Isso porque ele é responsável por uniformizar e compactar as massas, o que colabora com esses aspectos de qualidade. Ele é um auxiliar importante do trabalho dos profissionais de panificação, especialmente em produtos de alta demanda, como o pão francês, o pão doce e até tipos específicos de pães, como o sovado.
O cilindro de pão é um equipamento utilizado para uniformizar a rede de glúten, conferindo um miolo compacto e alvéolos menores bem distribuídos em pães. É especialmente utilizado na produção de pães 'sovados' e em escalas maiores para fazer a 'manta de massa' em divisoras volumétricas e grupos automáticos.
Essa elasticidade irá capturar o gás carbônico liberado no processo de fermentação, formando bolsas de ar dentro da massa. Isso permite que o pão cresça e tenha um miolo mais aerado.
Passe cada parte da massa num cilindro de pastel mais ou menos 15 vezes cada uma. Deixar crescer mais ou menos 1 hora e assar em forno pré-aquecido, até dourar.
O cilindro de pães é muito mais do que uma simples máquina na cozinha de uma padaria. É a força motriz por trás da consistência e qualidade dos produtos de panificação. Quando se trata de moldar e preparar a massa perfeita para seus pães deliciosos, um cilindro de pães confiável é sua arma secreta.
Como cilindrar massa de pão até atingir o ponto de Véu
Para que serve o cilindro de massa?
Como funciona o cilindro pra massa
Dá pra deixar como você quiser, desde aquelas fininhas até as bem grossas. Assim, fica mais fácil ter a massa no ponto certo pra sua receita! Depois, basta colocar ela na lâmina de corte. Daí, você pode deixar a massa em forma de lasanha, macarrão, talharim, espaguete e muito mais.
O cilindro tem por função sovar a massa, através do processo de remoção do ar que se encontra na sua estrutura. Este processo consiste em passar por diversas vezes a massa entre dois rolos sobrepostos, regulados pelo operador, até atingir o resultado pretendido.
A fermentação começa quando adicionamos o fermento e só termina quando ele morre no forno. Ou seja, a levedura não para de trabalhar. Então, essa coisa de fermentar duas vezes é só uma forma de gerenciar esse processo. Assim, podemos tirar o máximo de sabor, força, e textura da massa.
Mantenha o pão no saco de papel ou, se preferir, enrole-o com filme plástico ou papel alumínio. Se você planeja armazenar o pão por mais de dois dias, leve-o à geladeira para retardar o surgimento de mofos. Agora, se a intenção é consumir depois de uma semana, envolva-o com filme plástico e com papel alumínio.
Ou seja, a massa é preparada, dividida, modelada, fermentada e assada em no máximo 4 horas. Isso ocorre devido ao alto volume de vendas, que aumenta ainda mais durante os horários de pico.
O que deixa a massa do pão leve e macia como conhecemos hoje?
Fermento. Não seria uma surpresa se disséssemos que o fermento é o ingrediente mais importante na fabricação do pão. Sem a sua utilização, seria impossível obtermos o pão como o conhecemos hoje, de massa leve e macia.
Esqueça o plástico e o frigorífico, são ambos inimigos do pão. Bolsas de pano, sacos de papel, envolver o pão num pano de cozinha são tudo opções mais saudáveis para o produto. Convém que ele esteja protegido, num local seco mas com circulação de ar. Depois de embrulhado pode sempre colocá-lo numa caixa de pão.
Porém, o abaixamento da temperatura após a cocção aliada ao tempo do armazenamento, faz com que as moléculas de amido liberem as moléculas de água e, assim, o produto ganha uma textura mais rígida e seca. O processo de retrogradação inicia-se logo após o término da cocção e continua ao longo do armazenamento.
Levantamento e Movimentação de Cargas Pesadas: Desde guindastes industriais até elevadores hidráulicos, o cilindro é a espinha dorsal que permite o levantamento preciso de cargas pesadas. Sua capacidade de gerar força linear é essencial em aplicações onde a potência é uma necessidade primordial.
Nas cozinhas encontramos muitas aplicações do uso de cilindros. Nas construções, observamos caixas para água, ferramentas, objetos, vasos de plantas, todos eles com formas cilíndricas. Existem outras formas cilíndricas diferentes das comuns, como por exemplo o cilindro sinusoidal obtido pela translação da função seno.
Os cilindros hidráulicos são peças essenciais na indústria, pois transformam a pressão hidráulica em energia mecânica. Eles são responsáveis por mover cargas pesadas com precisão e eficiência, sendo utilizados em diversas aplicações industriais.
Seja no processo de mistura, fermentação e até de cozimento, o pão está em constante contato com líquidos e altas temperaturas. No entanto, depois de assado o pão vai gradualmente perdendo a umidade e isso é o que faz ele ficar duro depois de alguns dias, em contato com o ar.
"O que pode deixar o pão duro e seco é a falta de técnica, como não desenvolver bem o glúten na sova da massa, ou colocar pouco líquido na massa", explica.
Isso porque ele é responsável por uniformizar e compactar as massas, o que colabora com esses aspectos de qualidade. Ele é um auxiliar importante do trabalho dos profissionais de panificação, especialmente em produtos de alta demanda, como o pão francês, o pão doce e até tipos específicos de pães, como o sovado.
Outra razão para se guardar a massa na geladeira é quando se quer uma massa menos fofa e mais crocante, como as de pizzas. Quanto menor for a temperatura, menos os microrganismos do fermento vão se proliferar, por isso eles não produzem tantos gases e a massa fica mais fina e crocante.
Esse tipo de cilindro tem a função de homogeneizar e suavizar as massas voltadas para preparação de pães. Ao sovar a massa com um cilindro, ela perderá todo o ar que fica aprisionado em seu interior, deixando-a mais leve e muito mais maleável para ir ao forno.