Isbosete foi morto e decapitado por dois de seus próprios capitães, Recabe e Baaná, que esperavam ser recompensados por Davi; ele, ao invés disso os puniu e os matou como traidores, e enterrou Isbosete e sua cabeça no túmulo de Abner em Hebrom.
Ora, Jônatas, filho de Saul, tinha um filho aleijado dos pés. Ele tinha cinco anos de idade quando chegou a notícia de Jezreel de que Saul e Jônatas haviam morrido. A sua ama o apanhou e fugiu, mas, na pressa, o deixou cair, e ele ficou manco.
Pela tradição judaica, coletada no livro apócrifo “A Ascensão de Isaías”, o profeta foi assassinado por Manassés, que teria mandado cortá-lo com uma serra, por ter comparado Jerusalém com Sodoma e Gomorra. O método cruel da morte de Isaías não era incomum, sendo citado por São Paulo na carta aos Hebreus [2].
Baaná e Recabe levam a cabeça de Isbosete para Davi | NOVELA REIS
Porque mataram isbosete?
Isbosete foi morto e decapitado por dois de seus próprios capitães, Recabe e Baaná, que esperavam ser recompensados por Davi; ele, ao invés disso os puniu e os matou como traidores, e enterrou Isbosete e sua cabeça no túmulo de Abner em Hebrom.
Com o homem, surgiu o delito. Os filhos de Adão e Eva foram autor e vítima do primeiro homicídio – Caim matou Abel. Motivo: a inveja, mal secreto, o pior dos pecados capitais. E Deus, antes de punir Caim, assegurou-lhe o direito de defesa (Gênesis, 4, 9 – 10):
Mefibosete havia sido levado para Lo-Debar depois de um atentado filisteu, numa batalha no monte Gilboa, onde morreu o rei e seus três filhos, entre eles Jônatas. De acordo com as escrituras Mefibosete ficou manco porque sua babá o pegou e correu a fim de salvá-lo do ataque.
O TÍTULO DESTA OBRA É NO MÍNIMO MUITO CURIOSO, LO-DEBAR É DE ORIGEM HEBRAICA E TEM COMO SIGNIFICADO: `SEM PASTO`. OU SEJA, DEMONSTRA A SITUAÇÃO PRECÁRIA, DIFÍCIL QUE SEUS HABITANTES VIVIAM. SAIR DE LO-DEBAR REQUER MUITO MAIS QUE ESFORÇO HUMANO, PRECISA DE UMA AÇÃO DIRETA DE DEUS.
Este Ziba parece ser um homem pouco sério. Porque mais tarde, quando Davi teve que fugir de Jerusalém à pressa por causa da conspiração do seu filho Absalão, que queria ser rei em seu lugar (2 Samuel 16: 1-4), Ziba usou estratagemas para denegrir Mefibosete e cair nas boas graças do rei David.
No campo de batalha, os irmãos permaneceram juntos, mas foram atingidos pelas flechas dos filisteus. Saul (Carlo Porto) entrou em desespero por perder os três filhos no mesmo dia.
Joabe ou Joab, filho de Zeruia, irmã de Davi (1 Cr 2.15-16), e irmão de Abisai e Asael (2 Sm 2.18) foi um comandante do exército do rei Davi. A única informação conhecida sobre seu pai é que o seu túmulo estava em Belém (2 Sm 2.32).
Ziba tinha quinze filhos e vinte empregados. Ele respondeu: — Farei tudo o que o senhor mandar. Daí em diante Mefibosete passou a comer junto com o rei, como se fosse filho dele.
Quando Mefibosete, filho de Jônatas e neto de Saul, chegou, ele ajoelhou-se e encostou o rosto no chão diante de Davi em sinal de respeito. Davi disse: — Mefibosete! — Às suas ordens, senhor!
O que aconteceu com Mefibosete quando Davi voltou?
Quando Mefibosete se encontrou com Davi, ele se prostrou diante do rei e demostrou muito medo, pois acreditava que Davi iria mata-lo. Davi disse a ele para não temer, porque o rei apenas queria usar de bondade. Mefibosete, porém, respondeu que não era digno e não passava de um cão morto.
Entre os personagens bíblicos da Semana Santa destaca-se o de Judas Iscariotes, o apóstolo que traiu e entregou Jesus para ser torturado até a morte. De acordo com as páginas da Bíblia, esse homem fazia parte do círculo próximo do filho de Deus, mas não recebeu o título de santo.
Além de colocar os ensinamentos e a sabedoria de Deus em segundo plano, Caim profundamente movido por inveja e impulso, atacou seu próprio irmão, vindo a ceifar a vida deste por um motivo banal e egoísta, praticando assim aquilo que se tornaria o primeiro homicídio cometido pela existência humana.