Hiperpigmentação: esse problema pode acontecer, principalmente, na região que envolve a coxa e a virilha, devido ao grande atrito ali causado. Outro problema que pode resultar nessas manchas é o uso de roupas apertadas, provocando um tipo de inflamação na pele, o que acaba deixando essas manchas na perna.
Os principais sintomas da má circulação são: Pele fria e seca, coceira, câimbra e manchas vermelhas nas pernas, varizes, inchaços nos pés e tornozelos, ausência de pelos nos membros inferiores, rachaduras nos calcanhares, sensação de formigamento ou dormência e cor pálida ou azulada em locais de má circulação.
Exposição ao Sol: A exposição prolongada ao sol sem proteção adequada pode levar ao surgimento de manchas escuras nas pernas. Idade: À medida que envelhecemos, nossa pele tende a ficar mais fina, tornando as veias e os vasos sanguíneos mais visíveis.
A laserterapia é a solução mais eficiente para clareamento de manchas, remoção de tatuagens, remoção de pelos, entre outros procedimentos estéticos. Trata-se de um método pouco invasivo que se modernizou desde sua criação e hoje está presente na maioria dos consultórios dermatológicos.
Dermatite ocre é o acúmulo de um pigmento chamado hemossiderina na pele. Esse pigmento contém ferro, e é responsável pela coloração acastanhada que aparece principalmente nas regiões dos pés, tornozelos e pernas.
Dermatite Ocre (Manchas na perna): O que é e qual a causa?
O que significa manchas escuras na perna?
Hiperpigmentação: esse problema pode acontecer, principalmente, na região que envolve a coxa e a virilha, devido ao grande atrito ali causado. Outro problema que pode resultar nessas manchas é o uso de roupas apertadas, provocando um tipo de inflamação na pele, o que acaba deixando essas manchas na perna.
A pele sobre a veia parece vermelha na pele clara e pode parecer arroxeada ou pode ser difícil de identificar na pele escura. A área fica quente e muito sensível.
O que fazer: nesse caso, é importante lavar bem a pele com água e sabão, aplicar uma compressa gelada no local e passar protetor solar. Em alguns casos, o dermatologista pode indicar o uso de pomadas reparadoras.
Umas das possibilidades de tratamento com compostos tópicos e cremes com compostos alfa-hidroxiácidos, despigmentantes, e hidratantes específicos, ou laser.
Se ocorrer o surgimento espontâneo e frequente de manchas roxas nas pernas, sem qualquer lesão associada, é imprescindível consultar um especialista em saúde vascular. Geralmente, as manchas tendem a desaparecer naturalmente em até 15 dias, sem a necessidade de tratamento específico.
Alguns locais do nosso corpo tendem a ficar com manchas mais escuras, como por exemplo, virilha, axila, joelho, entre coxas, cotovelo etc. Isso normalmente acontece por algum tipo de atrito no local, onde a pele escurece devido a uma resposta inflamatória que acaba estimulando a produção de melanina.
Como clarear manchas escuras entre as pernas em 5 minutos?
Pegue uma cebola e corte uma rodela. Esfregue-a sobre as manchas durante cinco minutos. Repita o procedimento todos os dias. Este método é muito efetivo, especialmente quando se tratam de manchas causadas pela idade.
Como saber se estou com problema de circulação nas pernas?
Os principais sinais e sintomas da má circulação nas pernas incluem: dor, inchaço, formigamento, câimbra, dormência, alteração na tonalidade da pele e da temperatura do membro. As alterações presentes e a gravidade das mesmas vão depender do diagnóstico da doença vascular.
O que tomar para melhorar a circulação nas pernas?
Para aliviar de forma natural a má circulação, pode-se tomar chás diuréticos, como chá verde ou chá de salsinha, beber mais líquidos durante o dia, diminuir o consumo de sal, consumir pimenta caiena e aumentar o consumo de alimentos ricos em ômega-3, frutas cítricas e vegetais verde-escuros.
Para fechar o diagnóstico, o médico pode pedir o exame Eco Duplex, uma espécie de ultrassom que permite visualizar o fluxo de sangue nas artérias e veias do corpo. Esse exame é indicado para chegar ao funcionamento de tecidos, como os nervos do cérebro e coração.
A insuficiência venosa crônica (varizes) causam um aumento da pressão do sangue na perna, o que faz com que o sangue fique estagnado nas pernas e levando ao seu extravasamento para a pele, onde libera uma substância chamada hemossiderina que causa as manchas escurecidas.
As células sanguíneas possuem ferro na sua composição que, com o passar do tempo, sofre uma oxidação (ferrugem), passando então a apresentar manchinhas acastanhadas. As manchas escuras nas pernas vão cada vez mais aumentando se o problema da circulação não for resolvido.
Para tratar manchas escuras na pele é possível realizar tratamentos estéticos, sempre direcionados por um dermatologista, utilizar cremes clareadores e protetor solar, além de evitar a exposição excessiva ao sol, como esclarece a Dra.
Como tirar manchas escuras nas pernas causadas por má circulação?
O tratamento pode envolver medicações, cremes tópicos, peelings, luz intensa pulsada e até mesmo laser. Muitas vezes, tratar a causa da insuficiência venosa já resulta em melhorias significativas na aparência das manchas, com tratamentos adicionais sendo aplicados conforme necessário.
Manchas escuras na pele, com textura grossa e avelulada, podem ser ocasionadas pelo excesso de açúcar no corpo e são chamadas de Acantose Nigricans. Apesar de não ser considerada uma doença, pode ser manifestações de outras possíveis doenças sérias, como o diabetes.
Qualquer alteração pode refletir em quadros de vermelhidão, coceira e até mesmo urticária. "Além do estresse, a depressão e ansiedade também podem causar alterações na pele, como seborreia, caspa, oleosidade que por vezes irrita a pele e forma manchinhas vermelhas na pele, chamadas de dermatite", acrescenta a Dra.
inchaço na perna afetada, geralmente acompanhado de dor ou sensação de peso; vermelhidão ou aumento da temperatura na perna afetada; sensação de calor ou queimação na região; dor ao caminhar ou ao movimentar o membro acometido pela TVP.
A trombose pode surgir de forma assintomática. No entanto, nos pacientes sintomáticos, é comum sentir dor, edema, ardência, vermelhidão, cianose (coloração azul ou arroxeada) e endurecimento da perna.
Enquanto as varizes geram mais incômodos, mas são menos perigosas, a trombose costuma ser mais silenciosa, mas suas consequências podem ser bem mais graves, inclusive com risco de morte.