Eles não terão herança entre os seus irmãos, porque o SENHOR é a herança deles, como lhes prometeu.
Ocorre que na conquista das terras a tribo de Manassés ficou dividida, parte dela ocupou o oriente do rio Jordão, sendo assim, foi chamada de Manassés Oriental e a outra parte ocupou o ocidente do rio.