Com base na narrativa, ela era uma deusa muito bela e isso despertou o interesse de outros deuses. A disputa por Afrodite ocasionou em uma briga entre os deuses interessados por ela. Por conta da confusão formada, Zeus a obrigou casar-se com Hefesto. Esse último é caraterizado como um deus mal-humorado e feio.
Afrodite traía Hefesto com frequência e o seu principal caso era com Ares, o deus da guerra. Hefesto descobriu o envolvimento extraconjugal de sua esposa quando Hélio, deus do Sol, contou para ele o que estava acontecendo. Hefesto então criou uma armadilha para prender Afrodite e Ares na cama quando estivessem juntos.
Hefesto era casado com Afrodite, a deusa mais bela do Olimpo, mas foi traída por ela várias vezes, sendo o caso dela com Ares o mais conhecido. Ele era um exímio escultor e artesão, produzindo vários objetos de grande utilidade em sua oficina.
Polifonte era uma jovem trácia que rejeitou Afrodite e foi para as montanhas fazer esportes com Ártemis. Mas Afrodite teve sua vingança: a deusa com raiva fez com que a jovem se apaixonasse por um urso.
Como forma de compensar o filho e também de punir a orgulhosa Afrodite, Hera determinou que os dois se casassem, mas a bela e fútil deusa da beleza logo cedeu aos desejos e paixões, traindo Hefesto com Ares, o deus da guerra.
A Traição de Ares e Afrodite - A Armadilha de Hefesto - Mitologia Grega em Quadrinhos - Webcomic
Qual foi o fim de Afrodite?
Qual foi o fim de Afrodite? Assim como sobre o nascimento, o fim de Afrodite também é cercado de histórias. Por ser uma deusa, ela não poderia morrer, mas alguns poetas afirmam que, ao ver seu amante Adônis ferido,a deusa teria corrido para socorrê-lo e teria se ferido no espinho de uma rosa.
No relato homérico, ele despencou durante nove dias e noites até cair no oceano, onde foi criado pela oceânides Tétis (mãe de Aquiles) e Eurínome. Outra explicação afirma que ele teria sido arremessado por Zeus, por ter resgatado sua mãe quando o rei dos deuses a acorrentou por opôr-se a ele.
Quem foi Afrodite? Afrodite foi uma deusa que fez parte da religiosidade dos gregos antigos, sendo considerada a deusa do amor, da beleza, do desejo, da fertilidade e de tudo o que se relacionava com a sexualidade humana.
E este seria um dos casos, pois a deusa Afrodite se apaixona por Adônis, seu protegido. Mas como nem o mundo dos deuses são flores, o ciúmes de Ares, vulgo deus da guerra, pode botar a perder a paz, tranqüilidade e felicidade deste apaixonante casal.
Afrodite também viveu um relacionamento com Apolo, o deus da luz. Eles geraram um filho Himeneu, o deus do casamento. Além de Apolo, ela também relacionou-se com Dionísio visto como a divindade do prazer. Eles geraram o filho Príapo, deus da fertilidade.
A Deusa da Alma era uma das mais belas e tanta perfeição causava inveja em Afrodite. Por isso, a mãe de Eros pediu para que ele fizesse a Deusa da Alma apaixonar-se por um monstro. Certa noite, quando ia cumprir esta missão, Eros errou a mira da flecha e acabou atingindo a si mesmo.
Como mencionado, na mitologia grega, Afrodite era considerada a deusa mais bela e capaz de seduzir tanto homens quanto os deuses. Ela teve envolvimento em alguns mitos gregos, estando presente, por exemplo, nos mitos da Guerra de Troia, na sua perseguição contra Psiquê, e em alguns de seus casos amorosos.
Afrodite era também uma deusa relativamente irascível e até vingativa, desferindo maldições contra quem a transtornasse ou a quem não lhe obedecesse, como aconteceu com as Lémnias, dotando-as de um cheiro nauseabundo que afugentava os seus maridos. Só os Argonautas quebraram aquele castigo de Afrodite.
Afrodite teve diversos amantes, tanto deuses como Ares, Dioniso e Hermes, quanto mortais como Anquises. No entanto, foi casada apenas uma vez, com o deus Hefesto, o qual ela traia com Ares, o deus da guerra.
De acordo com Homero, Afrodite é a infiel esposa de Hefesto, o disforme deus das artes manuais. Seus amantes incluem Ares além de outros deuses e mortais. Era a rival de Perséfone, rainha do mundo subterrâneo, pelo o amor do belo jovem Adônis.
Hefesto casou-se com Afrodite como parte de uma promessa de Hera após ter sido resgatada pelo filho das correntes que a aprisionavam. Outras versões apontam que o casamento se deu como forma de evitar desentendimentos entre os deuses pela deusa da beleza e do amor.
De acordo com estudiosos da mitologia grega, apesar de sua evidente deficiência física e de sua alegada figura rude e de poucos amigos, Hefesto cuidava de sua aparência com esmero e procurava reduzir as dificuldades provocadas por sua deficiência nas pernas, de um modo bastante sofisticado.
Hefesto era coxo, em virtude de uma briga de seus pais a propósito de Hércules. Decidiu então o jovem deus intervir a favor de sua mãe, acabando assim por sofrer as consequências da ira de Zeus, que o atirou violentamente para fora do monte Olimpo.