Bob Marley recusou-se a seguir o conselho médico, porque sua religião não permitia que partes de seu corpo fossem amputadas. Em 1980, Bob Marley descobriu que o câncer havia se espalhado por diferentes partes de seu corpo, chegando ao cérebro, fígado, estômago e pulmões.
Bob Marley estava com câncer de pele no dedão do pé. Médicos aconselharam a amputação, mas, por considerar o corpo humano um templo (na filosofia rastafári) e com receio de ter dificuldade para dançar, Marley não aceitou.
O cantor descobriu três anos depois que estava com câncer, um melanoma maligno. Uma das alternativas era amputar o dedo, mas o artista era seguidor do movimento judaico-cristão conhecido como Rastafári. Por esse motivo, se recusou a fazer a cirurgia.
Astro do reggae foi vítima de violência política motivada pela polarização entre esquerda e direita na Jamaica; entenda. O astro do reggae Bob Marley ensaiava na sua mansão em Kingston, na Jamaica, quando foi vítima de uma tentativa de assassinato motivada pela rivalidade política no país caribenho.
Dedicado a protestar contra injustiças sociais, Bob Marley é mundialmente celebrado como a voz dos pobres e oprimidos, sendo considerado um símbolo de resistência negra, espiritualidade, defesa dos direitos humanos e luta por justiça social.
Rastafári, o movimento religioso que começou na Jamaica e se espalhou pelo mundo graças ao reggae e Bob Marley. Cerca de 100 mil pessoas celebraram com grande entusiasmo quando o avião que transportava o imperador etíope Haile Selassie pousou no aeroporto de Kingston, na Jamaica, em abril de 1966.
Bob Marley, que faleceu em 1981, deixou não apenas uma rica herança cultural, mas também um patrimônio significativo, estimado em 30 milhões de dólares em 1991.
Isso não é verdade: o cantor se machucou durante uma partida de futebol e teve uma lesão sob a unha do dedão. Acontece que este machucado não se curava, e este é um dos sintomas do melanoma maligno que Marley já tinha.
fim da vida ele procurou um tratamento alternativo para o câncer, o que fez seus cabelos cairem. Onde não tem cabelo não tem piolho kkk o que já descarta o boato de que quando ele morreu foi encontrado na sua cabeça várias espécies de piolhos.
Em vez de amputar o dedo do pé, optou por cirurgia excisional, removendo o leito ungueal e o tecido canceroso. Eventualmente, o melanoma se espalhou, ou metastatizou, para outras áreas de seu corpo, incluindo cérebro, fígado e pulmões, e tragicamente encurtou sua vida.
Bob era conhecido por muitos nomes, como Tuff Gong, Donald Marley e até mesmo Bobby Martell. Mas apenas seus amigos mais próximos o conheciam por “Skipper”. O motivo? Suas habilidades com a bola e sua capacidade de controlá-la.
Modelo e dançarina, a jamaicana Cindy já foi coroada MISS MUNDO em 1976, e segundo o próprio empresário de Bob, foi o grande e verdadeiro amor do rei do reggae. Com o astro ela teve 1 de seus 3 filhos, o icônico Damian Marley, hoje um grande sucesso mundial na música.
No total, Marley teve 11 filhos! No mais novo filme biográfico ' Bob Marley: One Love ', o casamento do Rei do Reggae com Rita é explorado em toda a sua intimidade. Isso porque o astro se casou com Rita Anderson em 1966, e os dois tiveram quatro filhos.
Bob Marley fumava maconha com naturalidade. Isso porque, para o Rastafári, a maconha é uma planta sagrada que aumenta a consciência, além de proporcionar um maior bem-estar. A filosofia ainda encara a planta como uma forma de eliminar as energias negativas.
Um dos maiores ícones da música, Bob Marley, completaria 79 anos nesta terça-feira (6). E para celebrar a data, o filho do rei do reggae, Ziggy, escreveu uma bonita carta em homenagem, divulgada pelo site da revista People.
Aos 24 anos, o cantor e compositor Bob Marley previu que morreria aos 36. E assim aconteceu. Depois de enfrentar um câncer, o pai do reggae morreu no dia 11 de maio de 1981, em um hospital em Miami, nos Estados Unidos. Apesar de uma carreira curta, Bob Marley vendeu mais de 20 milhões de discos.
É verdade que Bob Marley se converteu ao cristianismo?
Embora soubesse de seu câncer, a motivação do rei do reggae pela conversão não foi o "medo da morte". Segundo Abuna Yesehaq, arcebispo da Igreja no hemisfério ocidental que converteu o cantor, Bob Marley era um bom irmão, um filho de Deus.
Jesus era judeu, nascido de mãe judia. Foi circuncidado no oitavo dia, de acordo com a lei judaica (Lucas 2,21), e se considerava um judeu fiel às suas origens. Seus ensinamentos derivam das leis e das tradições judaicas com as quais Jesus se criou e que jamais negou.
O jamaicano Leonard Howell é considerado o fundador da religião, ao fazer essa conexão da profecia de Marcus Garvey com a coroação de Haile Selassie 1º, na Etiópia. O imperador passa a ser considerado Jah, o Deus encarnado.