Qual a importância do uso de imagens? As imagens são produzidas com uma intenção: passar mensagens, construir discursos, marcar posições, provocar polêmicas, divulgar e defender ideias.
As imagens têm papel especial no estímulo de nossas emoções. Elas despertam os sentidos e são pensadas e planejadas de acordo com o que se deseja mostrar a um público específico. O processo de assimilação da informação de uma imagem acontece de forma emocional e subliminar.
A imagem incide num suporte de representação que consolida um fragmento do universo perceptivo, constituindo um conjunto de estímulos visuais. Exterioriza fenômenos intersubjetivos que se concretizam em gestos, formas, agenciamentos culturais, entre outros.
As imagens têm papel especial no estímulo de nossas emoções. Elas atraem o olhar e despertam os sentidos, nos induzindo ao pensamento. Se não as compreendemos de imediato, recorremos ao imaginário e às experiências vividas para desvendarmos o seu real significado.
O poder da imagem é fundamental para influenciar o nosso entorno. São detalhes como aparência física, roupas, atitudes e tom de voz que formam a primeira impressão, antes mesmo de se iniciar um diálogo. É normal as pessoas julgarem umas às outras com base nessas informações, ainda que de forma inconsciente.
As imagens, ou imagens em português, têm o poder de transmitir mensagens, evocar emoções e captar a atenção de maneiras que o texto sozinho não consegue. Com a ascensão das plataformas de mídia social e a crescente ênfase no conteúdo visual, entender o significado das imagens tornou-se mais importante do que nunca.
As imagens carregam informações subjetivas, que transmitem sensações e percepções que as palavras não conseguem explicar. Por isso, a comunicação visual é um dos melhores caminhos para transmitir o branding, a personalidade da marca, seus valores e princípios.
Devido à força que ela tem para transmitir idéias ou conceitos, a imagem se torna elemento estrutural essencial nas peças de comunicação. Ela reforça a intenção da mensagem e amplia a sua permanência em nossos pensamentos. Através da emoção conseguimos convencer as pessoas a “comprarem” uma idéia.
A linguagem visual tem como objeto de estudo os elementos visuais (ponto, linha, plano, volume, luz, cor, textura, espacialidade e suas interações) que são formadores da imagem visual.
Quais são os benefícios das imagens na aprendizagem?
Ao abordar um tema muito complexo em aula, as imagens podem ser grandes aliadas. Elas oferecem diferentes informações aos estudantes, o que pode ajudar na compreensão e na organização de ideias. Além disso, são uma forma de motivar os alunos para o aprendizado.
Como blogueiros e divulgadores de ciência, imagens são um recurso muito válido. Elas trazem leveza às nossas postagens, providenciam pausas nos textos, e o mais importante: tornam nossa mensagem mais clara e direta ao leitor.
Imagem é um termo que provem do latim imāgo e que se refere à figura, representação, semelhança ou aparência de algo. Por exemplo: “Esta imagem representa a queda do muro de Berlin”, “És a imagem chapada do teu pai”, “Preciso de uma imagem para ilustrar a minha ideia”.
Para ilustrar essas várias funções, tomo emprestadas as categorias proposta por Jacque Aumont (1995), segundo as quais a imagem é submetida a três principais modos de funções distintas: o simbólico, o epistemológico e estético.
A imagem incide num suporte de representação que consolida um fragmento do universo perceptivo, constituindo um conjunto de estímulos visuais. Exterioriza fenômenos intersubjetivos que se concretizam em gestos, formas, agenciamentos culturais, entre outros.
Qual o poder da imagem pessoal? A imagem pessoal tem o poder de mostrar o melhor de cada um. Isso significa dizer que outras pessoas podem perceber o que um indivíduo tem como qualidade.
Qual a importância da imagem para a formação do leitor?
As imagens constituem o nosso ser, elas, assim como as histórias, nos formam, informam e são também poderosas formas de comunicação. Elas estão presentes não só na origem de nossos pensamentos, dando-lhes corpo e alma, como também na maioria dos meios de comunicação que nos cercam diariamente.
Nesse último caso, a leitura de imagem é muito importante. É essencial que saibamos interpretá-las adequadamente, pois isso permite expandir nosso conhecimento e compreender as mensagens transmitidas de maneira mais aprofundada.
A criação de uma imagem para comunicar uma ideia pressupõe o uso de uma linguagem visual. Acredita-se que, assim como as pessoas podem "verbalizar" o seu pensamento, elas podem "visualizar" o mesmo.
A linguagem visual é um fenômeno de cultura que se estrutura como imagem e se constitui como prática significante, isto é, prática de produção de sentido.
O que as imagens são capazes de comunicar para as pessoas?
As imagens têm papel especial no estímulo de nossas emoções. Elas atraem o olhar e despertam os sentidos, nos induzindo ao pensamento. Se não as compreendemos de imediato, recorremos ao imaginário e às experiências vividas para desvendarmos o seu real significado.
O que significa uma imagem vale mais do que mil palavras?
Quando Confúcio sugere que “uma imagem vale mais que mil palavras”, ele está se referindo ao uso dos ideogramas, tidos como formas de comunicação simbólicas que, quando unidos, formam imagens que expressam muito mais do que palavras, mas também conceitos completos e complexos.
A fotografia possui o PODER de atrair olhares e induzir o ser humano ao pensamento, caso essa conexão não ocorra de imediato, ela recorre ao imaginário, trazendo à tona as experiências já vividas, onde sua interpretação dependerá da percepção e sensibilidade de cada um.
Além do blog, outra forma de manter a presença digital ativa e transmitir mensagens é por meio das redes sociais, como Instagram, Facebook e LinkedIn. Por lá, é possível compartilhar imagens e textos de forma mais prática e acessível.
As imagens carregam informações subjetivas, que transmitem sensações e percepções que as palavras não conseguem explicar. Por isso, a comunicação visual é um dos melhores caminhos para transmitir o branding, a personalidade da marca, seus valores e princípios.
A força da imagem, a influência da televisão na vida das pessoas, a falta de interação entre os membros da família, a falta de diálogo, o doce sabor da ilusão.