O principal objetivo da terceirização é proporcionar flexibilidade e agilidade nos processos da companhia. Ao reduzir as “dores de cabeça” que provem da contratação de funcionários e aumentar a eficiência do trabalho.
A contratação e o treinamento são caros, especialmente para projetos curtos. Ao terceirizar, você converte custos fixos de mão de obra em custos variáveis, o que significa que paga apenas pelos serviços que consome. Isso oferece uma flexibilidade que não existe com funcionários internos.
A terceirização aumenta a eficiência dos negócios, reduz os custos operacionais, acelera a pesquisa e o desenvolvimento e deixa mais tempo para as tarefas principais.
Custos trabalhistas: férias, salário, décimo terceiro, rescisões e outros encargos são responsabilidade da empresa de terceirização. Qualificação: despesas referentes a capacitação e treinamentos dos colaboradores, assim como as reciclagens deixam de ser custo do contratante.
Contar com profissionais especializados e qualificados; Aumentar a produtividade e a eficiência dos processos; Ter mais flexibilidade e agilidade na contratação e na demissão de pessoal; Se adaptar às mudanças do mercado e às demandas dos clientes.
Os críticos, por outro lado, afirmam que isso transferiria direitos para empresas menos qualificadas economicamente e haveria, portanto, maiores riscos de não pagamentos de salários e encargos, intensificando o processo de diminuição dos direitos dos trabalhadores.
Qual a vantagem de trabalhar em uma empresa terceirizada?
A empresa de terceirização fornece profissionais experientes e já treinados ao contratante, o que garante a realização de um trabalho de qualidade e com menor chance de retrabalho. Isso faz toda a diferença porque contribui para o bom andamento das atividades, bem como para a redução de erros e maior produtividade.
Sendo assim, uma das desvantagens da terceirização notada por muitas empresas, é que equipes terceirizadas podem não seguir o padrão de qualidade ou serviço da empresa contratante. Isso pode descaracterizar, e em muitos casos prejudicar a qualidade e a entrega de serviços de um negócio.
Uma das principais vantagens da terceirização é a redução de custos, trazendo para as empresas grandes crescimentos econômicos; já as desvantagens é o risco de precarização do trabalho, como redução na remuneração, benefícios e garantias dos trabalhadores.
Segundo ele, estudos apontam que o trabalhador terceirizado tem menor remuneração, menos benefícios (alimentação, moradia, transporte e assistência médica), jornada de trabalho mais extensa e trabalha em ambientes com maior nocividade à saúde.
Outros direitos não obrigatórios por lei, eventualmente fornecidos pelos empregadores aos seus funcionários, como vale-alimentação, Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e plano de saúde e/ou odontológico não são obrigatórios aos terceirizados.
Qual o impacto da terceirização sobre os trabalhadores?
Os principais impactos causados pelo processo foram, entre outros, redução de custos, perda de condições de trabalho antes existentes, medo de demissão e choque de culturas.
Por que a terceirização ainda é criticada por alguns?
A prática da terceirização sempre foi muito criticada por grupos de esquerda e organizações sindicais e trabalhistas por considerarem que essa prática gera uma redução dos ganhos da classe trabalhadora e amplia o processo de precarização do trabalho.
A terceirização acontece quando uma empresa passa a responsabilidade da realização de algum serviço para outra organização. Em um acordo como esse, está prevista a entrega do trabalho em que os colaboradores não têm vínculo empregatício com a empresa contratante, apenas com a contratada.
Quando você terceiriza um serviço administrativo, é possível contar com apoio de uma equipe inteira, as tarefas são delegadas, tornando-se menos cansativo os afazeres de sua empresa, você poderá se dedicar ao que mais importa, que é cuidar do seu faturamento e de sua meta.
Qual a responsabilidade da empresa que contrata terceirizada?
O contratante deve garantir que a contratação e a gestão de terceiros estejam alinhadas com as normas trabalhistas, legais e éticas que regem as operações da empresa. Neste sentido, o due diligence é uma prática fundamental. Dessa forma, o tomador de serviços se resguarda contra riscos legais e danos à reputação.
Um dos principais efeitos da terceirização é a precarização do trabalho. Muitas vezes, os trabalhadores terceirizados recebem salários mais baixos, têm jornadas de trabalho mais extenuantes e enfrentam condições de trabalho menos favoráveis em comparação aos empregados diretos.
Ao terceirizar alguns tipos de serviço, naturalmente o quadro de funcionários da empresa será menor, permitindo uma maior integração entre o time e mais facilidade na hora de executar as atividades.
A pesquisa também mostra que os terceirizados estão mais sujeitos a acidentes de trabalho. Com a terceirização, não há plano de carreira, apenas produção em busca de lucro. O trabalhador terceirizado é apenas um número que tem metas a cumprir. A terceirização também pode causar uma redução de empregos no país.
Quais as principais vantagens do trabalho terceirizado?
Por que terceirizar? A terceirização gera diversas vantagens quando inserida na estratégia do negócio. Um dos motivos é que a empresa torna seus processos mais eficazes, uma vez que transfere a responsabilidade de planejamento, execução e supervisão de determinado serviço ou processo a um terceiro.
Quais as principais desvantagens do trabalho terceirizado?
A falta de planejamento pode prejudicar os resultados buscados por uma terceirização. Caso as mudanças sejam repentinas na estrutura, isso acaba sendo uma desvantagem para os profissionais que já estão com a empresa há um tempo.
'Objetivo principal da terceirização é contribuir para redução de custos com a força de trabalho' 'Objetivo principal da terceirização é contribuir para redução de custos com a força de trabalho'
Em resumo, embora a terceirização ofereça vantagens como redução de custos, especialização e flexibilidade, ela também apresenta riscos como perda de controle, falta de continuidade nos serviços e insatisfação interna.
De acordo com Anna Taboas, membro do Movimento dos Advogados Trabalhistas Independentes do Rio de Janeiro, a terceirização no Brasil representa precarização, pois as jornadas são excessivas e a mão de obra é desqualificada. — O empregado não tem jornada flexível e variada como o terceirizado.
A terceirização continua sendo uma ótima maneira de contar com trabalho qualificado e ainda economizar. Pois, neste ano de 2021, com a economia ainda instável, o importante é dar prioridade ao que fará bem aos seus negócios, em médio e longo prazo.