Isso ocorre porque o pima tem fibras longas, que permitem a produção de tecidos mais finos, resistentes e com maior vida útil. 💰 Esse padrão elevado também se traduz no preço, mais caro que as versões convencionais.
O algodão pima é considerado o melhor do mundo. Ainda que os outros tipos de algodão também tenham a capacidade de formar tecidos de alta qualidade, o pima tem propriedades especiais que o tornam superior. Uma dessas propriedades é a produção de uma cera que reveste os fios e os torna mais macios.
Qual é o algodão mais caro? Apesar de o algodão peruano ser considerado o melhor do mundo, o algodão mais caro é o egípcio. Ele é frequentemente utilizado na produção de roupas de cama e banho, como lençóis, edredons e toalhas, além de algumas peças de alta costura.
Mas o que é o Algodão Pima Peruano? Cultivado no Peru, nos vales da Costa Norte, da espécie Gossypium Barbadense, é um algodão de longa fibra. E por essa característica, o Pima é colhido à mão para manter suas fibras longas que, são responsáveis pela sua suave e maravilhosa textura.
As fibras dele são mais longas e finas do que as do algodão comum, o que significa que precisam de menos emendas. Além disso, esse algodão é mais leve, mais macio e tem caimento mais fluido e solto do que o tradicional.
O algodão egípcio possui fibras brancas e extralongas de alta resistência e alto comprimento (de 36 mm a 42 mm). Na indústria da moda, o Pima peruano é considerado o melhor do mundo.
A principal diferença entre o algodão pima e o algodão egípcio é o local de produção. Ambos os produtos têm alta qualidade, excelente durabilidade e maciez. E, além disso, são originados da mesma planta, a Gossypium barbadense.
O algodão Pima é frequentemente chamado de "o algodão mais macio do mundo" por uma boa razão. Originário principalmente do Peru, mas também cultivado em outras regiões selectas ao redor do globo, este algodão de fibra extra-longa é conhecido por sua suavidade incomparável, que se deve à pureza de suas fibras.
O algodão pima recebe esse nome por ser originário da região prima, no Peru. As condições climáticas e geográficas desse local proporcionam um ambiente propício para o cultivo desse tipo de algodão. Suas fibras são colhidas manualmente, o que preserva a integridade e qualidade do material.
Algodão Pima é uma variedade de algodão conhecida por suas fibras longas e finas, que conferem ao tecido uma sensação suave e sedosa. Ele é cultivado principalmente no Peru, nos Estados Unidos e na Austrália, e é considerado uma das variedades de algodão mais luxuosas do mundo.
Na Europa a caxemira apareceu durante os tempos do Império Romano. A verdadeira era da caxemira nos países europeus porém começou em algum momento no início do século 19, quando em Paris os lenços de caxemira importados do Oriente se tornaram um hit fashion.
Por fim, é ideal que o algodão pima seja estendido no varal para secar, de preferência na sombra em local ventilado. Assim como na lavagem, é melhor evitar o uso de produtos químicos para passar suas peças. O algodão pima não necessita da "ajuda" de produtos para desamassar.
O que é o algodão Pima? O algodão Pima é o algodão produzido a partir da Gossypium Barbadense, planta que cresce como um pequeno arbusto com flores amarelas e sementes pretas. É essa planta que vai originar uma cera natural que reveste as fibras desse algodão, oferecendo um brilho natural e maior suavidade ao tecido.
O algodão peruano é um dos mais nobres tipos de algodão. Cultivado no norte do Peru, seu nome científico é Gossypium barbadense e oferece uma maciez excepcional para a camiseta de algodão pima peruano.
As principais diferenças estão nas suas características. O algodão é um tecido leve e macio, com excelente absorção de umidade e capacidade de respiração. Já o percal é um tecido mais resistente, com uma trama mais fechada e um toque mais firme e encorpado.
O algodão egípcio é considerado um símbolo de qualidade e luxo, e é altamente valorizado por consumidores em todo o mundo. Do ponto de vista técnico, o algodão egípcio é conhecido por suas fibras longas e finas, que proporcionam maior resistência e suavidade ao tecido final.
As toalhas de banho e também os jogos de lençóis de algodão egípcio são produzidos com uma das fibras naturais mais longas que existem. Esses fios, que originalmente são produzidos nas margens do rio Nilo, no Egito, produzem um tecido de alta qualidade e, por isso, o preço é mais alto.
O algodão pima, de origem peruana, é uma dessas fibras facilmente reconhecidas pelo toque do tecido: é suave, delicado e com discreto brilho. O algodão pima dá forma a camisas, camisetas de alta qualidade e caimento apurado. É considerado, por especialistas, o melhor algodão do mundo, dentre os 50 tipos existentes.
Malha Mid Pima D+ é composta pelo Algodão Pima que é extremamente fina e longa, o que faz com que existam menos “emendas” para a produção do fio, tornando-o mais forte e macio que a maioria dos outros algodões.
Verifique o Rótulo: A primeira e mais fácil maneira de identificar o algodão é verificar o rótulo da peça. Adquira por "100% algodão" ou "puro algodão". Evite tecidos que contenham misturas de poliéster, náilon ou outros materiais sintéticos. Sinta a Textura: O algodão é conhecido por suas especialidades.
No Brasil, Mato Grosso é o estado que mais produz algodão em pluma. Sozinho, representa cerca de 70% do total de fibra produzida em todo o país. Cultivo de algodão: Quem é o maior produtor no Brasil?