As principais causas são: hiperplasia prostática benigna (próstata aumentada ou obstrutiva), estenose de uretra (estreitamento do canal urinário), estenose de colo vesical (bexiga que não se abre corretamente) e hipocontratilidade detrusora (bexiga que não contrai adequadamente).
Se a pessoa não puder urinar, os médicos imediatamente inserem um tubo de borracha fino na bexiga (cateter urinário) para remover a urina retida e fornecer alívio. A causa da retenção urinária é tratada. Os medicamentos que podem causar a retenção urinária são interrompidos sempre que possível.
Antes de mais nada, o fluxo de urina fraco pode ser causado por uma série de fatores. Nesse sentido, os mais comuns incluem: Hiperplasia prostática benigna: é uma condição que afeta muitos homens mais velhos, em que a próstata aumenta de tamanho. Assim, pode pressionar a uretra, o que dificulta a eliminação da urina.
A oxibutinina é um remédio para incontinência urinária que tem efeito direto na musculatura da bexiga, aumentando a sua capacidade de armazenamento, sendo indicado para adultos com dificuldade para reter a urina, urgência urinária ou bexiga neurogênica.
Quando a pessoa não consegue urinar O que pode ser?
As principais causas são: hiperplasia prostática benigna (próstata aumentada ou obstrutiva), estenose de uretra (estreitamento do canal urinário), estenose de colo vesical (bexiga que não se abre corretamente) e hipocontratilidade detrusora (bexiga que não contrai adequadamente).
As técnicas de biofeedback, electrostimulação e ou de estimulação de nervos periféricos podem ser uma ajuda muito importante em algumas destas situações. Existem ainda exercícios específicos – conhecidos como Exercícios de Kegel – que podem ser executados em casa, contraindo e descontraindo os músculos pélvicos.
Em homens e mulheres, a retenção pode ser provocada pela presença de pedras do trato urinário, por inflamação grave da uretra, por estenose uretral e até mesmo pela presença de um objeto estranho inserido na uretra ou por uma formação tumoral na bexiga ou nas vias urinárias.
O que causa a dificuldade para urinar? De fato, a dificuldade para urinar pode ser causada por diversos fatores que englobam desde o uso de medicamentos, até doenças mais graves como o câncer de próstata. Em geral, as causas podem ser não apenas físicas, mas também psicológicas, neurológicas ou infecciosas.
“O jato urinário mais fraco pode acontecer em mulheres também, mas é muito mais comum nos homens. Nestes, a redução do fluxo urinário geralmente vem do crescimento da próstata, embora também possa ocorrer em pessoas com estreitamento da uretra”, afirma Dr. Fuganti.
Tratamento: O tratamento da incontinência urinária por esforço é basicamente cirúrgico, mas exercícios ajudam a reforçar a musculatura do assoalho pélvico. Para a incontinência urinária de urgência, o tratamento é com medicamentos e fisioterapia.
No entanto, algumas ervas e plantas possuem ação mais forte, é o caso do hibisco, da salsinha, da cavalinha e do dente-de-leão. Eles são ótimas opções no tratamento de infecção urinária e podem ser consumidos todos os dias, mas com moderação. Caso seja de sachê, uma vez por dia.
A massagem na região do baixo ventre onde fica localizada a bexiga por conta do aumento da pressão pode aumentar os sintomas de urgência e frequência urinária.
Uma boa dica é inclinar-se para frente para comprimir o abdômen e colocar pressão sobre a bexiga para ajudar a esvaziá-la completamente. Além disso, antes de sair de casa tente esvaziar sua bexiga ao máximo mesmo que não esteja com vontade de ir ao banheiro.
Beber em média 2 litros de água durante o dia. Também é possível, com orientação médica ou de nutricionista, ingerir bebidas com ação diurética, como chá verde, hibisco, cavalinha, carqueja e erva-doce, pois auxiliam a diluir a urina e aumentar a excreção urinária.
O tratamento para bexiga baixa pode ser feito com mudanças no estilo de vida, com perda de peso, deixar de fumar, combater a prisão de ventre, além da fisioterapia, exercícios pélvicos, indicados pelo fisioterapeuta, ou através de cirurgia, nos casos mais graves, quando a bexiga chega até a entrada da vagina ou passa ...
Definição. A retenção urinária é definida como a incapacidade de esvaziar a bexiga completamente ou parcialmente. Sofrer de retenção urinária significa que você pode ser incapaz de iniciar a micção, ou se você é capaz de começar, você não consegue esvaziar completamente a bexiga.
Uma das causas mais frequentes é devido a obstrução no trato urinário, na maioria das vezes causada pela presença de pedras nos rins. Ainda assim, a retenção urinária pode estar ligada à inflamação ou constrição da uretra, uso de medicamentos, alterações neurológicas, câncer de próstata ou de útero, entre outros.
Quando vou urinar saí devagar mas tenho que fazer força para sair todo o xixi não tenho ardência nem dor e faço bastante xixi O que pode ser?
O que pode ser? Isto parece ser o que chamamos de obstrução Infra-vesical ao fluxo da urina. Pode ser melhor avaliado pelo urologista através de exame físico detalhado, anamnese completa e se for conveniente exames complementares como Urofluxometria e Urodinâmica, Ultrassom, Uretrocistografia, Uretrocistoscopia, RMN.
Remédios como oxibutinina, tolterodina e propantelina relaxam os músculos da bexiga e ajudam a preenchê-la. Estes são conhecidos como antiespasmódicos ou anticolinérgicos e atuam bloqueando o neurotransmissor causando espasmos involuntários dos músculos da bexiga.
Estou com muita vontade de urinar mas sai pouca quantidade?
Se você sente ardência ao urinar, tem vontade de ir ao banheiro com frequência e urina em pouca quantidade, esses sintomas podem indicar infecção do Trato Urinário (ITU), popularmente conhecida como infecção urinária.
A infecção também pode ser causada por germes patogênicos que chegam ao trato urinário por outras vias, como germes vaginais na mulher. Reter a urina também pode favorecer o aparecimento de cálculo renal, e de tumorações principalmente em fumantes, que eliminam substâncias tóxicas na urina.
Antes de levantar o copo em um brinde de Natal, é importante você saber que a cafeína, cerveja, vinho e licor são todos diuréticos. Eles fazem a bexiga encher rapidamente e desencadeiam o desejo de urinar.
O que pode ser quando a pessoa não consegue fazer xixi?
O médico mais indicado para atender pacientes com dificuldade para urinar é o urologista, profissional especializado no trato urinário (que abrange os rins, os ureteres, a bexiga e a uretra).
Os principais sintomas de bexiga baixa são caroço na vagina, que pode ser vista à olho nu ou sentida com os dedos durante o toque vaginal; sensação de peso na bexiga; sensação de bola na vagina; dor ou desconforto na região pélvica; fraqueza ou flacidez dos músculos e ligamentos do períneo; dificuldade na passagem da ...