Em contrapartida, quem acorda mais tarde tende a fazer piores escolhas, preferindo alimentos mais calóricos e gordurosos. Não só, quem acorda mais cedo geralmente tem um metabolismo mais acelerado em comparação àqueles que dormem até mais tarde.
Um levantamento feito com mais de mil homens e mulheres, publicado no jornal Daily Mail, aponta que os que saem da cama mais cedo são mais magros, saudáveis e felizes do que os que gostam de acordar tarde.
Para finalizar, devemos explicar que a maioria das pessoas realmente têm um peso menor quando acordam, pois durante a noite há um consumo de energia. Conforme vai passando o dia e você começa a se hidratar, esse peso vai aumentando. Cada 1 litro de água impacta em 1 quilo de peso.
Geralmente, os indivíduos pesam menos ao acordar porque o hábito de respirar e suar enquanto dormem faz com que percam líquidos. Um estudo ainda descobriu que os adultos queimam cerca de 50 calorias por hora durante o sono.
Portanto, seguir uma programação diária estruturada é altamente recomendado para quem busca perder peso. — Começar o dia às 6 da manhã e terminar as atividades às 10 da noite sincroniza com os ritmos naturais do corpo. Isso ajuda a promover um ambiente propício à queima de gordura — explicou o especialista.
Após a análise, observou-se que a prática de exercícios pela manhã aumenta a expressão de genes relacionados à quebra do tecido adiposo e à termogênese (produção de calor), indicando uma maior taxa metabólica. Isso representa uma maior queima de calorias durante esse período do dia.
Já a última refeição deve ser feita até três horas antes das 22h, o que coloca o jantar por volta das 19h. Dessa forma, o corpo tem tempo o suficiente para digerir a comida antes do metabolismo ficar mais lento durante o sono.
Ou seja, por algumas horas, paramos de contribuir para o aumento do peso. Mais esta não é a questão principal. Provavelmente você já ouviu alguém tentando justificar o peso acima da média em função da ingestão de líquidos, se dizendo ? inchado?.
Segundo Suthard, ganhar um pouco de peso durante a noite é “perfeitamente normal” e não significa que a dieta e a rotina de ginástica estejam “falhando”. No geral, a variação resulta do o acúmulo de líquido provocado por algum fator fora da rotina.
O GH é o hormônio do crescimento, que, entre outras funções, estimula o metabolismo. Logo, é possível acelerar a queima de gordura. Essa substância é produzida à noite, especialmente na fase de sono profundo.
O que faz quando a barriga começa a inchar somente durante a noite ? O inchaço abdominal pode ter várias causas e quando ocorre principalmente a noite tende a ter relação com a dieta ingerida ao longo do dia.
Se esse é o seu caso, precisa saber que há uma regrinha simples para se pesar. Segundo cientistas da Universidade do Colorado, para que o visor da balança mostre o peso mais próximo da realidade, o ideal é se pesar logo no início do dia, depois de ir ao banheiro e antes de tomar café da manhã.
Essa variação de peso pode ocorrer por diversas razões: acúmulo de glicogênio muscular, retenção de líquidos, intestino preso, variação normal do dia e até envolver o período menstrual.
“As pessoas pesam menos quando acordam porque o corpo está ligeiramente desidratado”, explica Julie Upton, co-fundadora do site de nutrição “Appetite for Health”.
É durante o sono que ocorre a liberação de hormônios cuja finalidade é regular o metabolismo, e é com um metabolismo bem regulado que conseguimos perder calorias mais rápido, bem como driblar o acúmulo de gordura. Esse é o primeiro motivo pelo qual o sono é indispensável no processo de emagrecimento.
No verão, treinar às 5 h da manhã te ajuda a aproveitar o horário mais legal do dia, com uma temperatura mais amena, o que provavelmente te ajudará a ir mais além em sua sessão — mais um dos benefícios de acordar cedo para treinar.
A pesquisa de Marta sustenta que pular o café da manhã está ligado à maior tendência de engordar, enquanto o jantar tardio (duas horas antes de dormir) diminui a tolerância à glicose, favorecendo o aparecimento da diabetes tipo 2.
Normalmente, a primeira parte do corpo a mostrar sinais de emagrecimento varia de pessoa para pessoa, dependendo de fatores genéticos, hormonais e de distribuição de gordura. Para alguns, a perda inicial de peso pode ser notada na face e no pescoço, enquanto para outros pode ser na região abdominal.
Segundo especialistas, as oscilações costumam variar entre 0,5 kg e 1,5 kg no mesmo dia, e isso não significa que teve emagrecimento ou ganho de peso. Entenda o que causa as mudanças no peso em curto, médio e longo prazo.
A variação de peso que você descreve, perdendo entre 1,5 a 2kg durante a noite, pode parecer surpreendente, mas na verdade, é um fenômeno bastante comum e pode ser explicado por processos naturais do corpo.
Especialistas no assunto confirmam a relação: “A privação de sono aumenta o apetite por alimentos calóricos. Indivíduos que não dormem têm maior tendência à obesidade do que os que não são privados do sono”, diz Pedro Genta, coordenador do Centro de Medicina do Sono do HCor.
Qual o melhor jeito de dormir para perder barriga?
De acordo com a nutricionista Maria Catarine Camargo, especialista em suplementação e em clínica esportiva, a perda de calorias durante a noite relaciona-se com a rotina diurna. Os principais truques, segundo ela, são a realização de treinos aeróbicos e o consumo de proteínas e fibras, além da ingestão de água.
Comer de três em três horas não ajuda a emagrecer e também não é imprescindível para a hipertrofia, é apenas uma estratégia que, dependendo da pessoa, pode ser válida para comer menos nas 24 horas ou fracionar a quantidade de proteína – discorre Barroso.
Segundo a especialista, jejum não emagrece, pular refeições não emagrece e cortar determinados alimentos também não emagrece. Fazendo isso nosso corpo tende a economizar energia.
Não jantar pode ser prejudicial para diversos organismos, pois, a alimentação noturna, contribui para a manutenção de um metabolismo saudável, que possui um papel fundamental na regulação do sono. Além disso, a prática fornece nutrientes para produção de hormônios relacionados a um sono adequado.