As abelhas são atraídas pelo néctar com cafeína como se recordassem das plantas que contêm o composto, mesmo quando estão saturadas dele. O experimento foi realizado pela Universidade de Sussex, na Inglaterra.
As abelhas são atraídas pelas flores e plantas aromáticas, especialmente as pequenas, de cores mais claras (branca e amarela – as flores vermelhas como a rosa, são mais atrativas para pássaros) e com floração em massa, ou seja, que floresce tudo de uma só vez e não gradativamente.
Substâncias vegetais ou plantas aro- máticas, como extrato de própolis, folhas de capim-santo ou capim-limão (Cymbo- pogon citratus), erva-cidreira (Sippia alba) e laranjeira (Citrus sinensis), entre outras, favorecem a atração de abelhas batedoras Page 29 29 e seu interesse e entusiasmo pelo novo local.
Como uma alternativa eficiente, natural e simples, uma das propostas da especialista é plantar espécies que possuam um odor desagradável para os insetos e, consequentemente, os afastam, são elas: louro, jasmim, hortelã, menta, citronela e o capim-limão.
Para lidar com uma infestação de abelhas no quintal, plante diversas espécies que as repelam, como louro, jasmim, hortelã, menta e citronela. Com essas dicas muito simples de itens que você pode encontrar facilmente, você já sabe como acabar com percevejo, abelhas, formigas, muriçocas, etc.
Além do alho, a Citronela também funciona em mosquitos e abelhas. Se você tem colmeia de abelhas por perto, usar uma vela de citronela será eficiente para espantar as abelhas. De uma forma geral, isso não vai prejudicar a saúde das abelhas. No entanto, dessa forma vai demorar um pouco para fazer os insetos saírem.
Os chamados enxames viajantes ocorrem com mais frequência entre os meses de setembro e fevereiro, quando as temperaturas aumentam. São motivados pelo aumento da população de insetos, fator que pode resultar na eventual escassez de alimento ou espaço na colmeia.
A Lestrimelitta limao é considerada uma abelha pilhadora ou cleptobiótica, ou seja, saqueia os ninhos de outras espécies para retirar o mel, o pólen e a cera, armazenados nas colmeias alheias.
As abelhas silvestres fazem a polinização das flores dos cafeeiros e aumentam a biodiversidade nas áreas agrícolas, favorecendo também a produção agrícola como um todo.
Abelhas são atraídas por flores ricas em néctar, principalmente nas cores azul, roxo, laranja, branca e amarela. Porém, não são tão atraídas pelas vermelhas, porque enxergam o vermelho como cinza.
Quando sentem que o ninho ou a colônia está em perigo, as abelhas podem se sentir ameaçadas e atacar em defesa. – Proteção da alimentação: As abelhas coletam néctar e pólen para alimentar a colônia. Quando sentem que a fonte de alimento está ameaçada, as abelhas podem atacar para proteger a fonte de alimento.
1- Lavanda (Lavandula spp.): A lavanda é uma flor roxa que é muito atraente para as abelhas. Elas são atraídas pelo aroma da flor e pelo néctar produzido.
Os melhores alimentos para as abelhas são o néctar e o pólen, mas em épocas de escassez de flores, as colônias ficam com poucas reservas, sendo necessário fornecer alimentação artificial para manutenção das colônias.
A espatódea (Sphatodea campanulata, Bignoniaceae) é uma planta de origem africana, que foi introduzida no Brasil como árvore ornamental. Possui flores com formato de tulipa, de coloração amarelo-avermelhado, sendo conhecida como tulipeiro do Gabão.
Invista em manjericão, funcho, malva, manjerona, orégano, alecrim, tomilho, hortelã, margaridas, girassóis, entre outras. 2- Plante árvores de pequeno porte: as abelhas preferem árvores de pequeno porte, como goiabeira, jabuticabeira e pitangueira. Já das árvores de porte grande são preferíveis as de abacate e lichia.
Pequenas espécies floridas, como a cosmos, a flor-do-guarujá e a lantana, também costumam atrair abelhas, borboletas, joaninhas etc. Plantas aromáticas como a lavanda e a mirra também são ótimas opções.
Água potável. As abelhas precisam de água todos os dias para beber e controlar a espessura de seu mel. Uma dica é manter uma fonte em que a água circule: você evita o uso excessivo de água e também o risco de atrair outros insetos para a água parada.
Uma receita a ser utilizada seria: 300 gramas de própolis e cera para 1 litro de álcool 92,8% - de preferência adicionar os pedaços de própolis moída e de cera no álcool para que a extração ocorra de forma mais rápida.
- Cubra rosto e pescoço com as mãos ou pedaço de tecido, pois são as áreas sensíveis do corpo; - Procure abrigo. Entre em algum prédio ou veículo e feche portas e janelas para evitar que as abelhas entrem também; - Evite se depender com ou na água.
Não jogue nenhum produto sobre as abelhas, como álcool, querosene, água, inseticida ou fogo, pois elas podem se defender. Se afaste e ligue imediatamente para a Polícia Militar Ambiental, Corpo de Bombeiros ou contrate profissional habilitado.