Para que cheirar a rolha do vinho?
Outro gesto comum em muitos restaurantes é o garçom oferecer a rolha para o cliente logo após abrir a garrafa de vinho. Neste caso, basta observar se a rolha está intacta e em perfeitas condições. Isso é um sinal de que o vinho foi bem armazenado.Porque tem que cheirar o vinho?
Degustar bem um vinho exige mais que paladar… Exige olfato! O uso do nariz é fundamental para o paladar enquanto se prova vinhos. Cheirar a taça deve ser o primeiro contato do vinho com o organismo, e assim abrem-se as portas das maravilhas que a bebida pode proporcionar.Por que as pessoas guardam a rolha de vinho?
Assim, o líquido ficaria em constante contato com a rolha impediria que secasse. A razão em manter a rolha úmida é a preservação da sua capacidade de impedir a entrada de oxigênio na garrafa, pois a entrada excessiva de oxigênio oxida e estraga os vinhos.O que significa guardar a rolha do vinho?
A cortiça, material de que é feita e rolha de vinho, absorve a umidade, mas seca rapidamente, evitando a proliferação de mofo.Porque cheirar a rolha dos vinhos?
Tem que cheirar a rolha do vinho?
O certo é que cheirar a rolha do vinho não nos dirá absolutamente nada sobre a bebida, exceto se a rolha estiver contaminada por um fungo. Agora, se você já estiver com a rolha na mão e estiver procurando alguma informação, aproveite para observá-la bem.Porque o garçom deixa a rolha do vinho na mesa?
Pois bem, pra quê o garçom tradicionalmente entrega a rolha ao cliente? Para que ele possa conferir se a rolha vazou, como a da foto abaixo. O vinho percorreu toda a altura da rolha, como é possível visualizar na foto acima, e um pouco do que vazou, secou e formou essa coroa tinta ao redor da parte de cima dela.Porque a garrafa de vinho tem que ficar deitada?
De pé ou deitado? No caso dos vinhos tintos e brancos, mantenha a garrafa deitada na horizontal. Essa posição evita o ressecamento e também o encolhimento da rolha, evitando assim que o oxigênio entre na bebida – o que pode azedar o vinho. No caso dos espumantes, você deve manter a garrafa em pé.O que fazer com a rolha de vinho?
A rolha de vinho pode virar um ímã original e criativo. Para isso, basta cortar suas rolhas ao meio e colar um pedaço de uma folha de ímã na parte de trás. Você poderá usá-las para decorar a geladeira ou para fixar recados ou fotos em um mural.O que significa pagar a rolha do vinho?
Taxa de rolha é um adicional cobrado dos clientes, pelo restaurante, por levarem o seu próprio vinho de casa para serem consumidos no estabelecimento. É comum ouvir falar que muitos restaurantes permitem que os clientes levem sua própria garrafa de vinho de casa para o respectivo estabelecimento.Porque agitar o vinho antes de beber?
Especialistas dizem que o movimento de girar a taça ajuda a realçar a coloração da bebida e, dessa forma, é possível perceber diferentes nuances em sua cor. Outra coisa que esse movimento circular provoca é que o líquido acaba escorrendo pelas paredes da taça, formando o que se conhece como as lágrimas do vinho.Porque devemos girar a taça de vinho?
Girar a taça permite que o vinho entre em contato com o ar e libere aromas e sabores mais intensos. Isso ocorre porque, ao circular pela taça, o vinho é exposto a uma maior superfície de contato com o oxigênio, o que acelera o processo de oxidação e evaporação dos compostos voláteis presentes na bebida.Porque tem que deixar o vinho respirar?
O processo de respiração é recomendado para vinhos jovens, encorpados e que possuem altos níveis de taninos. Nesses casos, o processo de respiração suaviza os taninos e permite que os demais sabores e aromas da bebida possam expressar-se com mais propriedade.O que significa cheira rolha?
O ato de cheirar a rolha se faz para identificar se o vinho está comprometido devido a contaminação por uma substância química chamada tricloroanisol, ou TCA. Explico melhor: a rolha tradicional é feita de cortiça natural, ou seja, madeira, mais especificamente a casca de uma árvore chamada sobreiro.Para que serve cheirar o vinho?
Girar a taça e cheirar o vinho pode parecer apenas uma “frescurinha”. Mas, na verdade, essa prática é muito útil, pois ajuda a identificar as suas características antes mesmo de colocá-lo na boca.Quem servir primeiro o vinho?
Comece do branco ao tintoVinhos tintos tendem a ser mais encorpados e, por isso, saturam o paladar. Por exemplo, você pode começar com brancos ou espumantes frutados, passando pelos roses, seguindo com os tintos leves até chegar aos mais intensos e com alta concentração de taninos.