O fenômeno se deve à geotermia: o calor da própria terra aquece as águas devido às características geológicas da Serra de Caldas Novas, onde surgem as águas naturais termais. A serra é formada por várias rochas que, por sua vez, são responsáveis pelo processo de armazenamento e mineralização da água.
Mas o que se sabe hoje é que essas águas escorrem por veios rochosos, descem a níveis profundos e se encontram com minerais que, após reações químicas, retornam ao solo em forma aquecida. O resultado são mais de 300 piscinas termais, em parques aquáticos e em hotéis bem estruturados de Caldas Novas.
Quando de sua entrada pelos sertões dos guaiases em 1722, Bartolomeu Bueno da Silva, o filho, descobriu na fralda da serra um ribeirão que mais tarde recebeu o nome de Caldas. Sendo quente suas águas, chamou-lhe a atenção, passando então a acompanhar seu curso até a nascente, que era em uma serra.
As águas termais são águas aquecidas sob a terra, seja pelo processo de geotermia, que é o calor da própria terra, ou por ação de vulcões. Elas brotam no solo com temperaturas maiores do que a do corpo humano, ou seja, com cerca de 36,5°C e 37,5°C, e, em alguns casos, podem ser muito mais altas do que isso.
A cidade de Caldas Novas em Goiás é uma das maiores estâncias hidrotermais do mundo! Em vários pontos da cidade, a água “brota” do chão com temperaturas que variam de 34ºC e 70ºC.
Por que Caldas Novas não tem vulcão e a água é quente?
O que esquenta a água em Caldas Novas?
O fenômeno se deve à geotermia: o calor da própria terra aquece as águas devido às características geológicas da Serra de Caldas Novas, onde surgem as águas naturais termais. A serra é formada por várias rochas que, por sua vez, são responsáveis pelo processo de armazenamento e mineralização da água.
Um ressurgimento de água natural com uma temperatura elevada. Um tipo de fonte de água quente que é trazida para a superfície. A temperatura da água é, normalmente, 6,5 °C (11,7 F) ou mais, acima da temperatura ambiente.
Jamais houve qualquer tipo de vulcão, nem no presente e nem no passado, na região citada do estado de Goiás. A existência das águas termais em Caldas Novas é resultado do aquecimento geotérmico, o que ocorre em inúmeros outros locais do mundo, incluindo a Antártida.
O destino é Caldas do Jorro, às margens do rio Itapicuru, cujo lençol freático abriga fontes de águas límpidas, abundantes, com grande pressão e desprendimento de gases espontâneos, com temperatura que chega a 48° centígrados.
Caldas Novas tinha , em 1842, cerca de 200 habitantes. Naquela época uma das primeiras aspirações das pessoas de uma localidade que estava se formando, era ter uma igreja. Em 1850, foi construída por Luis Gonzaga de Menezes, a igreja matriz, que é a mesma até hoje, tendo sofrido pequenas modificações.
A serra hoje está erguida devido a movimentações da crosta terrestre que a arquearam. Por isso que formou esse domo. Primeiro teve a formação da depressão com água, depois houve a deposição de sedimentos, de areias, de argilas, e a transformação em quartzitos e rochas argilosas.
Caldas Novas é uma cidade localizada no estado de Goiás, no centro-oeste do Brasil. É conhecida como a maior estância hidrotermal do mundo, por suas águas quentes que brotam naturalmente do solo, com temperaturas que variam entre 34ºC e 58ºC.
Seu nome tem relação com a história da família real portuguesa. Na época em que foram descobertos os poços de água sulfurosa e térmica, a cidade de Caldas da Rainha, em Portugal, já era uma importante terma utilizada para tratamentos e muito freqüentada pela família real.
Em áreas vulcânicas, a água pode entrar em contato com rochas super quentes, aquecidas por magma. As fontes termais em zonas vulcânicas ativas podem produzir água superaquecida, tão quente que um banho de imersão nessas águas pode provocar ferimentos ou até a morte!
As nascentes termais surgem pela atividade de vulcões ou pela circulação natural da água, quando a água infiltra e percola camadas de terra ricas em sal ou minerais, aquece em grandes profundidades e chega à superfície.
O equipamento utilizado foi uma sonda percussora, de pequena capacidade e poucos recursos técnicos e o poço ficou com a profundidade de 260m, produzindo água com temperatura de 38°C, e vazão de surgência em torno de 30m³/h.
No final do ano de 1948, o Conselho Nacional de Petróleo determinou a perfuração do que deveria ser um poço petrolífero, na Fazenda Macaco. Mas o resultado surpreendeu aos engenheiros, que procediam a perfuração, e logo após surgia um jorro de água quente.
O famoso arquipélago Fernando de Noronha,na costa de Pernambuco, é outro exemplo. O local paradisíaco é resultado de uma cadeia de montanhas submersas que se formaram por meio das atividades vulcânicas no País, há mais de 10 milhões de anos.
O Vulcão Amazonas foi descoberto no ano de 2002 e fica na região de Uatumã, no Pará. Tem nada menos que 1,9 bilhão de anos! Com cerca de 22 km de diâmetro e seu cone já chegou a alcançar 400 metros de altura durante as erupções.
Já na Era Cenozoica, no período Terciário, as erupções vulcânicas oceânicas originaram algumas ilhas no litoral, como Fernando de Noronha, Trindade, São Pedro e São Paulo. Também ocorreram na região amazônica derramamentos basálticos de origem vulcânica, no passado geológico brasileiro.
Diferentemente do que se acreditava, as águas termais da região de Caldas Novas não são quentes por causa de um vulcão extinto, mas sim por causa da temperatura natural no interior da terra.
As águas termais são águas aquecidas abaixo da terra. Esse aquecimento, vale dizer, pode ocorrer de duas formas: ação dos vulcões ou geotérmica (calor da própria Terra).