A gíria “gambé” para policial militar teria surgido por conta da prática de grampos na rede telefônica feitos pelo setor de inteligência da polícia e faz referência ao inventor do telefone, Alexander Graham Bell. A gíria teria surgido nas grandes periferias de São Paulo.
Gambé, além de gíria usada para designar policiais, é o nome do herói partido dessa saga sertaneja, cuja trajetória e o corpo trazem as marcas da violência de um Brasil sem lei e do ódio diante da injustiça, do racismo e da pobreza extrema —temas que trazem atualidade ao enredo ambientado nos anos 1910.
Quando os criminosos querem falar da polícia, os termos mais usados são “alemão” e os “bota”. O termo “alemão”, com origem nas favelas do Rio de Janeiro, serve não apenas para nominar a polícia, mas qualquer outro inimigo do tráfico, seja o Exército, a milícia ou gangues rivais.
Valetes: Duas pessoas que dormem na mesma cama, com as cabeças opostas; Verme: Polícia em geral; Xis: O mesmo que cela; Zé Povinho: Quem não participa do regime de relações do PCC, mas também não é "coisa".
Por que chamam policias de COXINHA? (Policial da ROTA)
O que é zulu na polícia?
Zulu são coordenadas de tempo. Um dos vários nomes para às 24 horas do dia, usado pelas comunidades científicas e militares. Outros nomes para esta medida de tempo são Coordenadas Universais de Tempo (UTC) e Tempo Médio de Greenwich (GMT).
Em SP o policial bom é chamado de "BILLY", expressão de bom humor que faz referência a "Billy The Kid". Quando o policial é muito bom daí já passa a ser "TRILLY".
Respondendo à questão colocada pelo título do trabalho, é possível identificar que ganso é um termo que contempla diferentes formas de envolvimento com as drogas - usuários ou traficantes - e pode ser usado para se referir a diferentes atores sociais - policiais ou não policiais.
- "Parça", "pai": é como alguns jogadores se chamam entre eles, seria uma outra forma de dizer "amigo". Uma expressão que ficou famosa graças aos parças do Neymar. - "Perna": seria aquele jogador marrento, que se acha muito, mala.
“5.5” significa que tá tudo tranquilo. Miliciano da área é “chefe”, “paizão”, “padrinho”. “Ganso” é usuário de droga. A milícia é tratada como 'firma', e o bom dia e o "presente" são trocados pelo “hop”, saudação comum também nas Forças Armadas.
A marca “360” faz uma alusão às necessidades de perceber e atuar em todas as direções necessárias para a evolução e o aperfeiçoamento da instituição, dos policiais e dos serviços prestados a sociedade catarinense.
Com propostas de reflexão e debates sobre segurança pública, com especificidades por regiões e culturas, Papa Mike - que remete ao alfabeto policial, onde P é Papa e M é Mike, formando a sigla PM – trata de questões-chave na sociedade brasileira, na ótica de um de seus protagonistas: o policial militar.