Em tainha, bainha, rainha, ventoinha, o hiato não é acen- tuado apesar de ficar isolado na sílaba (ta-i-nha), por causa da nasalização do fonema, como ocorre em Cairn ou ruim (obs. 1. a da 4. a regra de ACENTUAÇÃO GRAFICA).
Voo tem acento? Não, a forma correta de se escrever é voo, sem acento. De acordo com a nova ortografia, não devemos acentuar as palavras terminadas nas vogais dobradas “eem” ou “oo”.
b) Acentua-se o porquê tônico: o porquê da crise. c) As formas verbais oxítonas em a, e e o, seguidas de lo, la, los e las, recebem acento: amá-lo, fazê-la, compô-los, dispô-las, repô-las-ia, descrevê-los-íamos, matá-lo.
- Amendoim : São naturalmente oxítonas, não necessitando de acentuação gráfica. - Francês : acento em francês não marca a sílaba tônica, mas serve para diversas funções como, por exemplo, indicar se a letra “E” deverá ter um som mais aberto ou mais fechado.
Nos termos do novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, as paroxítonas com os ditongos abertos "ei" e "oi" não são mais acentuadas: assembleia, estreia, ideia, Coreia; apoio (do verbo apoiar), boia, heroico.
QUESTÃO DE CONCURSO - ACENTUAÇÃO GRÁFICA (NOSSO RUMO)
É voo ou voo?
«O avião levantou voo» ou «O avião levantou vôo»? A forma correta é voo. É um nome que não necessita de acento circunflexo para assinalar a vogal tónica o, fechada, na penúltima sílaba. O mesmo se aplica a outros casos, como, por exemplo, à palavra enjoo.
Todas as palavras oxítonas (as que têm sílaba tônica na última sílaba) terminadas em EM e ENS recebem acento agudo se tiverem mais de uma sílaba: RECÉM, PORÉM, ALGUÉM, NINGUÉM, ARMAZÉNS, PARABÉNS, (tu) INTERVÉNS, (tu) DETÉNS, etc.
Mas nosso sistema ortográfico vigente determina que oxítonas terminadas na letra "I" antecedida de consoante NÃO recebem acento agudo: assim são abacaxi, aqui, juriti, Parati e as formas verbais comi, parti, vivi, bebi, sorri etc. GARI, portanto, NÃO tem acento.
Mesmo a última sílaba sendo aquela pronunciada com mais intensidade, de acordo com as regras de acentuação, nunca acentuamos oxítonas terminadas em “u”. Por isso é que “caju”, “urubu” e “Pacaembu” não recebem acento gráfico.
De acordo com língua portuguesa, Jaú é uma palavra hiato, ou seja, tem o encontro de duas vogais, mas na separação silábica elas ficam separadas. Todas as palavras que eram hiato, continham a letra H intermediando as duas vogais, porém, com a correção ortográfica de 1943, homologada em 1944 no Brasil, retiraram o H.
São assinaladas com acento agudo as palavras oxítonas que terminam em a, e e o abertos, e com acento circunflexo as que terminam em e e o fechados, seguidos ou não de s. 2. São acentuados os infinitivos seguidos dos pronomes oblíquos lo, la, los, las. Exemplos: dá-lo, matá-los, vendê-la, fê-las, compô-lo, pô-los etc.
Já a forma VÊM, com acento circunflexo, também é do verbo VIR, só que da 3ª pessoa do plural. Observe: “Querido, papai e mamãe VÊM almoçar com a gente domingo!” Por outro lado, VEEM, com dois es, não é do verbo VIR, mas do verbo VER, e se refere à 3ª pessoa do plural do presente do indicativo.
Pois então. Segundo a nova ortografia, as paroxítonas cujo acento recaía sobre o “u” (quando este fazia hiato com o ditongo anterior) perderam o acento.
Como se escreve: enjôo ou enjoo? Antes das novas regras ortográficas, de fato, escrevia-se enjôo. Porém, depois da reforma, a regra dos hiatos terminados em –oo(s) e –eem acentuados foi abolida. Então, enjoo não tem mais acento.
- Palavras oxítonas terminadas em u e i serão acentuadas somente quando essas vogais vierem precedidas de outra vogal, como baú, açaí). Observação: O acento agudo é utilizado em vogais abertas e o circunflexo nas fechadas.
1ª - Assinalam-se com o acento agudo os vocábulos oxítonos que terminam em a, e, o abertos, e com o acento circunflexo os que acabam em e, o fechados, seguidos, ou não de s: cajá, hás, jacaré, pés, seridó, sós, dendê, lês, pôs, trisavô, etc.
Por exemplo: anéis, fiéis, papéis, pastéis, céu, chapéu, troféu, véu, destrói, herói, faróis e sóis. O acento também desaparece nas paroxítonas com “i” e “u” tônicos que formam hiato (sequência de duas vogais que pertencem a sílabas diferentes) com a vogal anterior, que, por sua vez, faz parte de um ditongo.
Em verdade, polícia (com a sílaba tônica li) tem acento gráfico porque é um vocábulo paroxítono terminado em ditongo; já na palavra policia, a sílaba forte é ci, e esse fato não gera razão alguma para que exista acento gráfico no mencionado vocábulo.
Também são acentuadas as oxítonas em que o i e o u estão depois de ditongo em posição final ou seguidas de s: Piauí, tuiuiú. Portanto, não levam acento gráfico as oxítonas em i e u precedidas por consoante: juriti, tatu.
Nas hipóteses em que o "i" e o "u" tônicos estiverem precedidos de ditongo, mas em palavra oxítona, o acento permanece. Exemplos: Piauí, tuiuiú. Ainda, se o "í" e o "u" tônicos forem precedidos de ditongo crescente, o acento permanece.