A falta de cálcio no sangue desde 48 horas antes do parto até 72 horas depois de parir deixa a fêmea fisicamente esgotada e com dificuldade de se levantar.
Por exemplo, a hipocalcemia pós-parto pode ser tratada com administração endovenosa de gliconato ou borogliconato de cálcio e a hipomagnesemia pode ser tratada com soluções contendo cálcio e magnésio.
O VALLÉECÁLCIO é indicado para bovinos, equinos e caprinos que estiverem apresentando sintomatologia clínica de Deficiências de cálcio, fósforo e magnésio; Hipocalcemia pós-parto (paresia da parturiente, febre vitular ou febre do leite); Síndrome da vaca caída; Tetania das pastagens (hipomagnesemia).
A vaca apresenta redução da tetania, sonolência, apatia, podendo apresentar cabeça dobrada para o lado ou pescoço esticado com a cabeça no chão, protusão da língua, parada ruminal e até constipação.
No primeiro estágio o animal apresenta uma redução da movimentação, diminuição do apetite, uma ligeira excitação e tremores musculares. No segundo estágio o animal começa a ficar de peito no chão deitado, normalmente vira o pescoço para uma dos dois lados, e a cabeça sempre voltada para barriga.
Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Medicina Veterinária)—Universidade de Brasília, Brasília, 2018. Resumo: “Síndrome da Vaca Caída” (SVC) caracteriza um bovino que apresenta decúbito esternal persistente por mais de 24 horas, sem uma causa óbvia em um primeiro momento.
Vitamina B12 atua na síntese de energia, aumentado a ingestão alimentar e melhorando o estado nutricional da vaca. Observação: Conservar em local seco e ventilado, ao abrigo da luz solar e do calor.
Entre os locais que a vitamina D mais atua no organismo estão os sistemas muscular, ósseo e imunológico. "Ela auxilia na absorção de cálcio a nível de trato digestório, auxiliando na formação e na manutenção de ossos e dentes.
A literatura mostra que o tempo de permanência das vacas na posição deitada, num período de 24h, é geralmente, em torno de 8 a 14h (Muller et al., 1994).
Quais são as causas da hipocalcemia? Os níveis de cálcio são regulados por alguns hormônios como o paratormônio (PTH), por exemplo. Na fase de pré-parto o organismo da vaca exige menos cálcio, contudo, as dietas das fazendas costumam ser ricas no mineral.
Isso serve para controlar as condições físico-químicas do rúmen. Por isso, animais como vacas, camelos e ovelhas ficam constantemente salivando. Ainda mais quando estão ruminando: além de manter a acidez do rúmen estável, esse processo também ajuda a mastigar e a engolir o bolo alimentar.
Aplicar ValleeCalcio preferencialmente por via endovenosa. Pelas vias subcutânea ou intramuscular, fracionar a dose e injetar em dois ou três lugares diferentes. Outras posologias poderão ser adotadas a critério do Médico Veterinário.
Phenodral é indicado como tônico reconstituinte para todas as espécies animais, como estimulante das funções metabólicas nos casos de anorexia (falta de apetite), desnutrição, anemias, nas convalescenças de enfermidades parasitárias e infecciosas. Observações: Administrar preferencialmente por via endovenosa.
Dietas com níveis de cálcio adequados no pré-parto são recomendadas. Quantidades de alimento com um máximo de 45 gramas de cálcio por vaca por dia no pré-parto e proporções de cálcio para fósforo de um para um, ou menos, reduziu a febre do leite de 7 a 16% para 3 a 4% em vacas com produção de 5.500 quilos por lactação.
proteínas: são essenciais para garantir um bom crescimento, produção de leite e reprodução das vacas. minerais: são elementos importantes para várias funções no organismo, impulsionando a eficiência alimentar do animal; carboidratos: excelente fonte de energia para as vacas.
Vit Ade atua como estimulante do crescimento, engorda, fertilidade e lactação. Na prevenção do raquitismo, osteomalácia e osteoporose. Na prevenção e cura de degenerações musculares.
A primeira atitude é isolar o bezerro dos demais. A causa pode ser contagiosa. Feito isso, o oferecimento e um soro para que o animal reponha os nutrientes necessários para que o organismo atua de forma ideal é o indicado.
Quando a vaca cai e não levanta mais diversos podem ser os motivos, mas estão principalmente relacionados a problemas de casco ou distúrbios metabólicos.
Quais são os primeiros sintomas de uma vaca intoxicada?
Os sinais clínicos apresentados pelos bovinos intoxica- dos experimentalmente foram semelhantes aos dos animais em condições naturais: erosões na cavidade bucal, sialorréia, constipação e, em alguns casos, prostração.
Animais de grande porte, adultos (bovinos e equinos): 20ml de D-500 Dipirona por vez; Animais de médio porte (potros, bezerros, ovinos e suinos): 10ml de D-500 Dipirona por vez; Cães e outros animais de porte semelhante:1 a 5ml de D-500 Dipirona por vez.
A Tristeza Parasitária Bovina (TPB) é também conhecida como anemia parasitária, boca branca, tristeza, tristezinha, amarelão e ainda pode receber outros nomes por todo Brasil. Os principais sinais clínicos encontrados nos animais doentes são febre, anemia, fraqueza, apatia e pelos arrepiados (sem brilho, fracos etc).
Uma das maiores preocupações sanitárias nas fazendas é a ocorrência de anemia e fraqueza nos animais, principalmente originadas pela presença de hemoparasitas transmitidos por carrapatos e moscas. A anemia parasitária dos bovinos é conhecida também como tristezinha, amarelão, boca branca etc.