A água quente acelera o cozimento do arroz, pois já está na temperatura ideal para que os grãos absorvam a água e fiquem macios. Além disso, ela ajuda a soltar o amido do arroz, fazendo com que o resultado seja um alimento mais soltinho e separado.
A temperatura da água não altera o resultado final no preparo do arroz. A única diferença entre usar água quente ou água fria é o tempo de preparo do alimento. Com água fria, o arroz vai demorar mais para ficar pronto. Quando jogamos a água fria, a temperatura tem que ser elevada novamente para iniciar o cozimento.
Meça 2 xícaras (chá) da água fervente e regue o arroz. Tempere com o sal, misture bem e aumente o fogo para médio, não mexa mais. Assim que a água atingir o mesmo nível do arroz, diminua o fogo e tampe parcialmente a panela.
Se sua panela estiver no modo “aquecer” mude para o modo “cozinhar” que é mais potente; Coloque água quente suficiente para apenas cobrir o arroz, sem excesso; Tampe e aguarde o cozimento do tempo da panela, ela irá desligar automaticamente quando o arroz estiver pronto.
O mais importante é adicionar um pouco de água e tampar, pois isso ajuda a criar vapor e a esquentar o alimento por inteiro mais rápido e sem queimá-lo. "Mas cuidado com a quantidade, é apenas um pouquinho de água para cobrir o fundo da panela e não encharcar o arroz", ela alerta.
O único risco é comer arroz (e qualquer outro alimento cozido) que não foi bem armazenado, que ficou horas fora da geladeira, porque começam a crescer nele bactérias que causam intoxicação alimentar. Referências.
Para deixar o seu arroz velho fresco, parecendo novo, coloque 1 pedra de gelo para cada xícara de arroz e aqueça em fogo baixo, no caso do fogão, ou em potência média, no caso do micro-ondas, até que as pedras de gelo tenham derretido completamente.
Coloque água até cobrir o arroz, feche a tampa e ligue o modo cozinhar. Agora é só esperar seu arroz na panela elétrica ficar pronto! Dica: não fique abrindo a tampa. O vapor que fica dentro ajuda a cozinhar o alimento.
Como a panela de arroz sabe que o arroz está pronto?
Quando a panela elétrica muda para o modo “Manter aquecido”, isso significa que o arroz já está pronto. No entanto, se você quiser ter certeza, pode abrir a tampa e verificar a textura dos grãos. O arroz deve estar macio, mas não empapado.
As panelas elétricas de arroz podem apresentar comportamentos diferentes dependo do material utilizado na proteção do antiaderente. Isto faz com que algumas tenham temperatura maior - diminuindo o tempo de cozimento - do que outras.
Esse tipo de situação acontece quando coloca-se muito arroz para pouca água. Para solucionar esse problema, coloque ½ xícara de chá de água no arroz e cozinhe por 5 a 10 minutos em fogo baixo com a panela tampada.
Esse erro é sem dúvidas o mais comum e o que faz com que os grãos fiquem grudados, justamente pelo excesso de água. As medidas são fáceis de serem memorizadas: sempre que você usar uma xícara de arroz, use o dobro dessa medida para a água e nada mais do que isso.
Retire a baunilha e deixe esfriar antes de servir. A quantidade de água utilizada é o fator decisivo no sucesso da cozedura do arroz, fazendo toda a diferença na textura dos grãos. Com muita água, o arroz ficará uma papa, mas com pouca obtém um arroz duro e pouco crescido, e há maior risco de queimar.
Em suma, não. Lavar o arroz não terá efeito sobre o conteúdo bacteriano do arroz cozido, pois altas temperaturas de cozimento matarão todas as bactérias presentes. O que é mais preocupante é quanto tempo você armazena arroz cozido ou arroz lavado em temperatura ambiente.
O tipo 1, mais conhecido, fica mais soltinho e bem branquinho depois do cozimento, enquanto o 5 é mais empapado e menos uniforme, justamente por conter mais grãos quebrados.
Se você é novo na culinária ou simplesmente deseja simplificar sua rotina na cozinha, a panela elétrica de arroz é a escolha ideal. Ela é incrivelmente fácil de usar, com controles simples que permitem ajustar o tempo de cozimento e a temperatura com facilidade.
Como fazer para o arroz não ficar com gosto de queimado?
Truque 1: Coloque uma fatia de pão branco e feche a panela durante 5 minutos. O pão vai absorver o sabor de queimado e em seguida, você pode servir o arroz normalmente.
Para o arroz não grudar na panela elétrica, lave o arroz antes de cozinhar, adicione um pouco de óleo ou manteiga e assegure-se de que a panela esteja limpa de resíduos de cozimentos anteriores.
O ideal é lavar a panela elétrica de arroz logo depois de usar, porque assim fica mais fácil remover a sujeira e você ainda evita aquele mau cheiro na cozinha. Outra dica é não colocar sua panela na lava-louças, nem mesmo as partes removíveis, a não ser que o manual dela diga que isso pode ser feito.
As panelas de arroz elétricas são compostas basicamente de um bowl de aço inox, onde colocamos água e arroz, geralmente na proporção 2:1, ou seja, duas porções de água para uma porção de arroz. Depois, é só ligar a panela e aguardar o tempo necessário. A panela desliga-se automaticamente quando o arroz fica pronto.
De acordo com a especialista, não é ideal preparar o arroz para uma semana inteira, mas é possível requentar o alimento e consumi-lo em período superior a 24 horas.
Então, coloque o arroz em uma peneira e lave-o com água mineral fria, dando umas balançadas para soltar os grãos. A água mineral vai ajudar por retirar o amido do alimento. Se for muita quantidade de arroz, pode ir lavando aos poucos. Quando os grãos já estiverem soltinhos, chega a hora de esquentá-lo de novo.
Com o arroz soltinho, coloque as pedras de gelo, misture e leve para o fogo médio. Tampe a panela quando ele começar a esquentar e deixe por uns 5 minutos. Pronto, arroz novamente fresquinho e pronto para ser servido.