1. Serra Negra – Os primeiros batedores ao chegarem em nossa região e observarem a vegetação serrana, denotaram a cor bastante escura, por esta razão dar-se-á este nome.
Por ser penoso o acesso a estas terras devido as montanhas chamadas de negras pela cor da vegetação, o povoamento se tornou difícil. Somente após 1800 (século XIX) é que começaram a aparecer alguns moradores nessa região.
Rodeada por montanhas da Serra da Mantiqueira, a vegetação é exuberante, compondo um cenário de extraordinária beleza natural. Em meio ao Circuito das Águas Paulista, nossa cidade possui um ambiente seguro e agradável. Aqui a tranquilidade e qualidade de vida estão presentes por meio da boa estrutura turística.
Serra Negra tem como característica especial o lazer e o descanso, 5 rotas de turismo rural, 6 rotas para mountain bike, 4 rotas de speed bike, 3 rotas de motociclismo e 3 rotas de caminhada, atividades de aventura, compras e gastronomia.
1. Serra Negra – Os primeiros batedores ao chegarem em nossa região e observarem a vegetação serrana, denotaram a cor bastante escura, por esta razão dar-se-á este nome.
Seus fundadores foram Maracajá-Guaçu (nome que, traduzido do tupi, significa grande gato-maracajá), pai de Arariboia e chefe dos índios temiminós e o padre jesuíta Brás Lourenço, que, a 8 de dezembro de 1603, terminaram a obra da igreja e, assim, fundaram a Aldeia de Nossa Senhora da Conceição da Serra, hoje a cidade ...
Serra Negra tem como característica especial o lazer e o descanso, rotas de turismo rural, rotas para cicloturismo e atividades de aventura, compras e gastronomia. Seu público alvo é a família da classe média e média alta na maioria e também namorados e amantes da natureza.
Se você está em Serra Negra, algumas cidades próximas que não podem ficar de fora do seu roteiro são: Águas de Lindóia (relaxamento nas águas termais), Socorro (aventuras radicais), Monte Alegre do Sul (turismo rural e cachaças artesanais), Amparo (história e cultura), e Pedreira (paraíso das compras de porcelanas e ...
O vocábulo deriva do latim secare, “cortar” ou “serrar”, e passou a designar serras (montes ou cadeias de montanhas) pela semelhança entre as elevações e os dentes de uma serra (instrumento de corte, de serra, serrae ou secra) ou os profissionais que usavam a ferramenta.
Serra Negra é uma cidade marcada pelas colonizações italianas entre outras, os traços culturais estão presentes na hospitalidade, beleza, qualidade de vida e bem-estar e segurança. Tem no turismo a base da economia, lidera como segundo destino turístico no Estado de São Paulo.
Apesar de ter como dia de fundação 23 de setembro de 1828, na realidade sabe-se que esta data pertence a outro importante fato acontecido em nossa cidade: a concessão de Capela Curada (termo que institui uma paróquia) a Serra Negra pelo Bispo Diocesano de Mogi-Mirim, região a qual pertencíamos.
Atualmente, a Estância Hidromineral de Serra Negra tem no turismo sua principal atividade econômica, seguida da agricultura, com predominância para o cultivo do café.
De acordo com o levantamento, as cidades que devem receber os maiores fluxos de turistas são Serra Negra (mais de 80 mil visitantes), Águas de Lindóia (mais de 75 mil visitantes) e Águas de São Pedro (mais de 50 mil).
Serra Negra do Norte é formado apenas pelo distrito-sede e, segundo divisão oficial reconhecida pelo IBGE, o município é dividido em seis bairros, sendo o Ambrozina mais populoso, com 1 435 habitantes.
O Índice de Desenvolvimento Humano de Serra Negra em 2020 ficou em 0,704, acima do de Socorro (0,630) e Águas de Lindoia (0,695), mas abaixo de Amparo (0,716) e Jaguariúna (0,715).
Inicialmente a Aldeia dos Índios Temiminós de Maracajaguaçu denominava-se Aldeia de Nossa Senhora da Conceição, em seguida passou a ser Conceição da Serra e, finalmente, Serra. A região passou a ser denominada Serra em razão do imponente maciço, o Mestre Álvaro, que se assemelha a uma cadeia de Montanhas, uma Serra.
São Vicente é a primeira cidade do Brasil, marco de nossa colonização, ponto de partida dos bandeirantes que desbravaram os sertões e aumentaram o território do Brasil.
A palavra 'município' tem origem latina (municipium) e é sinônimo para 'cidade'. Esse termo é bastante antigo e já existia na Roma antiga, que entendia município como uma cidade que possuía governo e regras próprias.