As obras da Usina de Belo Monte, que foi idealizada na década de 1980, já foram interrompidas várias vezes desde o início de sua construção em junho de 2011, em decorrência de protestos e ocupações realizadas por índios e ambientalistas, e também por intervenções do Tribunal Regional Federal e do Ministério Público.
Belo Monte é uma destruição que está em curso em um ambiente altamente complexo como o Rio Xingu e essa destruição deve ser reavaliada e mitigada, e não tomada como algo que já aconteceu”, afirma a pesquisadora Camila Ribas, do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa).
A usina atingiu o pico de produção de energia em 2021, em 27 de fevereiro (11.134 MW), durante o período chuvoso. Com base nos dados históricos, a tendência é que a geração na usina caia ainda mais nos próximos meses, com recuperação a partir de novembro.
A UHE Belo Monte foi redesenhada para reduzir o tamanho do seu reservatório e garantir que nenhuma terra indígena fosse inundada. A usina é um modelo a fio d'água, operando praticamente com o fluxo de água do rio Xingu.
Porque a hidrelétrica de Belo Monte produz menos energia?
Belo Monte tem uma potência instalada de 11 mil megawatts (MW) ou 11 gigawatts (GW) e precisa ter água para gerar toda essa potência. Mas, por questões ambientais, a usina não pôde ter um reservatório maior para guardar água para o período seco e poder gerar mais energia.
A Empresa. A Norte Energia S.A. é responsável pela construção e operação da maior usina 100% brasileira: a Usina Hidrelétrica Belo Monte. Constituída sob a forma de Sociedade de Propósito Específico (SPE), a companhia venceu o leilão de concessão em 20 de abril de 2010.
Comparando com outras usinas, a produção de Itaipu em 2023 é 2,7 vezes a do Complexo Belo Monte; três vezes a da Usina Hidrelétrica Tucuruí; seis vezes Santo Antônio; 7,4 vezes Jirau; e 6,7 vezes Xingó. Em 2022, a Itaipu produziu 69,9 milhões MWh. Já em 2021, 66,4 milhões MWh.
O consenso entre os especialistas em meio ambiente em Altamira é que Belo Monte, com seu desmatamento e alteração do fluxo do rio, também pode ter acelerado os efeitos regionais das mudanças climáticas, que já eram sentidos antes de sua construção.
Situada no rio Xingu, a nossa Usina possui 18 Unidades Geradoras (UGs) de 611,11 MW na Casa de Força Principal, e seis UGs de 38,85 MW na Casa de Força Complementar, e por meio do Sistema Interligado Nacional (SIN), fornece energia limpa e sustentável para todo o país.
A usina hidrelétrica de Belo Monte no rio Xingu, no estado do Pará, região acrescentará mais de 11 mil m Belo Monte deverá iniciar a geração para janeiro de 2019.
A energia gerada em Belo Monte teria capacidade de abastecimento de cerca de 30 milhões de residências. Além disso, seria suficiente para abastecer todos os domicílios das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, durante o primeiro semestre.
O Ministério Público Federal (MPF), por sua vez, sustenta que a construção da hidrelétrica causou a morte de mais 85 mil peixes — o equivalente a quase 30 toneladas — entre 2015 e 2019, destroçados ao se aproximarem das turbinas de Belo Monte.
Por que a Usina de Belo Monte gerou tanta discussão?
Seu argumento: a usina vai desalojar a população ribeirinha e pode acelerar o aquecimento global. De forma geral, os críticos de Belo Monte alegam que o impacto ambiental e social da instalação de Belo Monte foi subestimado pelo governo, apontando ainda ineficiência da futura hidrelétrica.
Qual é a maior usina hidrelétrica 100% brasileira?
Segundo dados operacionais, Belo Monte possui 11.233,1 MW de capacidade instalada e garantia física média de 4.571 MW de geração de energia limpa e renovável. Em 2022, a usina registrou um recorde de produção de energia de mais de 37 milhões MWh, a maior entre as hidrelétricas 100% brasileiras.
A Usina Hidrelétrica Belo Monte chegou à sua plena operação, consolidando-se como a maior hidrelétrica 100% brasileira. A inauguração da Usina, marcada pelo acionamento da 18ª Unidade Geradora da Casa de Força Principal, foi realizada na tarde de quarta-feira (27), com a presença do presidente Jair Bolsonaro.
As obras da Usina de Belo Monte, que foi idealizada na década de 1980, já foram interrompidas várias vezes desde o início de sua construção em junho de 2011, em decorrência de protestos e ocupações realizadas por índios e ambientalistas, e também por intervenções do Tribunal Regional Federal e do Ministério Público.
Qual foi a empresa que construiu a Usina de Belo Monte?
A Andrade Gutierrez liderou o consórcio construtor da Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Localizada na região de Altamira, no Pará, a usina é composta por 24 unidades geradoras e capacidade de até 11,2 mil MW, sendo 4.571 MW médios ao ano.
Porque a Usina de Belo Monte produz menos energia?
Por se tratar de uma hidrelétrica de categoria “fio d'água”, ou seja, sem reservatório, ela só entrega a energia para a qual foi projetada em metade do ano, entre dezembro e maio. Gráfico do ONS mostra que Belo Monte atingiu o pico de geração, em 2021, no dia 27 de fevereiro, durante o período chuvoso.
Qual benefício o funcionamento da Usina de Belo Monte pode trazer ao Brasil?
Maior usina hidrelétrica 100% brasileira, Belo Monte, localizada em Vitória do Xingu, no Pará, tem importância estratégica para a segurança energética do país, sendo a usina que entrega a energia limpa e renovável mais barata para os consumidores brasileiros.
O desmatamento é um tema que também está fortemente ligado a construção da Usina de Belo Monte, pois cerca de 640 km quadrados de floresta amazônica seriam alagados, inundados e destruídos. Vale lembrar que este fator ainda compromete a cultura local. E, além dela, o projeto também comprometerá a flora e a fauna local.
A Usina de Belo Monte é a maior obra de infraestrutura em curso no Brasil. Localizada no Rio Xingu, no estado do Pará, a usina vai produzir energia suficiente para abastecer 40% do consumo residencial de todo o País.
Entenda quais são (atualizado em 2023): 1 – Usina Hidrelétrica de Itaipu, no Paraná — Capacidade: 14.000 megawatts. Como primeira da lista, a usina da Itaipu é responsável pelo fornecimento de 8,7% da energia consumida no Brasil e para o Paraguai, o fornecimento abastece 86,4% da população.
Hidrelétricas. A hidreletricidade tem sido a principal fonte de geração do sistema elétrico brasileiro por várias décadas, tanto pela sua competitividade econômica quanto pela abundância deste recurso energético a nível nacional.