Porque as margens plácidas do Ipiranga ouviram o grito retumbante de um povo heróico?
Ouviram do Ipiranga as margens plácidas De um povo heróico o brado retumbante, E o sol da liberdade, em raios fúlgidos, Brilhou no céu da pátria nesse instante.
Por que as margens plácidas do Ipiranga ouviram o grito retumbante de um povo hero?
Resposta: Essa parte do Hino se refere Independencia Brasileira, declarando que o Brasil nao era mais de Portugal. o grito "Independencia ou Morte!" de D. Pedro foi dado nas margens do Ipiranga.
Muitos brasileiros começam a ter dúvidas desde a primeira estrofe da letra, “ouviram do Ipiranga às margens plácidas um povo heroico o brado retumbante”. Nesse caso, quem ouviu? Dad esclarece que há ordem inversa e personificação: “As margens plácidas do Ipiranga ouviram o brado retumbante do povo heroico.
Qual foi o brado retumbante ouvido às margens do rio Ipiranga?
A primeira parte do nosso hino explica que, no dia 7 de setembro de 1822, as calmas margens do rio Ipiranga, em São Paulo, ouviram o grito da Independência, proclamado por Dom Pedro I. E foi ouvido o grito forte do valente povo brasileiro. Nesse instante, no céu da Pátria, o sol da liberdade brilhou em raios intensos.
O uso de "margens plácidas" sugere um cenário tranquilo e sereno, contrastando com a importância e a dramaticidade do ato de Proclamação da Independência. Esse verso do hino destaca o local e o contexto do evento que marcou o rompimento com Portugal e o nascimento do Brasil como uma nação independente.
O que significa "ouviram do Ipiranga as margens plácidas"?
Ouviram do Ipiranga as margens plácidas refere-se ao grito de independência proclamado por Dom Pedro I às margens do Rio Ipiranga. De um povo heroico o brado retumbante descreve o grito forte (brado) e decisivo de um povo heróico, clamando por liberdade.
Retumbante se refere a um som que retumba, que ecoa. Pode ser um grito, um toque, uma explosão ou qualquer barulho que seja muito forte, que ressoa e provoca eco."
Qual é o sujeito de "ouviram do Ipiranga as margens plácidas de um povo heroico, o brado retumbante"?
A construção linguística não quer dar destaque a quem ouviu, diferentemente da primeira redação. De um povo heroico o brado retumbante”. Tendo agora certeza sobre a letra correta, não resta dúvida de que “as margens plácidas do Ipiranga” são o sujeito da oração.
Posto na ordem direta, a resposta brilha como o sol de Brasília: As margens plácidas do Ipiranga ouviram o brado retumbante de um povo heroico. Quem ouviu? As margens plácidas do Ipiranga (sujeito).
Independência ou Morte, também conhecido como O Grito do Ipiranga, é o quadro que retrata o momento único da ruptura entre Brasil e Portugal. Mas a pintura de Pedro Américo foi feita anos depois da Independência e com muita dose de imaginação para recriar a história brasileira.
Próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou: "Independência ou Morte!". Este fato histórico ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil.
“Brasileiros! A nossa divisa de hoje em diante será Independência ou Morte! E as nossas cores, verde e amarelo, em substituição às das cortes”. Seja como for, foi forte o suficiente para romper os vínculos da colônia com a antiga metrópole e significou um novo capítulo na história da terra imensa, chamada Brasil.
Explicação: Esse trecho faz referência à Independência do Brasil, em 7 de setembro de 1822. Nessa data, Dom Pedro I teria gritado “Independência ou morte” nas margens do rio Ipiranga, em São Paulo.
Por que o Rio do Ipiranga foi citado no Hino Nacional?
Teria sido às suas margens, em 1822, que o imperador Dom Pedro I declarou a Independência do país, então colônia de Portugal. O fato foi imortalizado no verso “Ouviram do Ipiranga as margens plácidas”, do Hino Nacional, escrito por Joaquim Osório Duque Estrada (veja o vídeo acima).
Qual é o significado da palavra retumbante no Hino Nacional?
Foi às margens dele que foi declarada a Independência do Brasil por Dom Pedro I, em 7 de setembro de 1822. Plácidas: sinônimo de calmas, serenas, tranquilas. Brado: grito, clamor, berro. Retumbante: ressonante, que causa entrondo, provoca eco.