Porque a Zara é tão famosa? Ao lado da concorrente H&M, a marca foi a primeira a explorar o segmento de “fast fashion”, que se popularizou nos anos 90. Basicamente, é um modelo de negócios de varejistas que replicam tendências da moda, mas fazendo a produção em massa e com baixo custo.
Um dos diferenciais da Zara é que ela oferece produtos que são tendência, com um design aprimorado, a um preço acessível. As lojas sempre foram a melhor publicidade da marca: modernas, espaçosas, bem iluminadas e elegantes.
No ano passado, era 102% mais cara. Comprar itens de moda no Brasil é caro, porque a maioria das peças é importada. É o que diz Ana Paula Tozzi, CEO da AGR Consultores.
A Zara segmenta seus departamentos por sexo e idade, possuindo os seguintes departamentos: feminino, masculino, infantil e jovem. Seu público-alvo são mulheres de 18 a 35 anos (CHRISTOPHER, 2007). Os segmentos de seus clientes são compostos de consumidores inovadores e seguidores rápidos da moda (COBRA, 2007).
Zara: A História por trás de uma das maiores marcas de moda do mundo
Onde a Zara é mais barata?
As roupas mais baratas podem ser encontradas na Grécia, Eslováquia, Portugal, Eslovênia, Espanha e Turquia onde, em todos os países, os preços praticados são em média 36% mais baratos que os encontrados nas lojas dos EUA.
A maior parte dos produtos do grupo que comanda a Zara é feita na Europa. Metade é confeccionada em países como Espanha (onde a empresa mantém fábricas próprias) ou Portugal. Outros 14% são fabricados em outras nações europeias como Turquia e Itália.
Maior loja da Zara do mundo, em Madrid, na Espanha 📍Endereço do rolê: Avenida Gran Via, em frente à Plaza de España #oquefazeremmadrid #turismoemmadrid #oquefazernaespanha #zaramadrid.
No Brasil, a Zara já esteve envolvida em casos de racismo. Em 2021, uma investigação da Polícia Civil do Ceará apontou que uma loja da marca tinha um código para que funcionários ficassem atentos a clientes negros.
O conceito de fast fashion e a construção de diferencial competitivo. No universo do varejo de moda, a Zara se destaca como um ícone do “fast fashion”. Mas o que isso realmente significa e por que ela foi pioneira? Como o nome já revela, a essência do conceito “fast fashion” é a velocidade.
Na prática, a etiqueta terá o chamado QR Code (espécie de código de barras), de modo que o cliente poderá acessar de seu smartphone os detalhes sobre onde e como a roupa foi fabricada. — Queremos partilhar, não só com os nossos clientes, mas com a sociedade em geral, a nossa responsabilidade social.
PEDRO JANOT – (Fabio Braga/Folhapress/.) Eu trouxe a Zara para o Brasil e participei da criação da companhia aérea Azul. Sempre trabalhei muito, de doze a dezesseis horas por dia.
Qual o valor da franquia da Zara? Os custos de investimento para uma franquia da Zara podem variar de acordo com o país, mas em média, é necessário um capital inicial de pelo menos US $100 (R$ 500 mil) mil ou mais.
Segundo a companhia, a loja de decoração do Iguatemi e a unidade do shopping Higienópolis chegaram, nas últimas semanas, ao primeiro lugar em volume de vendas de toda a rede Zara no mundo. No Brasil, são 8 lojas de decoração e 45 de moda da marca Zara, já contando com a loja do Center Norte.
No Brasil há mais de 20 anos, a varejista contava com 43 lojas por aqui e, desde 2018, não realizava inaugurações, exceto a do e-commerce, que aconteceu em 2019.
Pertence à Inditex, um dos maiores grupos de distribuição do mundo. O cliente é o centro do nosso particular modelo de negócio, que integra os processos de desenho, fabricação, distribuição e venda, através de uma ampla rede de lojas próprias.
Os dados do IPCA para os itens do grupo de vestuário mostram um aumento disseminado e resistente dos preços. Isso ocorre porque o algodão, assim como outras commodities, teve alta de preços expressivas em 2022 e a cadeia de roupas e sapatos tendem a fazer repasses mais rápidos de preços.